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Mensagempor Georges123 » Sáb Mai 18, 2013 16:35

O número 12 é o mdc entre os números 360, a e b tomados dois a dois,sabendo que 100<a<200, e que 100<b<200. Pode-se afirmar que a+b vale:
A)204
B)228
C)288
D)302
E)372
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Re: CN

Mensagempor DanielFerreira » Dom Mai 19, 2013 17:18

Georges,
boa tarde!
O primeiro múltiplo de 12 compreendido entre 100 e 200 é o 108; no entanto, 108 = 12 \times 9, e nove não é primo, isto é, devemos multiplicar 12 por um número que seja primo, para não correr o risco de o MDC não ser 12.

Temos:
\\ 12 \times 11 = 132 \\ 12 \times 13 = 156 \\ 12 \times 17 = 204 \\ 12 \times 19 = 228

Repare que os dois últimos produtos passam de 200, por isso, os dois primeiros...

Segue,

\\ a + b = 132 + 156 \\ \boxed{a + b = 288}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: CN

Mensagempor Georges123 » Dom Mai 19, 2013 17:29

Por exemplo fazendo essa questão eu fiz na raça e não entendi por que não pode ser 108 e 120 mdc(360,108,120)= 12

poderia me explicar?
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Re: CN

Mensagempor DanielFerreira » Dom Mai 19, 2013 17:56

Georges,
12 é o MDC tomado dois a dois, isso significa que:
MDC(360, a) = 12
MDC(360, b) = 12
MDC(a, b) = 12

Supondo que os números fossem como sugeriu: 108 e 120:

\\ \begin{cases} 108 = 2^2 \times 3^3 \\ 120 = 2^3 \times 3 \times 5 \end{cases} \\ ----------- \\ \textup{MDC}(108, 120) = 2^2 \times 3 \\ \textup{MDC}(108, 120) = 12

É válido, com esses dois!

\\ \begin{cases} 108 = 2^2 \times 3^3 \\ 360 = 2^3 \times 3^2 \times 5 \end{cases} \\ ----------- \\ \textup{MDC}(108, 360) = 2^2 \times 3^2 \\ \textup{MDC}(108, 360) = 36

Não é válido, pois o MDC vale 36.


danjr5 escreveu:...no entanto, 108 = 12 \times 9, e nove não é primo, isto é, devemos multiplicar 12 por um número que seja primo, para não correr o risco de o MDC não ser 12.
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Re: CN

Mensagempor Georges123 » Dom Mai 19, 2013 22:18

etendi obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?