• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

equação

equação

Mensagempor Josemar » Dom Mar 25, 2018 22:33

João queria um vídeo game que custava R$390,00 e pediu a seus familiares que no Natal, ao invés de presentes, lhe dessem dinheiro. Ganhou de seus avós uma certa quantia, de sua madrinha ganhou a metade dessa quantia, de sua tia ganhou o dobro da quantia que ganhou de seus avós e dos seus pais ganhou o triplo do que ganhou de seus avós, conseguindo assim o valor exato para comprar o vídeo game. Quanto ele ganhou de seus pais?

Olá por favor preciso de ajuda para saber resolver este probleminha e me desculpe se eu estiver no tópico errado por favor me ajudem, eu cheguei até um ponto e não consegui dar a sequencia tipo:
x+x/2+2x+3x=390 preciso saber como continuar por favor me ajudem como faço para chegar no valor de x, muito obrigado por enquanto.
Josemar.
Josemar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Fev 24, 2018 18:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: equação

Mensagempor Gebe » Dom Mar 25, 2018 22:45

Ok, tu fez a parte mais importante da questão, daqui pra frente so precisa tirar o MMC no lado esquerdo e isolar o "x":

x+\frac{x}{2}+2x+3x=390

\frac{2x+x+4x+6x}{2}=390

2x+x+4x+6x=390*2

13x=780

x=\frac{780}{13} = 60

Agora como queremos o valor dado pelos pais, que foi 3x, fazemos: 3*60=180, ou seja, ganhou R$180,00 dos pais
Espero ter ajudado, bons estudos.
Gebe
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 158
Registrado em: Qua Jun 03, 2015 22:47
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia eletrica
Andamento: cursando

Re: equação

Mensagempor Josemar » Seg Mar 26, 2018 12:17

Olá, muito obrigado , Deus te ilumine e te proteja sempre :rose:
Josemar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Fev 24, 2018 18:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?