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Aritmética

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Mensagempor matmatco » Seg Abr 08, 2013 22:52

boa noite, estou tentando resolver esse exercício faz algum tempo mas ainda não compreendi como mostrar segue o exercício abaixo:

Fixe três algarismos distintos e diferentes de zero.Forme os seis números com dois algarismos distintos tomados dentre os algarismos fixados.Mostre que a soma desses números é igual a 22 vezes a soma dos três algarismos fixados.

considerei esses três algarismos como a,b e c onde {ab,ac,ba,bc,ca,cb} seria o seis números mas não consigo sair daqui, alguém pode me ajudar por favor.

obs: peço que não coloquem a resolução quero mesmo é a ideia de como resolver.
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Re: Aritmética

Mensagempor LuizAquino » Seg Abr 08, 2013 23:26

matmatco escreveu:boa noite, estou tentando resolver esse exercício faz algum tempo mas ainda não compreendi como mostrar segue o exercício abaixo:

Fixe três algarismos distintos e diferentes de zero.Forme os seis números com dois algarismos distintos tomados dentre os algarismos fixados.Mostre que a soma desses números é igual a 22 vezes a soma dos três algarismos fixados.

considerei esses três algarismos como a,b e c onde {ab,ac,ba,bc,ca,cb} seria o seis números mas não consigo sair daqui, alguém pode me ajudar por favor.

obs: peço que não coloquem a resolução quero mesmo é a ideia de como resolver.


Dica

Um número de dois algarismos no formato xy na base decimal, pode ser reescrito como 10x + y.

Por exemplo, o número 28 pode ser reescrito como 2*10 + 8.
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Re: Aritmética

Mensagempor matmatco » Ter Abr 09, 2013 20:22

não entendi seu raciocinio
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Re: Aritmética

Mensagempor LuizAquino » Qua Abr 10, 2013 23:12

matmatco escreveu:não entendi seu raciocinio


Suponha que a = 2, b = 4 e c = 6. Neste caso, você teria o conjunto {24, 26, 42, 46, 62, 64}. Note que você pode reescrever este conjunto como sendo {2*10 + 4, 2*10 + 6, 4*10 + 2, 4*10 + 6, 6*10 + 2, 6*10 + 4}. Agora note o que acontece quando você soma estes números:

(2*10 + 4) + (2*10 + 6) + (4*10 + 2) + (4*10 + 6) + (6*10 + 2) + (6*10 + 4) = 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)
= 2*22 + 4*22 + 6*22
= (2 + 4 + 6)*22
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Re: Aritmética

Mensagempor matmatco » Qui Abr 11, 2013 10:49

Suponha que a = 2, b = 4 e c = 6. Neste caso, você teria o conjunto {24, 26, 42, 46, 62, 64}. Note que você pode reescrever este conjunto como sendo {2*10 + 4, 2*10 + 6, 4*10 + 2, 4*10 + 6, 6*10 + 2, 6*10 + 4}. Agora note o que acontece quando você soma estes números:

(2*10 + 4) + (2*10 + 6) + (4*10 + 2) + (4*10 + 6) + (6*10 + 2) + (6*10 + 4) = 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)
= 2*22 + 4*22 + 6*22
= (2 + 4 + 6)*22[/quote]

agora entendi mas fiquei com duvida de como vc encontrou esse 1 : 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)
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Re: Aritmética

Mensagempor LuizAquino » Qui Abr 11, 2013 11:58

matmatco escreveu:agora entendi mas fiquei com duvida de como vc encontrou esse 1 : 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)


Por exemplo, observe os números 2 em destaque:

(2*10 + 4) + (2*10 + 6) + (4*10 + 2) + (4*10 + 6) + (6*10 + 2) + (6*10 + 4)

Agora responda: o que acontece se você colocar esses números em evidência? E se você colocar 4 em evidência? E quanto ao 6 em evidência?
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Re: Aritmética

Mensagempor matmatco » Qui Abr 11, 2013 20:52

me desculpe mas ainda não entendi essa parte, tentei resolver usando sua ideia :

a,b e c distintos
o produto seria {ab,ac,ba,bc,ca,cb} reescrevendo seria a*(10+10+b+c)+b*(10+10+a+c)+c*(10+10+a+b) até aqui entendi mas como fazer aparecer esse número 1?
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Re: Aritmética

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 12, 2013 00:07

matmatco escreveu:me desculpe mas ainda não entendi essa parte, tentei resolver usando sua ideia :

a,b e c distintos
o produto seria {ab,ac,ba,bc,ca,cb} reescrevendo seria a*(10+10+b+c)+b*(10+10+a+c)+c*(10+10+a+b) até aqui entendi mas como fazer aparecer esse número 1?


A ideia não é esta que você escreveu.

Considerando o conjunto {ab, ac, ba, bc, ca, cb}, podemos colocá-lo no formato {10a + b, 10a + c, 10b + a, 10b + c, 10c + a, 10c + b}. Somando estes números, ficamos com:

(10a + b) + (10a + c) + (10b + a) + (10b + c) + (10c + a) + (10c + b)

Em seguida, note que colocando a em evidência ficamos com:

a(10 + 10 + 1 + 1) + b + c + 10b + 10b + c + 10c + 10c + b

Agora pense no seguinte: o que acontece ao colocar b em evidência? E ao colocar c em evidência?

Observação

Você também pode pensar da seguinte forma:

(10a + b) + (10a + c) + (10b + a) + (10b + c) + (10c + a) + (10c + b) = (10a + 10a + a + a) + (b + 10b + 10b + b) + (c + c + 10c + 10c)
= 22a + 22b + 22c
= 22(a + b + c)
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Re: Aritmética

Mensagempor matmatco » Sex Abr 12, 2013 10:18

agora sim entendi, muito obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?