por matmatco » Seg Abr 08, 2013 22:52
boa noite, estou tentando resolver esse exercício faz algum tempo mas ainda não compreendi como mostrar segue o exercício abaixo:
Fixe três algarismos distintos e diferentes de zero.Forme os seis números com dois algarismos distintos tomados dentre os algarismos fixados.Mostre que a soma desses números é igual a 22 vezes a soma dos três algarismos fixados.
considerei esses três algarismos como a,b e c onde {ab,ac,ba,bc,ca,cb} seria o seis números mas não consigo sair daqui, alguém pode me ajudar por favor.
obs: peço que não coloquem a resolução quero mesmo é a ideia de como resolver.
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por LuizAquino » Seg Abr 08, 2013 23:26
matmatco escreveu:boa noite, estou tentando resolver esse exercício faz algum tempo mas ainda não compreendi como mostrar segue o exercício abaixo:
Fixe três algarismos distintos e diferentes de zero.Forme os seis números com dois algarismos distintos tomados dentre os algarismos fixados.Mostre que a soma desses números é igual a 22 vezes a soma dos três algarismos fixados.
considerei esses três algarismos como a,b e c onde {ab,ac,ba,bc,ca,cb} seria o seis números mas não consigo sair daqui, alguém pode me ajudar por favor.
obs: peço que não coloquem a resolução quero mesmo é a ideia de como resolver.
DicaUm número de dois algarismos no formato xy na base decimal, pode ser reescrito como 10x + y.
Por exemplo, o número 28 pode ser reescrito como 2*10 + 8.
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por matmatco » Ter Abr 09, 2013 20:22
não entendi seu raciocinio
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por LuizAquino » Qua Abr 10, 2013 23:12
matmatco escreveu:não entendi seu raciocinio
Suponha que a = 2, b = 4 e c = 6. Neste caso, você teria o conjunto {24, 26, 42, 46, 62, 64}. Note que você pode reescrever este conjunto como sendo {2*10 + 4, 2*10 + 6, 4*10 + 2, 4*10 + 6, 6*10 + 2, 6*10 + 4}. Agora note o que acontece quando você soma estes números:
(2*10 + 4) + (2*10 + 6) + (4*10 + 2) + (4*10 + 6) + (6*10 + 2) + (6*10 + 4) = 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)
= 2*22 + 4*22 + 6*22
= (2 + 4 + 6)*22
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por matmatco » Qui Abr 11, 2013 10:49
Suponha que a = 2, b = 4 e c = 6. Neste caso, você teria o conjunto {24, 26, 42, 46, 62, 64}. Note que você pode reescrever este conjunto como sendo {2*10 + 4, 2*10 + 6, 4*10 + 2, 4*10 + 6, 6*10 + 2, 6*10 + 4}. Agora note o que acontece quando você soma estes números:
(2*10 + 4) + (2*10 + 6) + (4*10 + 2) + (4*10 + 6) + (6*10 + 2) + (6*10 + 4) = 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)
= 2*22 + 4*22 + 6*22
= (2 + 4 + 6)*22[/quote]
agora entendi mas fiquei com duvida de como vc encontrou esse 1 : 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)
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por LuizAquino » Qui Abr 11, 2013 11:58
matmatco escreveu:agora entendi mas fiquei com duvida de como vc encontrou esse 1 : 2*(10 + 10 + 1 + 1) + 4*(1 + 10 + 10 + 1) + 6*(1 + 1 + 10 + 10)
Por exemplo, observe os números
2 em destaque:
(
2*10 + 4) + (
2*10 + 6) + (4*10 +
2) + (4*10 + 6) + (6*10 +
2) + (6*10 + 4)
Agora responda: o que acontece se você colocar esses números em evidência? E se você colocar 4 em evidência? E quanto ao 6 em evidência?
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por matmatco » Qui Abr 11, 2013 20:52
me desculpe mas ainda não entendi essa parte, tentei resolver usando sua ideia :
a,b e c distintos
o produto seria {ab,ac,ba,bc,ca,cb} reescrevendo seria a*(10+10+b+c)+b*(10+10+a+c)+c*(10+10+a+b) até aqui entendi mas como fazer aparecer esse número 1?
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por LuizAquino » Sex Abr 12, 2013 00:07
matmatco escreveu:me desculpe mas ainda não entendi essa parte, tentei resolver usando sua ideia :
a,b e c distintos
o produto seria {ab,ac,ba,bc,ca,cb} reescrevendo seria a*(10+10+b+c)+b*(10+10+a+c)+c*(10+10+a+b) até aqui entendi mas como fazer aparecer esse número 1?
A ideia não é esta que você escreveu.
Considerando o conjunto {ab, ac, ba, bc, ca, cb}, podemos colocá-lo no formato {10a + b, 10a + c, 10b + a, 10b + c, 10c + a, 10c + b}. Somando estes números, ficamos com:
(10a + b) + (10a + c) + (10b + a) + (10b + c) + (10c + a) + (10c + b)
Em seguida, note que colocando
a em evidência ficamos com:
a(10 + 10 + 1 + 1) + b + c + 10b + 10b + c + 10c + 10c + b
Agora pense no seguinte: o que acontece ao colocar
b em evidência? E ao colocar
c em evidência?
ObservaçãoVocê também pode pensar da seguinte forma:
(10a + b) + (10a + c) + (10b + a) + (10b + c) + (10c + a) + (10c + b) = (10a + 10a + a + a) + (b + 10b + 10b + b) + (c + c + 10c + 10c)
= 22a + 22b + 22c
= 22(a + b + c)
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por matmatco » Sex Abr 12, 2013 10:18
agora sim entendi, muito obrigado
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Qua Out 12, 2011 21:32
Álgebra Elementar
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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