por Bielto » Sex Mar 14, 2014 11:30
bom dia!
a fração

é igual a:
R: 
Eu consegui chegar até aqui

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por Russman » Sex Mar 14, 2014 19:40
Fatore o

no numerador e no denominador da fração.
"Ad astra per aspera."
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por Bielto » Sex Mar 14, 2014 20:02
Russman escreveu:Fatore o

no numerador e no denominador da fração.
Boa noite,
Já fiz isso porem o meu resultado chegou no
![\[-\frac{12}{6}\] \[-\frac{12}{6}\]](/latexrender/pictures/9690d337a5e4522118adb92960c0d2a2.png)
e o gabarito é
![\[-\frac{11}{6}\] \[-\frac{11}{6}\]](/latexrender/pictures/4f15d97d803bcaf12871bbf3abd436b2.png)
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por Russman » Sex Mar 14, 2014 22:47

Por que você calculou -12?
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por Bielto » Sex Mar 14, 2014 23:07
Boa noite Russman
Cheguei seguinte,
Realmente não sei onde tem o 1 hehe...
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por Russman » Sáb Mar 15, 2014 10:30
Você está esquecendo do

. Lembre-se que

Daí, na fatoração, deve aparecer o 1 dentro do parenteses de soma.
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por Bielto » Sáb Mar 15, 2014 13:46
Russman escreveu:Você está esquecendo do

. Lembre-se que

Daí, na fatoração, deve aparecer o 1 dentro do parenteses de soma.
Boa tarde Russman.
Não estou lembrado dessa propriedade da fatoração.
No caso, seria pra todos serem multiplicados por 1? Ex:
![\[2^9^8.1+2^9^8.1.2^2.1-2^9^8.1.2^4.1\] \[2^9^8.1+2^9^8.1.2^2.1-2^9^8.1.2^4.1\]](/latexrender/pictures/8cd4e2299c6ee4532c72ff1aa15c26bd.png)
Editado pela última vez por
Bielto em Sáb Mar 15, 2014 14:02, em um total de 1 vez.
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por Russman » Sáb Mar 15, 2014 13:49
Sim!
Lembre-se que o número 1 é o elemento neutro da multiplicação.
Para qualquer numero

real vale que

.
Como

é real, então lhe vale também.
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por Bielto » Sáb Mar 15, 2014 14:16
'
Deixa eu ver se entendi...
Como todos já possuíam seus multiplicadores por
![\[2\] \[2\]](/latexrender/pictures/be925bb0484e70a9bb16de9234189f47.png)
, para que o
![\[2^9^8\] \[2^9^8\]](/latexrender/pictures/de11eeb00dd05abd2fb61002cc129e95.png)
não ficasse solo, vc multiplicou ele por
![\[1\] \[1\]](/latexrender/pictures/39519c38890a1efba600f88225f2eef8.png)
?
Porque aqui
![\[2^9^8+2^9^8.2^2-2^9^8.2^4\] \[2^9^8+2^9^8.2^2-2^9^8.2^4\]](/latexrender/pictures/394d04ec3e59f588af4e00c0e4b85744.png)
quase todos são multiplicados por
![\[2\] \[2\]](/latexrender/pictures/be925bb0484e70a9bb16de9234189f47.png)
menos o primeiro
![\[2^9^8\] \[2^9^8\]](/latexrender/pictures/de11eeb00dd05abd2fb61002cc129e95.png)
, e pra não deixar ele sozinho vc usou a propriedade
![\[a.1=a\] \[a.1=a\]](/latexrender/pictures/854349db0a8cc2ff2e88d1e454d22333.png)
Faz sentido o que eu disse?
OBS: (Sempre que existir um exercício como esse ou até com letras, e o nº não tiver um multiplicador eu posso usar essa propriedade?
![\[a.1=a\] \[a.1=a\]](/latexrender/pictures/854349db0a8cc2ff2e88d1e454d22333.png)
para igualar?
vlw
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por Russman » Sáb Mar 15, 2014 14:25
Perfeito! Exatamente.
Tenho certeza que você concorda comigo, só não vê isto pq o número

não é algo que façamos noção.
Pense comigo: Vamos efetuar a soma

, certo? É claro que

. Né? Ok. Mas, seguindo a sua lógica iríamos fatorar essa soma da seguinte forma:

Está errado! Sim, pois você esqueceu de colocar o 1 de

. Veja:

Parece pertinente, não?
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por Bielto » Sáb Mar 15, 2014 14:29
Você é simplesmente foda, respondeu a minha pergunta com um exemplo, nada melhor do que isso.
Tu é bom cara.
Valeu mesmo, de verdade.
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por Russman » Sáb Mar 15, 2014 14:38
Obrigado! Fico feliz que tenha entendido.
Bons estudos!
(:
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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