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Ajuda...com a Dúvida!

Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor zenildo » Dom Mar 15, 2015 14:50

Eu não estou conseguindo resolver a seguinte expressão da inequação matemática devido ter me esquecido das regras. Eis a expressão:

Num parque aquático existe uma piscina infantil na forma de um cilindro circular reto, de 1m de profundidade e volume igual a 12m³ , cuja base tem raio R e centro O. Deseja-se construir uma ilha de lazer seca no interior dessa piscina, também na forma de um cilindro circular reto, cuja base estará no fundo da piscina e com o centro da base coincidindo com o outro centro da piscina. O raio da ilha de lazer será r. Deseja-se, que após a construção dessa ilha, o espaço destinado a água na piscina tenha u volume de, no mínimo, 4m³.Considere 3 como valor aproximado para PI.
Para satisfazer as condições dadas, o raio máximo da ilha de lazer, r, em metros, estará mais próximo de:

R=2m. Este, porque achei o volume da piscina.

Agora, preciso achar o volume da água, porém me esqueci as regras da inequação, logo estou achando um resultado que não tem nada haver.

V_((H2O) )?4m^3
?.(R^2-r^2 ).h?4? 3.(2-r^2 ).1?4? 6-3r^2?4?6-r²?4/3 ? -r^2?4-18 ? -r^2?-14(-1) ? ?(r²) ??14, portanto, r ?3,74m
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor Russman » Dom Mar 15, 2015 20:29

Você substituiu R^2 = 2. Como R=2, então R^2 = 4. Você também dividiu coisas erroneamente.

V_{agua} = \pi h (R^2 - r^2) \geq 4 \Rightarrow r\leq \sqrt{R^2 - \left ( \frac{4}{\pi h} \right )}

Substituindo você deve calcular r\leq \frac{2\sqrt{6}}{3}.
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor zenildo » Seg Mar 16, 2015 21:25

Olha meu caro,... eu tentei de várias formas. Pelo menos eu tentei.... tens como dá um exemplo com outros algarismos para que eu faça a operação? Deixando bem claro: eu não sou tão inteligente assim,ok?

Vh2O= ?h( R^2-r^2 )?4?R^2-r^2?4/?h?-r^2? -R^2+4/?h (-1)?r^2 ? R^2-4/3.1 ?

3r?3(2)²-4 ? ?r²? ?((3.4-4 )/3) ? r ? ?((12-4)/3) ?r ? ?(8/3) ?r? R?((2².2)/3 ) ?r? 2?(2/3) ?r ?2?(2.3/1) ?r ? ?6
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor zenildo » Seg Mar 16, 2015 21:30

Corrigindo! a resposta final foi:

r ? 2?6
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor Russman » Seg Mar 16, 2015 21:57

zenildo escreveu:Corrigindo! a resposta final foi:

r ? 2?6


Não.

2\sqrt{\frac{2}{3}} = 2\frac{\sqrt{2} * \sqrt{3}}{3} = \frac{2\sqrt{6}}{3}
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor zenildo » Ter Mar 17, 2015 07:18

Agora estou percebendo outro detalhe, que as alternativas da questão, é: a) 1,6 b)1,7 c)2,0 d)3,0 e) 3,8.
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor Russman » Ter Mar 17, 2015 11:10

Se você colocar na calculadora o número da aproximadamente 1,6.
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor zenildo » Ter Mar 17, 2015 12:25

Eu queria saber se não teria outra forma de solucionar o problema, porque na prova do Enem não poderá levar calculadora.
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor Russman » Ter Mar 17, 2015 12:30

Você pode pensar que é a raiz de 2, aproximadamente 1,4, dividido pela raiz de 3, aproximadamente 1,7, vezes dois.
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Re: Ajuda...com a Dúvida!

Mensagempor zenildo » Qua Mar 18, 2015 11:20

Obrigado, RUssman
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?