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por Diofanto » Dom Fev 03, 2013 19:55
A inequação é a seguinte:
Tentei fazer assim:
1º:
O que resultou em
2ª:
O que resultou em
Tenho o gabarito:
O problema é que não consigo fazer a intersecção para chegar na resposta final, e nao tenho certeza se meus cálculos estão corretos.
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por DanielFerreira » Dom Fev 03, 2013 20:55
Diofanto,
boa noite!
Resolvendo por partes...
I:
II:
Estudando os sinais:
___-____(- 1/4)
____+_____________+______________-______________-______(+ 1)___+___________
___+____(- 1/4)
____-______(+ 1)___+___________
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habilidade é saber como fazer;
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(David S. Jordan)
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por Diofanto » Dom Fev 03, 2013 21:46
danjr5,
Era essa dúvida mesmo. A resposta que tenho está errada apenas por um " menos igual".
Obrigado pela ajuda.
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por DanielFerreira » Dom Fev 10, 2013 21:41
Não há de quê!
Até a próxima!
Daniel.
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por Diofanto » Ter Fev 12, 2013 23:03
Preciso de ajuda com Inequações do segundo Grau:
O sistema é o seguinte:
Eu até que resolvi, mas não bate com a minha folha de respostas
Aqui diz que a resposta é:
Minha resposta deu:
Quero saber Qual a resposta correta. Eu sei que eu erro muito na hora de fazer a união ou a intersecção.
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por e8group » Qua Fev 13, 2013 00:47
Vou chamar de
o conjunto constituído de todos elementos que satisfaz a primeira inequação ,e de
o conjunto constituído de todos elementos que satisfaz a segunda inequação estrita.A solução do sistema será um subconjunto que estar contido em
e
ao mesmo tempo.
Note que ,
, ok ?
Já para ,
.
Retirando o módulo ,via definição
.
Voltamos então onde paramos .
A pergunta é :
(i) Existe algum x em
para que
?
(ii) Existe algum x em
para que
?
Para responder isto ,
(i)
. Portanto ,existe x em
:
, na verdade
satisfaz a nossa pergunta .
(ii)
Certo ?
Concluímos então que
Logo , o conjunto solução do sistema é :
Não sei onde errei ,se errei ... Espero que ajude .
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por DanielFerreira » Qui Fev 14, 2013 23:37
Diofanto,
boa noite!
Abra um tópico por questão, ok?!
Só para confirmar a resposta do
Santhiago!!
Equação I:
Equação II:
Estudando os sinais da eq. II,
Enfim, a intersecção...
___-________-__________(+ 1/2)
_____+______________-___(- 1/3)_____+___(+ 1/2)
___-______________+___(- 1/3)____-_____(+ 1/2)
___+___________
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por Diofanto » Qui Fev 14, 2013 23:45
danjr5, farei isso da próxima vez.
danjr5, Santhiago, Obrigado por tirar as dúvidas. Foi de grande valia.
Grato.
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Álgebra Elementar
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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