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Equação Polinomial

Equação Polinomial

Mensagempor Flavio Cacequi » Seg Jun 11, 2018 16:39

Dada a equação 4x^4-ax^3+bx^2-cx+d=0 de raízes x1,x2;x3;x4, positivas tal que:x1/2+x2/4+x3/5+x4/8=1.Calcule a maior raiz.
a)1/2
b)1
c)2
d)7/3
e)5/4

r:c
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Re: Equação Polinomial

Mensagempor DanielFerreira » Sex Set 13, 2019 21:42

Flavio Cacequi escreveu:Dada a equação 4x^4-ax^3+bx^2-cx+d=0 de raízes x1,x2;x3;x4, positivas tal que:x1/2+x2/4+x3/5+x4/8=1.Calcule a maior raiz.
a)1/2
b)1
c)2
d)7/3
e)5/4

r:c


\\ \mathsf{\frac{x_1}{2} + \frac{x_2}{4} + \frac{x_3}{5} + \frac{x_4}{8} = 1} \\\\ \mathsf{20x_1 + 10x_2 + 8x_3 + 5x_4 = 40} \\\\ \mathsf{(5x_1 + 5x_2 + 5x_3 + 5x_4) + 15x_1 + 5x_2 + 3x_3 = 40} \\\\ \mathsf{(5x_1 + 5x_2 + 5x_3 + 5x_4) + (3x_1 + 3x_2 + 3x_3) + 12x_1 + 2x_2 = 40} \\\\ \mathsf{(5x_1 + 5x_2 + 5x_3 + 5x_4) + (3x_1 + 3x_2 + 3x_3) + (2x_1 + 2x_2) + 10x_1 = 40} \\\\ \mathsf{5 \cdot (x_1 + x_2 + x_3 + x_4) + 3 \cdot (x_1 + x_2 + x_3) + 2 \cdot (x_1 + x_2) + 10x_1 = 40 \qquad \qquad \qquad (i)}


Suponha que:

\bullet \quad \mathsf{x_1 + x_2 + x_3 + x_4 = 4}

\bullet \quad \mathsf{x_1 + x_2 + x_3 = 3}

\bullet \quad \mathsf{x_1 + x_2 = 2}

\bullet \quad \mathsf{x_1 = 1}


Substituindo esses supostos 'valores' na equação \mathsf{(i)},

\\ \mathsf{5 \cdot 4 + 3 \cdot 3 + 2 \cdot 2 + 10 \cdot 1 = 40} \\\\ \mathsf{20 + 9 + 4 + 10 = 40} \\\\ \mathsf{43 = 40}

O que é um absurdo! No entanto, ficou fácil notal que devemos subtrair três unidades de 43 para que a igualdade seja satisfeita. Desse modo, devemos reduzir \mathsf{(x_1 + x_2 + x_3)} para 2, em vez de 3.

Daí, temos que:

\bullet \quad \mathsf{x_1 + x_2 + x_3 + x_4 = \boxed{\mathsf{4}}}

\bullet \quad \mathsf{x_1 + x_2 + x_3 = \boxed{\mathsf{2}}}

\bullet \quad \mathsf{x_1 + x_2 = \boxed{\mathsf{2}}}

\bullet \quad \mathsf{x_1 = \boxed{\mathsf{1}}}


Por fim, resolvendo o sistema

\begin{cases} \mathsf{x_1 + x_2 + x_3 + x_4 = 4} \\ \mathsf{x_1 + x_2 + x_3 = 2} \\ \mathsf{x_1 + x_2 = 2} \\ \mathsf{x_1 = 1} \end{cases}


Concluímos que as raízes são \boxed{\boxed{\mathsf{S = \left \{ x_1, x_2, x_3, x_4 \right \} = \left \{ 0, 1, 2\right \}}}}, onde 1 tem multiplicidade dois!!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?