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por LuizCarlos » Sáb Abr 28, 2012 19:59
Olá amigos, estou aqui resolvendo algumas equações do primeiro grau!
Mas essa questão não estou entendendo, não consigo raciocinar(pensar) a forma de começar a resolver, montar a equação:
Uma indústria utiliza três máquinas para produzir um grande lote de garrafas. Trabalhando em conjunto, as três produzem o lote em 40 minutos. Quando uma das máquinas quebrou, as outras duas juntas levaram 60 minutos para produzir um lote. Em quanto tempo a máquina que quebrou produziria sozinha o lote todo.
Não quero que vocês respondam para mim, quero somente um rumo de como devo pensar para poder resolver: quero me esforçar e conseguir eu mesmo resolver os problemas, não quero a questão respondida!
Quero somente intender, como devo pensar para poder começar a solucionar o problema proposto! Me ajude a resolver, com detalhes, explicação rica em detalhes, pois tenho grande dificuldade em entender equações, equacionar problemas!
Gostaria de explicações passo a passo se possível, quando digo passo a passo, é uma explicação sem resumo, pois se você resumir algum passo, não vou conseguir entender!
Editado pela última vez por
LuizCarlos em Sáb Abr 28, 2012 22:04, em um total de 1 vez.
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por DanielFerreira » Sáb Abr 28, 2012 21:33
Olá LuizCarlos,
boa noite!
O problema foi digitado corretamente?!
O problema não diz se a "perfomance" das máquinas são iguais. Inclusive, de acordo com o enunciado as três máquinas juntas produzem O lote em 40'; e duas delas produzem UM lote em 60'.
Devo entender que:
O ===> o lote todo?!
UM ==> apenas um lote?!
Até breve.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por LuizCarlos » Sáb Abr 28, 2012 22:09
danjr5 escreveu:Olá LuizCarlos,
boa noite!
O problema foi digitado corretamente?!
O problema não diz se a "perfomance" das máquinas são iguais. Inclusive, de acordo com o enunciado as três máquinas juntas produzem O lote em 40'; e duas delas produzem UM lote em 60'.
Devo entender que:
O ===> o lote todo?!
UM ==> apenas um lote?!
Até breve.
Olá amigo danjr5, boa noite! sim o problema foi digitado corretamente, a única parte em que errei, foi no final, mas já corrigi!
Escrevi exatamente o problema como está no livro, letra por leta, vírgula por vírgula! o problema não fala que as máquinas são iguais, mas por dedução, como é uma máquina de fabricar garrafas, então as máquinas são iguais, e a performance das máquinas é a mesma!
Isso mesmo, as três juntas produzem o lote em 40 minutos, e duas delas produzem em 60 minutos, já que a terceira máquina quebrou, então o problema quer saber, em quanto tempo, a máquina que quebrou, produziria um lote sozinha.
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por DanielFerreira » Sáb Abr 28, 2012 22:30
Kra,
acho que não entendi o problema!
Mas fiz umas contas aqui e achei 120'. A possibilidade de estar errado é quase certa! Rsrsrs.
Tem o gabarito??
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por LuizCarlos » Sáb Abr 28, 2012 23:09
danjr5 escreveu:Kra,
acho que não entendi o problema!
Mas fiz umas contas aqui e achei 120'. A possibilidade de estar errado é quase certa! Rsrsrs.
Tem o gabarito??
Olá amigo, danjr5, você acertou, a resposta é 120! gostaria de saber como você conseguiu chegar a esse resultado, mas gostaria que você me explicasse passo a passo, não me desse a resposta, e sim fizesse eu entender!
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por DanielFerreira » Sáb Abr 28, 2012 23:27
Já que acertei me permita fazer algumas alterações no enunciado:
Uma indústria utiliza três máquinas para produzir um lote de garrafas. Trabalhando em conjunto, as três produzem o lote em 40 minutos. Quando uma das máquinas quebrou, as outras duas juntas levaram 60 minutos para produzir o lote. Em quanto tempo a máquina que quebrou produziria sozinha todo o lote .
Montei o seguinte esquema:
3 máquinas -------------------------- 1 lote ------------------------ 40'
2 máquinas -------------------------- 1 lote ------------------------ 60'
1 máquina --------------------------- 1 lote ------------------------- k'
Peguei as duas linhas iniciais:
====================>
Note que os
extremos são iguais, assim como os
meios, ou seja, uma razão é o inverso da outra!
Peguemos as duas últimas linhas:
====================> aqui, deverá acontecer o mesmo, isto é:
Espero ter ajudado!
A propósito, no momento, não consegui enxergar outro modo de resolvê-la.
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por LuizCarlos » Sáb Abr 28, 2012 23:48
danjr5 escreveu:Já que acertei me permita fazer algumas alterações no enunciado:
Uma indústria utiliza três máquinas para produzir um lote de garrafas. Trabalhando em conjunto, as três produzem o lote em 40 minutos. Quando uma das máquinas quebrou, as outras duas juntas levaram 60 minutos para produzir o lote. Em quanto tempo a máquina que quebrou produziria sozinha todo o lote .
Montei o seguinte esquema:
3 máquinas -------------------------- 1 lote ------------------------ 40'
2 máquinas -------------------------- 1 lote ------------------------ 60'
1 máquina --------------------------- 1 lote ------------------------- k'
Peguei as duas linhas iniciais:
====================>
Note que os
extremos são iguais, assim como os
meios, ou seja, uma razão é o inverso da outra!
Peguemos as duas últimas linhas:
====================> aqui, deverá acontecer o mesmo, isto é:
Espero ter ajudado!
A propósito, no momento, não consegui enxergar outro modo de resolvê-la.
Valeu amigo danjr5, consegui entender sua resolução! você usou regra de três composta! não havia pensado nisso! não estou conseguindo
enxergar outra maneira de resolver também! estou cego kk.
Sempre existe um exercício para quebrar as pernas!
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por DanielFerreira » Sáb Abr 28, 2012 23:53
LuizCarlos escreveu:Valeu amigo danjr5, consegui entender sua resolução! você usou regra de três composta! não havia pensado nisso! não estou conseguindo
enxergar outra maneira de resolver também! estou cego kk.
Sempre existe um exercício para quebrar as pernas!
Não é regra de três, Proporção!!
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por LuizCarlos » Dom Abr 29, 2012 00:04
danjr5 escreveu:LuizCarlos escreveu:Valeu amigo danjr5, consegui entender sua resolução! você usou regra de três composta! não havia pensado nisso! não estou conseguindo
enxergar outra maneira de resolver também! estou cego kk.
Sempre existe um exercício para quebrar as pernas!
Não é regra de três, Proporção!!
Sim, estou confundindo! nesse caso, são grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais! estou certo!
Valeu amigo, boa noite! estarei dormindo agora!
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por DanielFerreira » Dom Abr 29, 2012 00:52
Comece pelos problemas de Regra de Três Simples.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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