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[Equação irracional] Questão da EPCAR

[Equação irracional] Questão da EPCAR

Mensagempor -daniel15asv » Sex Ago 03, 2012 17:16

A equação x = \sqrt[2]{3x+a²+3a} , em que x é a incógnita e a \in IR tal que a<-3, possui conjunto solução S, S\subset IR.
Sobre S tem-se as seguintes proposições.
I) Possui exatamente dois elementos.
II) Não possui elemento menor que 2.
III) Possui elemento maior que 3.

Sobre as proposições acima, são verdadeiras.

a) apenas I e II c) apenas II e III
b) apenas I e III d) I, II e III

No gabarito ta c mas eu achei b

Veja se eu estou certo !
x= \sqrt[2]{3x+a²+3a} é uma raiz, logo x ? 0 . Elevando ao quadrado:
x² ? 3x ? a(a + 3) = 0 ? x = ?a ou x = a + 3 . Substituindo a por valores possíveis que é a<-3

(I) Possui exatamente dois elementos (V)
(II) Não possui elemento menor que 2. (F)
(III) Possui elemento maior que 3. (V)
-daniel15asv
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Re: [Equação irracional] Questão da EPCAR

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Ago 04, 2012 00:22

Daniel,
boa noite!
A equação não ficou muito clara. Confirma por favor se é x = \sqrt{3x + a^2 + 3a}
"Sabedoria é saber o que fazer;
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(David S. Jordan)
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Re: [Equação irracional] Questão da EPCAR

Mensagempor -daniel15asv » Sáb Ago 04, 2012 00:36

É isso mesmo danjr
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Re: [Equação irracional] Questão da EPCAR

Mensagempor DanielFerreira » Sex Ago 17, 2012 21:40

\\x = \sqrt{3x + a^2 + 3a} \\ x^2 = 3x + a^2 + 3a \\ x^2 - 3x - a^2 - 3a = 0 \\ \Delta = 9 - 4(- a^2 - 3a) \\ \Delta = 4a^2 + 12a + 9 \\ \Delta = (2a + 3)^2 \\\\ x' = \frac{3 + 2a + 3}{2} \rightarrow \boxed{x' = a + 3} \\\\ x'' = \frac{3 - 2a - 3}{2} \rightarrow \boxed{x'' = - a}

A princípio, S = \left \{a + 3, - a}{  \right \}, mas, devemos fazer a verificação.

Analisemos quando:
\star \boxed{x = a + 3}, sabemos que a = \left \{..., - 6, - 5, - 4}{  \right \}, então x = \left \{..., - 3, - 2, - 1}{  \right \}.

Substituindo os respectivos valores de a e x na equação inicial x = \sqrt{3x + a^2 + 3a}, pode-se notar que É FALSA, veja:

\\(- 1) = \sqrt{ 3 \cdot (- 1) + (- 4)^2 + 3 \cdot (- 4)} \Rightarrow - 1 = \sqrt{1} \Rightarrow \boxed{- 1 = 1}

\\(- 2) = \sqrt{ 3 \cdot (- 2) + (- 5)^2 + 3 \cdot (- 5)} \Rightarrow - 2 = \sqrt{4} \Rightarrow \boxed{- 2 = 2}

\left ( ... \right )


\star \boxed{x = - a}, como a = \left \{..., - 6, - 5, - 4}{  \right \}, então x = \left \{..., 6, 5, 4}{  \right \}.

Substituindo os respectivos valores de a e x na equação, nota-se que É VERDADEIRA, veja:

\\(4) = \sqrt{ 3 \cdot (4) + (- 4)^2 + 3 \cdot (- 4)} \Rightarrow 4 = \sqrt{16} \Rightarrow \boxed{4 = 4}

\\(5) = \sqrt{ 3 \cdot (5) + (- 5)^2 + 3 \cdot (- 5)} \Rightarrow 5 = \sqrt{25} \Rightarrow \boxed{5 = 5}

\left ( ... \right )

Pode-se concluir que \boxed{\boxed{S = \left \{4, 5, 6, 7, ...}}{  \right \} }}

Desculpe a demora.

Daniel F.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?