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Mensagempor Bielto » Sex Mar 14, 2014 11:30

bom dia!

a fração \frac{2^9^8+4^5^0-8^3^4}{2^9^9-32^2^0+2^1^0^1} é igual a:

R: -\frac{11}{6}


Eu consegui chegar até aqui

\frac{2^9^8+4^5^0-8^3^4}{2^9^9-32^2^0+2^1^0^1} = \frac{2^9^8+(2^2)^5^0-(2^3)^3^4}{2^9^9-(2^5)^2^0+2^1^0^1} = \frac{2^9^8+2^1^0^0-2^1^0^2}{2^9^9-2^1^0^0+2^1^0^1}
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Re: potência

Mensagempor Russman » Sex Mar 14, 2014 19:40

Fatore o 2^{98} no numerador e no denominador da fração.
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Re: potência

Mensagempor Bielto » Sex Mar 14, 2014 20:02

Russman escreveu:Fatore o 2^{98} no numerador e no denominador da fração.


Boa noite,

Já fiz isso porem o meu resultado chegou no \[-\frac{12}{6}\]

e o gabarito é \[-\frac{11}{6}\]
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Re: potência

Mensagempor Russman » Sex Mar 14, 2014 22:47

2^{98}+2^{100} - 2^{102} = 2^{98}(1 + 4 - 16) = 2^{98}(-11)

Por que você calculou -12?
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Re: potência

Mensagempor Bielto » Sex Mar 14, 2014 23:07

Boa noite Russman

Cheguei seguinte,

\[2^9^8+2^9^8.2^2-2^9^8.2^4 = 2^9^8(2^2-2^4) = -12\]

Realmente não sei onde tem o 1 hehe...
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Re: potência

Mensagempor Russman » Sáb Mar 15, 2014 10:30

Você está esquecendo do 2^{98}. Lembre-se que

2^{98} = 2^{98} . 1

Daí, na fatoração, deve aparecer o 1 dentro do parenteses de soma.
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Re: potência

Mensagempor Bielto » Sáb Mar 15, 2014 13:46

Russman escreveu:Você está esquecendo do 2^{98}. Lembre-se que

2^{98} = 2^{98} . 1

Daí, na fatoração, deve aparecer o 1 dentro do parenteses de soma.


Boa tarde Russman.

Não estou lembrado dessa propriedade da fatoração.

No caso, seria pra todos serem multiplicados por 1? Ex: \[2^9^8.1+2^9^8.1.2^2.1-2^9^8.1.2^4.1\]
Editado pela última vez por Bielto em Sáb Mar 15, 2014 14:02, em um total de 1 vez.
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Re: potência

Mensagempor Russman » Sáb Mar 15, 2014 13:49

Sim!

Lembre-se que o número 1 é o elemento neutro da multiplicação.

Para qualquer numero a real vale que a.1=a.

Como 2^{98} é real, então lhe vale também.
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Re: potência

Mensagempor Bielto » Sáb Mar 15, 2014 14:16

'
Deixa eu ver se entendi...

Como todos já possuíam seus multiplicadores por \[2\], para que o \[2^9^8\] não ficasse solo, vc multiplicou ele por \[1\] ?

Porque aqui \[2^9^8+2^9^8.2^2-2^9^8.2^4\] quase todos são multiplicados por \[2\] menos o primeiro \[2^9^8\], e pra não deixar ele sozinho vc usou a propriedade \[a.1=a\]

Faz sentido o que eu disse?

OBS: (Sempre que existir um exercício como esse ou até com letras, e o nº não tiver um multiplicador eu posso usar essa propriedade? \[a.1=a\] para igualar?

vlw
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Re: potência

Mensagempor Russman » Sáb Mar 15, 2014 14:25

Perfeito! Exatamente.

Tenho certeza que você concorda comigo, só não vê isto pq o número 2^{98} não é algo que façamos noção.

Pense comigo: Vamos efetuar a soma 4+8+16, certo? É claro que 4+8+16 = 28. Né? Ok. Mas, seguindo a sua lógica iríamos fatorar essa soma da seguinte forma:

4+8+16 = 2^2+2^3 + 2^4 = 2^2 + 2^2 .2 + 2^2 . 4 = 2^2 ( 2+4) = 2^2 (6) = 24

Está errado! Sim, pois você esqueceu de colocar o 1 de 2^2 = 2^2 . 1. Veja:

4+8+16 = 2^2+2^3 + 2^4 = 2^2.1 + 2^2 .2 + 2^2 . 4 = 2^2 (1+ 2+4) = 2^2 (7) = 28

Parece pertinente, não?
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Re: potência

Mensagempor Bielto » Sáb Mar 15, 2014 14:29

Você é simplesmente foda, respondeu a minha pergunta com um exemplo, nada melhor do que isso.

Tu é bom cara.

Valeu mesmo, de verdade.
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Re: potência

Mensagempor Russman » Sáb Mar 15, 2014 14:38

Obrigado! Fico feliz que tenha entendido.

Bons estudos!

(:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?