por Sobreira » Qua Dez 10, 2014 15:45
Olá,
Sei que o fórum é de matemática, mas como sei que habitam aqui muitos engenheiros eletricistas, gostaria de saber se há alguém que possa me ajudar na seguinte questão abaixo:
Já tentei e não consegui resolver de forma alguma. Eu fiz algumas manipulações neste exercício.
Por exemplo, a junção BC eu sei que é 0,5 volts com outra polarização (direta) então VCE é 0,2 volts.
Eu calculei a corrente em cima do resistor de 2 KOhms (0,35 mA), mas partir daí não consegui resolver mais.
Note que a resposta indica uma relação de beta igual a 6,6666666667 (Ic/Ib - 1/0,15) e não 200 como mostrado.
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por young_jedi » Qua Dez 10, 2014 22:05
Amigo Sobreira
neste caso o transistor esta em saturação portanto relação a linear entre a corrente de base e a de coletor não acontece
para resolve-lo note que a tensão Vce sere

no ponto de junção dos tres resistore de 2k , 6,8k e 12,6k vamos dizer que existe uma tensão V
portanto a queda de tensão no resistor e 2k sera

no resistor de 12,6 k sera

e no de 6,8k sera

agora a soma das correntes que passam pelos resistores de 12,6k e 6,8k serão iguais a corrente que passa pelo resistor de 2k portanto

resolvendo a equação para encontrar V conseguimos depois determinar todas as corretas, comente se tiver duvidas
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por Sobreira » Qua Dez 10, 2014 23:27
Primeiramente young_jedi, gostaria de dizer que você é o cara. Muito obrigado mesmo. Sempre me ajudando.
Segundo, tenho um conflito, eu tentei resolver realizando a primeira malha e aplicando divisor de tensão. Meu ponto é o seguinte, porque, de forma técnica, eu não podia aplicar análise de malhas para determinar a corrente ??? Pois nos livros quando há a demonstração de como encontrar a corrente de base ou emissor os autores resolvem as malhas base - emissor e coletor - emissor (primeira figura abaixo) e agora tentando usar não funcionava ??
A segunda figura foi como eu tentei fazer.
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por young_jedi » Qui Dez 11, 2014 00:01
voce só pode fazer o divisor de tensão quando existem apenas dois resistores em serie, neste caso no mesmo nó de ligação do resistor de 6,8k e 2k existe um de 12,6k parte da corrente que passa pelo resistor de 2k vai para ele e não para o resistor de 6,8k logo a corrente que passa pelo resistor de 2k não é a mesma que passa pelo resistor de 6,8k portanto não é possivel aplicar o divisor de tensão, neste caso é necessário fazer um equacionamento de todas as malhas para ter a correta relação entre eles
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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