• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Equação de 3° grau]

[Equação de 3° grau]

Mensagempor Mayra Luna » Sex Nov 09, 2012 11:27

Se 1 + i é uma das raízes de x^3 - 5x^2 + cx + d = 0, em que c e d são coeficientes reais, então uma outra raiz dessa equação é:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

Sempre tenho duvidas na hora de fazer equações de terceiro grau e essa me pareceu ainda mais complicada.
A resposta é C, como resolvo?
Mayra Luna
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Out 07, 2012 15:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 09, 2012 11:51

Mayra, primeiro substitua 1+i nesta equação. Depois, lembre-se que o conjugado também é raíz, logo 1-i também satisfaz x^3 -5x^2 +cx +d =0. Substitua e resolva para c e d.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor Mayra Luna » Sex Nov 09, 2012 12:35

Oi, substituindo 1 + i na equação achei

(1+i)^3 - 5(1+i)^2 + c(1 + i) + d = 0

1^3 + 3.1^2.i + 3.1.i^2 + i^3 - 5(1^2 + 2i + i^2) + c + ci + d = 0

1 + 3i + 3i^2 + i^3 + c + ci + d = 0

i^3 - 2i^2 - 7i - 4 + c + ci +d = 0

Tenho que substituir 1 - i? Como resolvo para c e d?
Mayra Luna
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Out 07, 2012 15:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 09, 2012 12:38

Sim, substitua agora 1-i. Você terá um sistema com duas equações e duas incógnitas envolvendo c e d, que você resolve como outro sistema qualquer.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor Mayra Luna » Sex Nov 09, 2012 12:54

\begin{cases}
i^3 - 2i^2 - 7i - 4 + c + ci +d = 0 \\
-i^3 - 2i^2 + 13i - 4 + c - ci +d = 0
\end{cases}

-4i^2 + 6i - 8 + 2c + 2d = 0
4i^2 - 6i + 8 - 2c - 2d = 0

E o que faço com o c e o d?
Mayra Luna
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Out 07, 2012 15:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor e8group » Sex Nov 09, 2012 15:48

Olá , eu tenho uma idéia que possa lhe ajudar .


Primeiro sabemos que as duas raízes são r_1 = 1 +i e r_2 = 1 -i , vamos descobrir r_3

Observe que sua expressão incial pode ser rescrita como ,

x^3 -5x^2 + c x + d = (x-r_1)(ax^2 +bx +c ) = a(x-r_1) (x-r_2)(x-r_3) = 0

Expandindo os termos de a(x-r_1)(x-r_2)(x-r_3) =  0 , e reagrupando vamos obbter :

a (x^3 ( -r_1 -r_2 -r_3 ) x^2  +  (r_1 r_2 + r_1 r_3 + r_2r_3 )x  - r_1r_2r_3   )  =  0


igualando os coeficientes pois dois polinomios são iguis se e somente se seus coeficientes são correspondentes , segue que ,

a = 1 e que nos interessa , -r_1 -r_2 -r_3  =  -  5 . lembrando que , r_1 = 1 +i e r_2 = 1 -i , finalmente segue que , - 5 =  - (1+i) - (1-i) - r_3 \implies - r_3  - 2   =  - 5  \therefore   r_3 =   3 .


Conclusão a outra raíz será r_3 =   3


Espero que ajude também , qualquer coisa pergunte .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor Mayra Luna » Sex Nov 09, 2012 17:27

Oi!
Desculpa, mas não entendi porque a equação pode ser reescrita dessa forma e como o reagrupamento é feito *-)
Obrigada desde já!
Mayra Luna
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Out 07, 2012 15:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor e8group » Sex Nov 09, 2012 20:02

Ok .

Primeiramente podemos escrever esta equação como uma função , seja f , definida por f(x) = x^3 -5x^2 + c x + d . Sabemos que quando x = r_1 ,x= r_2 ,x  = r_3 , f(x) = 0 . Além disso , podemos escrever f(x) como produto de funções . Sejam g(x) = x - r_1 e h(x) = ax^2 + b x + c \ a \neq 0 , b , c \in \mathbb{R} tal que , f(x) = g(x) h(x) para x \in \mathbb{R} e r_1 seja raiz de g(x) e r_2 , r_3 sejam raízes de h (x) .


É fácil ver que , f(r_1) =  0  =  g(r_1) h(r_1) = 0 h(r_1) =  0 \cdot e

f(r_2 )  = 0 =  g(r_2) h(r_2)   =  g(r_2) \cdot 0 =   0 e finalmente

f(r_3) =  0 =   g(r_3) h(r_3)  =  g(r_3) 0 =  0 .


Note que não necessariamente h(r_1) =  0 mas como g(r_1) = 0 ,orá qualquer número real multiplicado por zero o resultado será zero . Analogamente , concluimos para os outros casos .


Assim segue que , f(x) = x^3 -5x^2 + c x + d  =   g(x) h(x) = (x-r_1) (ax^2 + bx + c ) . Para estabelecer esta igualdade , os coeficientes correspondentes das funções polinomiais devem ser iguais . (Por que ?? )


Exemplo : Seja k(x) =  ax^2 +b . Agora seja p(x) = a_1 x^2 + b_1 , perceba que k(x) =   ax^2 +b  =  p(x) = a_1 x^2 + b_1 se , e somente a =  a_1 e b = b_1 . Este exemplo só foi uma introdução .


Continuando ...



Perceba que podemos escrever nossa função h(x) na forma fatorada , isto é h(x) = a (x-r_2)(x-r_3) ( Por que ?? )


Assim ,

f(x) =   x^3 -5x^2 + c x + d  =  a (x - r_1)(x-r_2)(x-r_3)

\implies f(x) =  a \left[ (x-r_1)(x^2 - r_3 x - r_2 x + r_ 2r_3)  \right ]

\implies f(x) =   a \left[ (x-r_1)(x^2 + (-r_3 -r_2)x + r_2 r_3)  \right ]

\implies f(x) =   a \left[   x^3 + (-r_3 -r_2)x^2 + r_2 r_3 x - r_1 x^2+ (r_3 r_1 + r_2 r_1)x - r_1r_2r_3\right ]

\implies  f(x) =  a x^3   - a(r_1 +r_2 +r_3)x^2 + a(r_1r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3)x - ar_1r_2r_3


Conclusão f(x) = g(x) h(x)  \iff   \begin{cases}x^3 = ax^3  \\ -5x^2  = - a(r_1 +r_2 +r_3)x^2 \\ c x = a(r_1r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3)x \\ d = - ar_1r_2r_3  \end{cases} \implies \begin{cases}1 = a  \\ -5  = - (r_1 +r_2 +r_3) \\ c  = (r_1r_2 + r_1 r_3 + r_2 r_3) \\ d = - r_1r_2r_3  \end{cases}


Da segunda equação vamos ter que ,


-5  = - (r_1 +r_2 +r_3) \implies  r_3 =  5  - (r_1 + r_2)  =  5 - (1 + i + 1 - i ) = 5 - (2 ) = 3




Ficou claro ? Qualquer dúvida post algo .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Equação de 3° grau]

Mensagempor Mayra Luna » Sex Nov 09, 2012 20:20

Ufa! Entendi agora.
Muitíííssimo obrigada!!!!!!
Mayra Luna
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Out 07, 2012 15:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?