2x +10 = 10x
2(x+5) = 2(x.5)
Essas igualdades são verdadeiras? Eu fiz os cálculos e descobri que sim, o que eu não consigo entender é porque 2 multiplicado por x mais 5 seria a mesma coisa de 2 multiplicado por x multiplicado por 5. São operações distintas e não deveriam dar o mesmo resultado, no entanto meus cálculos mostram que dão. Alguem tem uma explicação inteligível para me dar?
Aproveito para perguntar se em uma equação fracionária com mais de uma fração com denominadores diferentes, eu devo multiplicar todos os membros da equação pelo mínimo múltiplo comum, incluindo também os membros que não estão expostos em forma de fração?
Ex: 1/4 + 2 + x/4= 10 + x/10 < Nesse caso eu multiplicarei o todos os números por 20, e não só as frações? Devo multiplicar o 2 e o 10 também? Obg.
Obs: Eu inventei essa equação, não sei se constitui uma igualdade válida, meus fins eram apenas exemplificatórios) .
Obg. Arthur