- Voltei a resolver o "Matemática Paratodos 8º" e no capítulo sobre equações encontrei um dúvida. O livro coloca a seguinte questão (encontre o valorde 'x' para):

Resolução:

- O problema é o seguinte: Neste capítulo do livro, o aluno ainda não conhece a fórmula de Baskhara e esta estudando a resolução de equações do segundo grau apenas por fatoração (Isolando o fator comum ou determinando um trinômio quadrado perfeito, ou seja, produto notável que seja equivalente a expressão).
-Se eu tento resolver o produto notável (x+1)² e somo ele ao outro 'x', passando o '5' para este mesmo lado da igualdade (resultando em 'x²+3x-4=0'), não tenho mais como fatorar a equação (para usar a técnica do produto igual a zero). A não ser que eu já conheça as raizes da equação e aí então retroativamente estabeleça que:

- O que por fatoração me parece a única forma de resolver a questão. Porém se eu chego a '-1' e '4' pela forma de baskhara em 'X²+3x-4' então esta resolção não fecha pq o aluno ainda não conhece a fórmula de baskhara.
Por favor alguém pode me dar uma luz? Se a multiplicação '(x-1)(x+4)' é a única fórma de resolver a equação sem usar baskhara, então como chegar a ela sem retroativamente usar baskhara para descobrir as raizes e estabelecer a multiplicação (afinal os números '-1' e '4' não saem do nada, não é mesmo? Existe uma técnica, não é?).
Grato, desde já. Abraços. Fui.