• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Inequação modular

Inequação modular

Mensagempor YuriFreire » Sex Ago 08, 2014 00:54

Realizei uma questão de inequação modular cuja sentença era dar o conjunto solução para a seguinte inequação:

\left|x+1 \right|<\left|2x-1 \right|

- Ao encontrarmos as raízes temos os intervalos R para quais os valores nas expressões devem estar presentes. As raízes que encontrei foram -1 e 1/2.
- Ao confrontar valores de x para -1<x<1/2 encontrei x < 0, de modo que os valores de x < 0 que atendem ao intervalo citado seriam de ]-1;0[.
- Ao chegar ao conjunto solução que é a união dos intervalos que atendem a condição encontrei S = ]-1;0[U]2; infinito positivo[
- O gabarito oficial registra ]-Infinito;0[U]2;Infinito+[

Gostaria de saber porque os valores abaixo de -1 atendem ao conjunto solução.

Grato,

Yuri Freire
YuriFreire
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 00:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Medicina/Licenciatura em Matemática
Andamento: cursando

Re: Inequação modular

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Ago 08, 2014 10:41

Olá!

Eu resolvi o exercício e consegui chegar à resposta. Vou colocar a minha resolução que talvez irá esclarecer a sua dúvida. Qualquer coisa, pode perguntar...

|x+1|<|2x-1| \rightarrow {|x+1|}^{2}<{|2x-1|}^{2} \rightarrow {x}^{2} + 2x + 1 < 4{x}^{2}-4x + 1 \rightarrow x(-3x+6)<0

Desculpa, mas o editor de fórmulas não está funcionando....Espero que entenda o que eu escrevi acima (eu elevei os dois lados ao quadrado).

Então, podemos fazer um estudo do sinal:

--------------------0+++++++++++++++++++ (para x)
+++++++++++++++++++++2----------------- (para (-3x+6))

Logo,

--------------------0++++++2------------------ (para (x(-3x+6)))

Assim, o intervalo que satisfaz é: ]-infinito,0[U]2,+infinito[.

:-D
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Inequação modular

Mensagempor YuriFreire » Sex Ago 08, 2014 17:15

Fiz assim \left|x+1 \right| - \left|2x-1 \right| < 0

Ai condicionei às retas de modo que quando o intervalo for entre -1/2 e 2 o primeiro módulo será positivo e o outro negativo ai quando colocamos a expressão para acharmos x vemos que x < 0, para x < 0 que atende ao intevalo -1/2 <x< 2 fica ]-1/2;0[

Eu entendi seu raciocínio vc utilizou a propriedade (x+a)(x-a)<0 e aplicou as possibilidades
Mas não entendi aonde eu errei no meu raciocínio

Grato,

Yuri Freire
YuriFreire
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 00:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Medicina/Licenciatura em Matemática
Andamento: cursando

Re: Inequação modular

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Ago 08, 2014 18:10

Olá!

Dê uma olhadinha neste endereço: https://www.wolframalpha.com/input/?i=| ... x-1|+%3C+0

Estou tentando entender a sua resolução. Por favor, pode me dizer como consegui encontrar o -1/2 ?

Observando o gráfico dos dois módulos, temos: https://www.wolframalpha.com/input/?i=| ... and+|2x-1|
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Inequação modular

Mensagempor YuriFreire » Sex Ago 08, 2014 20:44

Opa! Desculpe é 1/2 a outra raíz. Mesmo assim a solução na bate.

Eu peguei o exemplo de questão dessa referência

BARBONI, Ayrton; PAULETTE, Walter. Fundamentos de Matemática - Cálculo e Análise - Cálculo Diferencial e Integral a uma Variável. LTC, 2007. VitalBook file. Minha Biblioteca.

A foto em anexo dá o exemplo de resolução. Apenas apliquei conforme o texto

Grato,

Yuri Freire
Anexos
Duvida.png
YuriFreire
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 00:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Medicina/Licenciatura em Matemática
Andamento: cursando

Re: Inequação modular

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Ago 08, 2014 22:41

Agora, sim, entendi!! Olha, dê uma olhadinha na sua resolução e acho que vai encontrar o erro. Provavelmente é problema de algum sinal ou de conta....

Veja:

De acordo com o método apresentado, temos o seguinte:

(1) Primeiro, marcamos as raízes de cada uma das expressões envolvidas na inequação. No caso são aqueles dois módulos. Como você mesmo disse, as raízes são -1 e 1/2. Então, devemos marcar na reta real estes valores.

------------------------(-1)-------------------------------(1/2)------------------------------

(2) Para valores menores que -1, temos que os dois módulos envolvidos são "negativos". Logo, devemos, neste intervalo, trabalhar com a seguinte inequação: -x - 1- (-2x + 1) < 0 ------> -x - 1 + 2x - 1 < 0 ------> x - 2 < 0 ------> x < 2. Assim, o conjunto solução da inequação para x < -1 é: ]-infinito, 2[.

(3) Analogamente, para valores entre as duas raízes (ente -1 e 1/2), temos que um dos módulos é "positivo" e, o outro, "negativo". Daí, temos que trabalhar, neste intervalo, com a seguinte inequação: x + 1 - (-2x + 1) < 0 ------> x + 1 + 2x - 1 < 0 -------> 3x < 0 --------> x < 0. Então, o conjunto solução para valores de x entre as duas raízes encontradas em (1) é: ]-infinito, 0[.

(4) Também da mesma forma, para valores maiores que 1/2, os dois módulos são "positivos". Assim, neste intervalo, devemos trabalha com: x + 1 - (2x - 1) < 0 ------> x + 1 - 2x + 1 < 0 ------> -x + 2 < 0 ------> -x < -2 ------> x > 2. Logo, o conjunto solução, neste intervalo, para a inequação é: ]2, +infinito[.

Bom, é no seguinte ponto que não ficou muito claro:

********************(0)****************************(2)--------------------------------------------------

********************(0)---------------------------------------------------------------------------------

--------------------(0)----------------------------(2)**************************************************

Você chegou nisso?

Conforme o método, o que devemos fazer aqui? Se fizermos a união, então o conjunto solução seria o conjunto dos reais, o que não faz sentido. Pelo que entendi, precisamos pensar assim: em (2), o conjunto solução é de -infinito até 2; em (3), o conjunto solução é de -infinito até 0. Como 0 < 2, não seria correto acrescentar os valores entre 0 e 2 como solução possíveis. Logo, temos que fazer a interseção neste caso, resultando em ]-infinito, 0[. Depois, em (4), vimos que o conjunto solução é de 2 até + infinito. Como não valores em comum com ]-infinito, 0[, podemos apenas fazer a união, resultando no conjunto solução final: ]-infinito, 0[ U ]2, +infinito[.

Acho que é isso.... O que acha?
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Inequação modular

Mensagempor YuriFreire » Sáb Ago 09, 2014 15:54

Entendi!! Resolvi aqui. Era erro de conta mesmo e interpretação dos resultados na reta R.
Valeu ai mesmo pela ajuda. Esse fórum é fundamental para quem está estudando matemática. Ainda mais em certas circunstâncias.

Obrigado!

Fica com Deus

Grato,

Yuri Freire
YuriFreire
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 00:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Medicina/Licenciatura em Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Inequações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)