por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 16:01
O problema abaixo encontre em um livro de 6º ano (5ª série). Como os alunos só verão o conceito de equações no próximo livro, presumo que há como solucioná-lo sem o uso de sistemas de equações do 1º grau. Alguém pode me ajudar?
- Se vovó Marta der 3 balas a cada um de seus netos, sobrarão 14 balas. Se ela der 5 balas a cada um, faltarão 10 balas. Quantos netos tem a vovó Marta? Quantas balas ela tem? E se ela quiser repartir em números iguais?
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por young_jedi » Seg Fev 11, 2013 20:31
vamos dizer que o total de netos é x
portanto

que é uma simples equação do primeiro grau, não um sistema, acredito que assim possa ser resolvido
comente qualquer coisa.
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por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 20:50
Comparando assim da para chegar ao resultado. Contudo, acho que deve ter um modo que não envolva variávies. Veja só um problema resolvido que encontrei no mesmo livro deste a cima:
"Rita tinha 48 figurinhas e as deu a um menino e a uma menina, de modo que o menino recebeu o dobro do que coube à menina. Quantas figurinhas ganhou cada um?
-RECEBER O DOBRO É COMO RECEBER POR DOIS. PORTANTO, 48 DEVE SER DIVIDIO EM TRÊS PARTES IGUAIS.
48 : 3 = 16 ---- DIVIDIENDO 48 POR 3, CADA PARTE CORRESPONDE A 16 FIGURINHAS
ENTÃO, A MENINA RECEBEU 1 PARTE, OU SEJA, 16 FIGURINHAS. O MENINO RECEBEU 32 FIGURINHAS, OU SEJA, 2 x 16 = 32"
Utilizando variáveis, para mim é a forma mais simples para se chegar à resolução. Porém, como já dito, o problema encotra-se em um livro de 6º ano (5ª série) e eles ainda não viram o conceito de equação.
Estou a quebrar a cabeça...
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por young_jedi » Seg Fev 11, 2013 22:23
entendi amigo
bom eu pensei assim,
se nos temos que cada neto tem 3 balas para que fiquem com 5 é necessario que cada um receba 2, se sobraram 14
então 14:2=7
portanto agora 7 netos possuem 5 balas e o restante apenas 3, como faltam 10 balas e cada um dos demais netos precisam ganhar 2 balas então
10:2=5
portanto tem cinco netos que tem somente 3 balas, portanto o total de netos sera
7+5=12
acho que assim da para entender
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por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 23:24
young_jedi escreveu:entendi amigo
bom eu pensei assim,
se nos temos que cada neto tem 3 balas para que fiquem com 5 é necessario que cada um receba 2, se sobraram 14
então 14:2=7
portanto agora 7 netos possuem 5 balas e o restante apenas 3, como faltam 10 balas e cada um dos demais netos precisam ganhar 2 balas então
10:2=5
portanto tem cinco netos que tem somente 3 balas, portanto o total de netos sera
7+5=12
acho que assim da para entender
Perfeito, amigo. Era algo assim que eu estava tentando passar para o papel.
Muito obrigado.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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