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Ajuda interpretação

Ajuda interpretação

Mensagempor deividchou » Seg Ago 17, 2015 12:53

Bom,essa questão eu não tenho ideia de como fazer pensei em regra de 3,sistema,proporcionalidade,mas no fim não sei a maneira certa, consegui resolve-la usando as opções. Dividi o 90l por 30 = 2 l e depois dividi 90l por 36 garrafas =2,5 , logo se não tivesse as opções não conseguiria resolver :(
Qual assunto devo estudar ?

Cada lote de 90 L de aguardente produzido por um alambique é acondicionado em
uma quantidade x de garrafas, todas com a mesma capacidade. Como medida para
alavancar as vendas, o departamento de marketing desse alambique sugeriu que as
garrafas tivessem sua capacidade reduzida em 0,5 L. Com isso, para acondicionar os
mesmos 90 L de aguardente nos novos modelos de garrafa, será necessário aumentar a
quantidade x de garrafas em 6 unidades. Dessa forma, o número de garrafas do novo
modelo que serão utilizadas será igual a:
a) 30. c) 36.
b) 33. d) 40.
deividchou
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Re: Ajuda interpretação

Mensagempor nakagumahissao » Seg Ago 17, 2015 14:25

deividchou,


Creio que você fez a coisa certa.

No enunciado, na minha humilde opinião, falta uma informação para que possa ser resolvida por completo.

Respondendo sua pergunta: O problema se enquadra na matéria denominada "Equações de Primeiro Grau", um pouco de fatoração e função afim.

Uma outra opção seria:

Seja c = capacidade atual, c1 = Capacidade posterior, x = Quantidade de garrafas atual e x1 = Quantidade posterior

No início tinha-se: cx = 90 litros, depois se tem c1.x1 = 90 litros, mas c1 = c - 0,5 litros e x1 = x + 6 garrafas; substituindo-se:

c_{1}.x_{1} = (c-0,5)(x+6) = cx + 6c - 0,5x - 3 = 90

cx + 6c - 0,5x - 3 = 90 \Leftrightarrow x(c - 0,5) = 90 + 3 - 6c

x = \frac{90 + 3 - 6c}{c - \frac{1}{2}} \Leftrightarrow x = \frac{93 - 6c}{\frac{2c - 1}{2}}

x = \frac{186- 12c}{2c - 1}x = \frac{186- 12c}{2c - 1}, \;\;\;\;\;\;\;\; c \neq \frac{1}{2}

À partir daqui não resta solução à não ser ir testando usando c = 1, c = 2, c = 3, etc. e comparar com as opções:

c = 1 \Rightarrow  x = 174
c = 2 \Rightarrow  x = 54
c = 3 \Rightarrow  x = 30
c = 4 \Rightarrow  x = 19,71

Que já é menor que todos os valores dados nas opões. O único valor conveniente como solução será c = 3 e x = 30.

\blacksquare
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: Ajuda interpretação

Mensagempor deividchou » Seg Ago 17, 2015 21:09

Obrigado parceiro pela explicação e disposição sempre ajudando aí ! :y:
Obrigado
deividchou
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Re: Ajuda interpretação

Mensagempor AlexCA68 » Sáb Mar 12, 2016 14:37

Usando raciocínio lógico podemos deduzir que em particular 30 garrafas de 3L cada perfazem 90L e com isso podemos montar uma regra de três composta como mostrado abaixo:

\left[\begin{array}{cccc}Q.Garrafas&Vol(L)&Capacidade(L)\\
\\\\30&3&90\\x&2,50&90\end{array}\right]\\\\\\\uparrow \dfrac{30}{x} = \dfrac{2,50}{3}\downarrow=\dfrac{90}{90}\\\\\dfrac{30}{x} = \dfrac{2,50}{3}\\\\x = \dfrac{30\cdot 3}{2,50}\Rightarrow x=\frac{90}{2,50}\Rightarrow \ x=36 \ garrafas
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?