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[Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

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Mensagempor Thais Camerino » Sex Mai 09, 2014 12:30

Oi gente, queria saber como devo fazer/pensar quando este tipo de pergunta aparece, se alguém tiver a paciência de explicar, ficaria muito grata ! :-D


Que d seja a razão da progressão aritmética { an } ( n = 1, 2, 3, .... ) que satisfaça estas duas condições :

{a}_{5}{a}_{7}- {a}_{4}{a}_{9} = 60 ;   {a}_{11} = 25{a}_{5}{a}_{7}- {a}_{4}{a}_{9} = 60 ;   {a}_{11} = 25


Logo,

(1) Ou d = \left[A \right]ou d = \left[B \right], onde\left[A \right] > \left[B \right] .
(2) Se d= \left[A \right], então {a}_{1} = \left[C \right], {a}_{n} = \left[D \right]n - \left[E \right], e a somatória dos primeiros n termos é 195_ quando n = \left[F \right]
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor e8group » Sex Mai 09, 2014 14:50

Construa a sequência ,


a_1 = a  ,  a_2 = a_1 + d = a +d  ,  a_3 = a_2 + d  = a + 2d  , \hdots ,  a_n = a + (n-1) d  , \hdots .

Onde a,d são numeros reais que satisfaça as condições dadas . Dá primeira eq. segue

a_5 a_7 - a_4a_9 = 60  \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60 e dá ultima , d_{11} = 25 \iff  a + 10d = 25  \iff a = 25 -d . Basta subtituir este resultado na relação enterior e determinar o d que assegura as condições .
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor Thais Camerino » Sáb Mai 10, 2014 01:39

santhiago escreveu:Construa a sequência ,


a_1 = a  ,  a_2 = a_1 + d = a +d  ,  a_3 = a_2 + d  = a + 2d  , \hdots ,  a_n = a + (n-1) d  , \hdots .

Onde a,d são numeros reais que satisfaça as condições dadas . Dá primeira eq. segue

a_5 a_7 - a_4a_9 = 60  \iff [a + 4d][a+6d] - [a+2d][a+8d] = 60 e dá ultima , d_{11} = 25 \iff  a + 10d = 25  \iff a = 25 -d . Basta subtituir este resultado na relação enterior e determinar o d que assegura as condições .


eu tinha montado essa equação mas ao desenvolve-la, não deu o resultado correto :s Na seguinte : a_{11} = 25 \iff  a + 10d = 25  \iff a = 25 -d Como o 10 desapareceu?
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor e8group » Sáb Mai 10, 2014 10:38

Erro de digitação . Consegue avançar ?
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor Thais Camerino » Sáb Mai 10, 2014 13:21

Acho que deu erro na sua mensagem Santhiago
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor e8group » Sáb Mai 10, 2014 20:02

Sim , como já mencionei erro de digitação .

corrigindo : a_{11} = 25 e a_{11} = a + (11-1)d = a + 10 d . Disso temos que 25- 10d = a . Das duas uma , substitua a = 25 -10d ou o próprio a+10d = 25 . Como prossegue ,

a +4d = a + 10d -6d = [a+10d] -6d = 25 -6d

a +  6d = a + 10d - 4d = [a +10d] -4d = 25 -4d e assim por diante . Depois cabe a analisar a(s) solução(oes) de para d que satisfaz os dados .
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor Thais Camerino » Ter Mai 13, 2014 13:52

Supostamente ficaria assim a equação :\left(25-{6}_{d} \right)\left(25-{4}_{d} \right) - \left(25-{7}_{d} \right)\left(25 - {2}_{d} \right)= 0 .... ?

Quando fiz não deu o resultado correto.. Na solução aparece o seguinte:

d = 4 ou d = \frac{-3}{2}
a = - 15
an = {4}_{n} - 19
n = 15


Desculpa eu sei que é chato explicar algo pra alguém e ela não perceber.. mas não estou chegando la :s
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor e8group » Ter Mai 13, 2014 14:32

Quase !

Vamos lá :

a_n = a + (n-1)d n=1,2,3... .

a_{11}  = 25 \implies    25 = a + 10d \implies   \boxed{ a =  25 - 10d } (i) . Agora , do enunciado

a_5a_7 - a_4 a_9 = 60 ,i.e, [a + 4d][a +6d] - [a + 3d][a +8d] =  60 (Aqui substituirmos cada termo a_n pelo seu correspondente a + (n-1)d ( n = 5,7,4,9 ) (ii)

Substituindo (i) em (ii) , ficamos com

[ (25 - 10d)+ 4d][(25 - 10d) +6d] - [(25 - 10d) + 3d][(25 - 10d) +8d] =  60  \iff

[25-6d][25-4d] - [25 -7d][25 -2d] =  60 (A sua eq. está correta )

Aplicando a distributiva e simplificando obtemos a equação 10d^2 -25d -60  = 0 que nos dá graças a fórmula resolvente d = 4 \vee d = -3/2 como solução da equação .

Para cada valor de d acima (que satisfaz a_5a_7 - a_4 a_9 = 60) é possível encontrar um a correspondente que satisfaz a_{11} = 25 , e assim ambas condições serão estabelecidas . Temos então duas possíveis sequências (P.A) que satisfaz as condições do enunciado .

Não encontrasse estes valores ?
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Re: [Progressão Aritmetica] Raciocinio-Pergunta MEXT

Mensagempor Thais Camerino » Ter Mai 13, 2014 18:51

Aaah! Finalmente consegui!! Muito obrigada!!! Obrigada pela paciência !! :-D
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.