• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Área destinada para assuntos gerais ou considerados off-topic, excluindo quaisquer propagandas comerciais ou anúncios.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor joaofonseca » Qui Jun 14, 2012 18:30

Há pessoas que ainda não compreenderam os principios gerais em que se baseiam as comunidades de entre-ajuda online, nomeadamente aquelas relacionadas com as ciências exatas e as tecnologias.

Muitas pessoas, pensam que estas comunidades são uma extensão da escola, onde sem esforço algum se pode pedir aos colegas mais estudiosos que façam os trabalhos de casa e emprestem os apontamentos da aula a que se faltou ou onde se adormeceu!
Em geral estas comunidades não toleram esses comportamentos. Por isso pedidos de ajuda que não demonstrem um minímo de esforço, normalmente ficam sem resposta. Pedidos de ajuda, em que se não dislumbre um conhecimento razoável sobre o que se esta a falar, também normalmente ficam sem resposta.

Existe pessoas que julgam, que mencionando que têm urgência na resposta vão obte-la mais rapidamente. Provavelmente ficam sem resposta!

Pessoalmente, utilizo vários foruns de ajuda no que diz respeito à Matemática, uns em português outros em inglês. Posso concluir que não é uma questão cultural, mas sim comunitária. Apesar de a cultura anglo-saxonia ser muito mais exigente!
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Neperiano » Qui Jun 28, 2012 17:29

Olá

Você tem toda a razão joão.

E o pior que não é só em fóruns, sou monitor de física aqui no Sul, numa universidade, e o pessoal chega aqui querendo que nós façamos por exemplo, toda a prova deles e mandem por email a correção. Na maioria dos casos nem tentam fazer os exercícios do livro e pedem para nós "ajudar", pedem para fazermos no quadro para eles praticamente todos.

Não é por ai que vamos melhorar a educação.

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor 0 kelvin » Qua Jul 04, 2012 20:51

Exatamente a política que vi no stackexchange. Eu parei de pedir ajuda lá por um motivo simples:

- Gastava mais tempo escrevendo a dúvida e formatando o texto do que resolvendo o problema!

Neperiano: eu confundi monitoria com extensão da aula.... depois que percebi isso parei de ir em monitorias ou pq tem muita gente achando isso ou pq tem muita gente pra um monitor só. Ou então, não raro, mais de um monitor já me disse isso "vcs só aparecem em véspera de prova no desespero...". Só que as vezes vejo que acontece que o professor não sabe explicar nada, daí o monitor acaba sendo a salvação :lol:

Já frequentei um chat mas é péssimo, boa parte das dúvidas ou te mandam ir ler na wikipedia a definição ou vira motivo de zoação :-P
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Neperiano » Qui Jul 05, 2012 01:04

Olá

0 Kelvin, ir na monitoria para tirar dúvidas de conteduo é uma coisa, ir lá para o monitor fazer as questões da prova e mandar por email é outra, o que você fazia, ou faz, não tem problema algum.

Att
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Renato_RJ » Qui Jul 05, 2012 15:17

Olá a todos...

Kelvin, eu também já fui monitor (e, hoje em dia, as vezes quebro um galho da galera) e o que você faz/fazia não há mal algum, o grande problema é quando o cara aparece na véspera da prova com dúvida do início do período letivo, aí complica mesmo... Mas ir a monitoria regularmente para sanar aquelas dúvidas que não foram tiradas em sala de aula é salutar, alias, eu recomendo fortemente que se faça isso, lembro de um calouro que me fez uma pergunta muito básica sobre equações de 2º grau e então me disse "eu não perguntei na aula porque fiquei com vergonha do pessoal me zoar", logo respondi "não existe dúvida idiota, idiotice é não perguntar !"....

Quanto ao tema em questão, concordo plenamente, já vi aqui até prova de ensino a distância !!! Quer dizer, o cidadão só se preocupa em "pegar o diploma" mas não o conteúdo, isso é lamentável, as vezes sou culpado de responder tópicos assim, onde a pessoa só posta a questão e não o seu desenvolvimento para ver onde está o erro, vou tentar me policiar mais para evitar isso...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 06, 2012 16:24

Quanto mais eu penso sobre essa questão de exigir as tentativas ou dificuldades, mais eu chego na conclusão que é um pedido inócuo.

Eu sei que chega a ser irritante quando alguém posta um tópico com apenas o enunciado do exercício. Mas acredito que a irritação seja amenizada se partirmos do pressuposto que aquela pessoa não sabe nem como iniciar o exercício. Ou ainda, que ela não conseguiu nem entender o enunciado. Esse é um pressuposto razoável, já que na maioria das vezes esse é o caso. É bem verdade que às vezes a pessoa já respondeu o exercício, mas não diz isso em seu tópico. Nesses casos, a pessoa está apenas querendo ver uma outra resolução para comparar com a sua.

Enfim, eu acho que talvez seja o caso de nós seguirmos o procedimento:
  1. Se o exercício for apenas uma aplicação direta de alguma fórmula ou procedimento, então indicamos uma página ou uma videoaula que aborda aquela fórmula ou procedimento.
  2. Caso contrário, podemos exibir a interpretação adequada e pedir que a pessoa continue a partir de certo ponto.

Um detalhe: se no tópico a pessoa escrever algo como "eu tentei, mas não cheguei na resposta", então podemos solicitar que ela envie a sua tentativa para que possamos corrigi-la.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Sáb Jul 07, 2012 02:34

Respeito a opinião de todos mas venho aqui agora deixar minha opinião como membro ativo do fórum.

Desde quando comecei a frequentar o fórum fui vendo que todos os tipos de postagens feitas aqui, sendo elas somente enunciado de exercício ou não existe uma dúvida, e no caso a pessoa buscou o fórum para saná-la ou pelo menos tentar com a ajuda de alguém. Ou seja, pelo meu ver se uma pessoa chegou a postar algo aqui, e por ventura a pessoa que for responder achar que foi uma postagem "folgada" que a pessoa queria somente a resolução do exercício e tal, acho que deveria proceder da seguinte maneira, analisar onde é a dúvida da pessoa, se é na interpretação, ou se a pessoa busca formas ou dicas para solucionar o exercício, acho que essas formas seriam as mais coerentes.

O que eu discordo é no caso de postar vídeo-aulas e acabar não explicando nada a pessoa, penso da seguinte maneira, se a pessoa chegou a postar no fórum é que ela deseja sanar sua dúvida através da interatividade que o fórum proporciona a todos, ou seja,buscando novas formas de resolver exercícios, ou dicas de como iniciar ou como proceder no exercício, isso sim seria o mais didático. E claro, depois de uma explicação poderia claro,postar vídeo-aulas para o auxílio no entendimento do exercício. Somente a vídeo-aula fica muito "vago", pode passar a impressão também de que a pessoa não quer explicar ou outra coisa qualquer, fica essa dúvida no ar.

Concluindo o raciocínio, acho que não se deve generalizar, cada caso é um caso. Se o fórum é pra Ajudar no ensino da matemática, então busque ajudar, dando dicas, dando novos caminhos e novas formas de como resolver os exercícios, ta aí minha opinião. :y:
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 07, 2012 13:21

Claudin escreveu:O que eu discordo é no caso de postar vídeo-aulas e acabar não explicando nada a pessoa, penso da seguinte maneira, se a pessoa chegou a postar no fórum é que ela deseja sanar sua dúvida através da interatividade que o fórum proporciona a todos, ou seja,buscando novas formas de resolver exercícios, ou dicas de como iniciar ou como proceder no exercício, isso sim seria o mais didático. E claro, depois de uma explicação poderia claro,postar vídeo-aulas para o auxílio no entendimento do exercício. Somente a vídeo-aula fica muito "vago", pode passar a impressão também de que a pessoa não quer explicar ou outra coisa qualquer, fica essa dúvida no ar.


Tipicamente quando uma videoaula ou outro material é indicado é porque nele há exatamente a explicação que a pessoa necessita.

Muitas vezes no material indicado há um exercício resolvido que é análogo ao postado pelo participante.

Nesse caso, na sua opinião, você ainda acha que a indicação do material não é uma forma de ajudar?

Eu vou dar um exemplo. Suponha os dois exercícios abaixo:

Exercício 1) Determine os valores de k para os quais a equação kx^2 - 2x + 6 = 0 não tenha solução real.

Exercício 2) Quais são os valores de m para os quais a equação mx^2 + 5x + 8 = 0 não possui solução real?

Vamos imaginar que alguém postou no fórum o Exercício 1). Aí então você conhece um material (outro tópico, videoaula, site, arquivo, etc) no qual há a resolução completa do Exercício 2). Você sabe que a resolução dos exercícios é análoga. A pessoa precisa apenas estudar aquela resolução e aplicar no seu próprio exercício fazendo as devidas alterações. Nesse caso, na sua opinião, se você indicasse esse material externo não seria uma forma de ajudar? Você acha que essa sua indicação seria "vaga"?
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor nietzsche » Dom Jul 08, 2012 00:23

Sou da opinião que todas dúvidas deveriam ser respondidas na integra. Nem que seja pra usar o crtl+c e crtl+v. Deixemos o lado pedagógico para o meio acadêmico. Cabe aos administradores do fórum organizarem as postagens de forma a evitar muitas repetições.
nietzsche
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 14:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor MarceloFantini » Dom Jul 08, 2012 01:06

Nietzsche, se usarmos Ctrl+C e Ctrl+V para responder todas na íntegra, como você sugere que nos organizemos para evitar muitas repetições? Jogar fora as postagens antigas vai contra uma das idéias do fórum que é manter esse grande banco de questões intacto. Por que considera que referenciar uma vídeo-aula ou um outro tópico com uma resposta idêntica, a menos de números, não é válido? Gostaria que explicasse esta afirmação de deixar o lado pedagógico para o meio acadêmico.

Claudin escreveu:O que eu discordo é no caso de postar vídeo-aulas e acabar não explicando nada a pessoa, penso da seguinte maneira, se a pessoa chegou a postar no fórum é que ela deseja sanar sua dúvida através da interatividade que o fórum proporciona a todos, ou seja,buscando novas formas de resolver exercícios, ou dicas de como iniciar ou como proceder no exercício, isso sim seria o mais didático. E claro, depois de uma explicação poderia claro,postar vídeo-aulas para o auxílio no entendimento do exercício. Somente a vídeo-aula fica muito "vago", pode passar a impressão também de que a pessoa não quer explicar ou outra coisa qualquer, fica essa dúvida no ar.

Que tipo de interatividade você pensa exatamente? Ler a solução feita por alguém no mesmo tópico não é tanta interatividade. Neste caso não vejo problema em redirecionar para uma vídeo-aula ou um tópico semelhante, porém isso exige, por mínimo que seja, um esforço da parte de quem postou a dúvida de ler ou acompanhar o vídeo e adaptar para seu problema.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Dom Jul 08, 2012 20:26

Interatividade que me referi Marcelo Fantini, é de dar dicas e formas de como resolver, e NÃO postar a solução, em momento algum eu disse isso, acho q você deveria reler antes de criticar.

Luiz Aquino, acho que as vídeo-aulas ajudam, já disse isso mil vezes aqui, porém o que eu digo é que as vídeo-aulas sejam usadas como auxílio após a explicação, ou após ser dada uma dica e tal. E não usar a vídeo-aula só com ctrl c + ctrl v, pois se SOMENTE a vídeo-aula resolvesse o problema, era melhor o fórum fazer um tópico só de vídeo-aula ai assim ningém precisaria de responder nada, só assistir a vídeo-aula, isso é até engraçado. O fórum é tira dúvida, então acho eu que a dúvida deve ser tirada seja ela com DICAS, para facilitar o entendimento do aluno, e caso o mesmo não consiga obter o sucesso, postar uma parte da solução SIM para tentar chegar a sanar a dúvida. O que eu vejo aqui direto é a "pirraça" de não postar solução, claro, ninguém gosta de postar solução então gente, poste as DICAS, peça que o aluno poste o que ele desenvolveu, mas resolva a dúvida, não fique de enrolação, e se mesmo assim não conseguir poste parte da resolução para que possa tentar solucionar a dúvida. Senão fica difícil, a pessoa busca ajuda, e tem mais burocracia do que ajuda.
Espero que minha opinião seja respeitada.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor DanielFerreira » Dom Jul 08, 2012 21:05

Claudin escreveu:(...) O que eu vejo aqui direto é a "pirraça" de não postar solução, claro, ninguém gosta de postar solução então gente, poste as DICAS, peça que o aluno poste o que ele desenvolveu, mas resolva a dúvida, não fique de enrolação, e se mesmo assim não conseguir poste parte da resolução para que possa tentar solucionar a dúvida. Senão fica difícil, a pessoa busca ajuda, e tem mais burocracia do que ajuda.
Espero que minha opinião seja respeitada.

Prezado Claudin,
tens toda razão! Inclusive, devo confessar que achava ser o único a pensar assim, mas pelo visto estava errado.
Espero que com suas palavras, alguns conceitos sejam revistos!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1728
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Dom Jul 08, 2012 21:39

Isso ai Danjr

Creio eu que é opinião de várias pessoas do fórum, também espero que conceitos sejam mudados, já tentei expressar isso aqui várias vezes.
Mas nunca consegui nenhum avanço. Vamos ver agora, espero que mais pessoas se manifestem para ajudar a conseguir avanços para o Fórum. :y:
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 09, 2012 12:30

Claudin escreveu:Luiz Aquino, acho que as vídeo-aulas ajudam, já disse isso mil vezes aqui, porém o que eu digo é que as vídeo-aulas sejam usadas como auxílio após a explicação, ou após ser dada uma dica e tal. E não usar a vídeo-aula só com ctrl c + ctrl v, pois se SOMENTE a vídeo-aula resolvesse o problema, era melhor o fórum fazer um tópico só de vídeo-aula ai assim ningém precisaria de responder nada, só assistir a vídeo-aula, isso é até engraçado. O fórum é tira dúvida, então acho eu que a dúvida deve ser tirada seja ela com DICAS, para facilitar o entendimento do aluno, e caso o mesmo não consiga obter o sucesso, postar uma parte da solução SIM para tentar chegar a sanar a dúvida. O que eu vejo aqui direto é a "pirraça" de não postar solução, claro, ninguém gosta de postar solução então gente, poste as DICAS, peça que o aluno poste o que ele desenvolveu, mas resolva a dúvida, não fique de enrolação, e se mesmo assim não conseguir poste parte da resolução para que possa tentar solucionar a dúvida. Senão fica difícil, a pessoa busca ajuda, e tem mais burocracia do que ajuda.
Espero que minha opinião seja respeitada.


Bem, essa questão de "dicas" já é muito usada aqui. Eu particularmente uso bastante. Você bem sabe disso.

O que acontece é que, infelizmente, algumas vezes a pessoa não consegue utilizar a dica de forma correta. Nesses casos, ela deveria responder ao tópico informando essa dificuldade. Ela não precisa esperar que alguém peça que ela faça isso! Eu acredito que nenhum participante do fórum irá se recusar a responder a dúvida caso a pessoa não consiga avançar com a dica.

Em relação aos outros materiais, eu sinceramente discordo. Eu acredito que quando dois exercícios são semelhantes não há necessidade de responder tudo novamente. É como nos exemplos que postei acima. Se alguém enviar para o fórum o Exercício 1), então eu não vejo problema em indicar o Exercício 2) que já está resolvido em outro lugar (seja em outro tópico, em uma videoaula, em outro site, etc). Afinal de contas, a pessoa que quer aprender também precisa se esforçar! Além disso, ser capaz de estudar uma resolução pronta e aplicar o procedimento para resolver um exercício semelhante é uma habilidade importantíssima! Ela deve ser estimulada!

Por fim, tem mais outra coisa: não dar a solução pronta não significa ficar "enrolando". Você já ouviu falar sobre o Método Socrático?
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Seg Jul 09, 2012 12:38

Sem filosofia, por favor. É simples, a pessoa vem aqui posta a dúvida. Recebe as dicas e tenta resolver, caso não consiga ela volta e recebe mais dicas, posta o que ela fez até o momento, e por ai vai, com dicas ela consegue aprender.

A ideia é essa, todo fórum funciona assim com troca de ideias, sem burocracia demais.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 09, 2012 12:47

Claudin escreveu:Sem filosofia, por favor. É simples, a pessoa vem aqui posta a dúvida. Recebe as dicas e tenta resolver, caso não consiga ela volta e recebe mais dicas, posta o que ela fez até o momento, e por ai vai, com dicas ela consegue aprender.

A ideia é essa, todo fórum funciona assim com troca de ideias, sem burocracia demais.


Prezado Claudin,

Se você tivesse lido com um pouco de atenção sobre o Método Socrático perceberia que ele funciona exatamente como você disse. A própria pessoa é conduzida a resposta de sua dúvida através de perguntas simples feitas para ela (aqui no caso através de dicas simples que são fornecidas para ela).
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Seg Jul 09, 2012 12:52

Ou seja, o que eu sempre digo aqui, mas a burocracia é mais forte.

Mas ta bom, já deixei minha opinião.

Valeu :y:
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 09, 2012 12:58

Claudin escreveu:Ou seja, o que eu sempre digo aqui, mas a burocracia é mais forte.

Mas ta bom, já deixei minha opinião.


Por favor, informe exatamente o que você acha "burocrático" aqui no fórum.

Por exemplo, na sua opinião, indicar o Exercício 2) para uma pessoa que enviou o Exercício 1) seria "burocrático"?
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Seg Jul 09, 2012 17:51

Não seria burocrático o termo correto, me equivoquei, o termo correto seria a aparência "politicamente correto", como por exemplo, uma dúvida é postada, ai a pessoa recebe como resposta um tópico "análogo", que na maioria das vezes pode não ser análogo para quem tem dúvida entende? E por isso, a pessoa fica ai no fórum com a dúvida durante 15 dias ou mais como eu mesmo já fiquei. O tópico fica meio que abandonado, devido ao post de um tópico análogo, ou então de uma vídeo-aula, sendo que a ideia principal para solucionar o problema, com dicas, que é que todo mundo que vem a um fórum busca não consegue no primeiro momento.

Ou seja, resumindo, acho o seguinte a pessoa tem dúvida, dê dicas primeiramente, se quiser complemente com um tópico análogo ou vídeo-aula.
Tenho certeza que irá melhorar o funcionamento do fórum que tem como ideal acho eu né, que seja tirar dúvidas, certo? E não ficar com a dúvida durante 15 dias sem ser respondida (através de dicas, vou deixar claro isso, senão vem uma corrente falando sobre resposta e tal kkkkkk).

O uso das dicas, a pessoa vai postando o que ela fez, ai abre o caminho de mais dicas e assim vai, até a pessoa compreender o exercício.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 09, 2012 18:10

A maioria dos tópicos é muito vago neste aspecto. É comum coisas como uma pergunta seca e frases como "preciso disso para amanhã", "não faço idéia de como resolver", "tentei de várias maneiras e nada dá certo", quando simplesmente não vem escrito "resolvam" e nada mais. Poucos conseguem ser específicos quanto às suas dúvidas, ao ponto de dizer "não entendi esta passagem", "não compreendi bem este conceito antes de começar o exercício", "cheguei até aqui mas nesta etapa me perco."

Para os primeiros casos, não vejo problemas em redirecionar à um problema análogo. Politicamente correto? Não sei. Mas se as dúvidas persistirem mesmo após ver um problema quase idêntico resolvido, podemos investigar para entender onde exatamente aparecem as dificuldades.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Ter Jul 10, 2012 11:57

Claudin escreveu:Não seria burocrático o termo correto, me equivoquei, o termo correto seria a aparência "politicamente correto", como por exemplo, uma dúvida é postada, ai a pessoa recebe como resposta um tópico "análogo", que na maioria das vezes pode não ser análogo para quem tem dúvida entende? E por isso, a pessoa fica ai no fórum com a dúvida durante 15 dias ou mais como eu mesmo já fiquei. O tópico fica meio que abandonado, devido ao post de um tópico análogo, ou então de uma vídeo-aula, sendo que a ideia principal para solucionar o problema, com dicas, que é que todo mundo que vem a um fórum busca não consegue no primeiro momento.


Aí está um ponto chave: a pessoa não foi capaz de aplicar (ou entender) o procedimento do exercício análogo. Talvez por falta de base Matemática. Ou talvez por outro problema que só um especialista (por exemplo, um orientador pedagógico) pode identificar. O importante nesse caso é: a pessoa deve informar essa dificuldade! Ou seja, ela deve informar que não conseguiu resolver após estudar o outro exercício (ou assistir a videoaula). E preferencialmente ela deve indicar até onde conseguiu desenvolver e porque o exercício análogo (ou a videoaula) não foi o suficiente para ela. Entretanto, se você analisar a maioria dos tópicos isso não acontece. A pessoa não responde ao tópico informando que o material indicado não foi o suficiente para ela. E mesmo quando ela faz isso, ela não deixa claro até onde conseguiu avançar e porque o outro material não foi o suficiente. Obviamente, quem respondeu ao tópico dessa pessoa não tem como adivinhar que ela está com essas dificuldades!

A aprendizagem é algo muito relativo. Há muitos tópicos nos quais o exercício análogo ou a videoaula foram o suficiente para a pessoa com a dúvida. Inclusive, ela agradece pode ter recebido as indicações e não a resolução. Mas há outras pessoas que não conseguem utilizar as indicações. Por isso que é tão importante deixar claro as dificuldades (e as tentativas) nas mensagens. Desse modo, a pessoa que irá ajudar saberá melhor como proceder.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor nietzsche » Qua Jul 11, 2012 17:37

Marcelo Fantini,

Respondendo as suas perguntas:
"Se usarmos Ctrl+C e Ctrl+V para responder todas na íntegra, como você sugere que nos organizemos para evitar muitas repetições?"
Se a pergunta for identica a outro tópico, dê ctrl +c e ctrl+v no endereço da página que contém a resposta.

"Por que considera que referenciar uma vídeo-aula ou um outro tópico com uma resposta idêntica, a menos de números, não é válido? "
Tudo é válido. Tanto no fórum quanto fora. Não tinha respondido nesse sentido.
O pessoal está identificando um "problema" quanto as respostas dadas. Quando alguém posta uma dúvida sobre um exercício, creio que a intenção dele com essa ação é obter uma resposta para sua dúvida. Se o autor do post quiser referências, métodos de ensino, vídeo-aulas, artigos, link, discussão, etc, ele deveria colocar isso no corpo da sua pergunta explicitamente.
Pode surgir pessoas que copiem uma lista de exercícios inteira para o pessoal do fórum responder. Nesse caso, dê uma resposta de uma linha. Se ele quiser discutir a dúvida que argumente em cima da resposta.
Os métodos pedagócios que me referi é essa coisa de um achar que isso é melhor, outro achar outra, outro não achar que se aprende matemática sem esforço, outro achar que tem que se fuder mesmo... Esse tipo de discussão é longa demais e muitas vezes não se chega a um ponto comum. Até porque não existe uma teoria pedagógica que funcione em todos casos. Cada ser tem suas dificuldades individuais, aprende dum jeito, etc etc etc.

Se você for administrador do fórum, poderia pegar umas dicas com um fórum que parece bem organizado e abrangente: http://www.artofproblemsolving.com/Forum/
Quem sabe eles possam trazer mais idéias pra melhorar este fórum aqui cada vez mais.
nietzsche
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 14:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Qua Jul 11, 2012 17:59

nietzsche escreveu:O pessoal está identificando um "problema" quanto as respostas dadas. Quando alguém posta uma dúvida sobre um exercício, creio que a intenção dele com essa ação é obter uma resposta para sua dúvida. Se o autor do post quiser referências, métodos de ensino, vídeo-aulas, artigos, link, discussão, etc, ele deveria colocar isso no corpo da sua pergunta explicitamente.


Excelente colocação Nietzsche. Também concordo plenamente, caso a pessoa poste vários exercícios basta dar dicas, e ver o desenvolvimento da pessoa, até sua dúvida ser sanada. Tem que ser ação mútua entre os membros do fórum, um pergunta e outro responde (com dicas ou não, vai da pessoa). Porque se ficar com muita demora pra ver qual é o problema o fórum vai precisar de um psicopedagogo para analisar os problemas de cada membro que não consegue fazer relação com vídeo-aula ou exercício análogo. kkkkk

Mas é isso ai, parece que quem se manifestou ni tópico tem a mesma ideia, e creio eu que todos os membros que vem aqui perguntar algo, vem com no mínimo intuito da dúvida ser sanada no menor tempo possível.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Qui Jul 12, 2012 17:30

nietzsche escreveu:Marcelo Fantini,

(...)

Se você for administrador do fórum, poderia pegar umas dicas com um fórum que parece bem organizado e abrangente: http://www.artofproblemsolving.com/Forum/
Quem sabe eles possam trazer mais idéias pra melhorar este fórum aqui cada vez mais.


Bem, a sua resposta foi direcionada ao colega MarceloFantini, mas se me permite eu gostaria de participar dessa discussão.

Primeiro eu gostaria de destacar que eu não sou administrador do fórum. Eu sou apenas um participante voluntário.

Vamos agora falar sobre o fórum que você citou.

O fórum indicado na verdade faz parte do Art of Problem Solving (AoPS), que é uma empresa que oferece produtos e serviços educacionais, como livros (pagos), cursos on-line (pagos), videoaulas (algumas livres), jogo (livre) e o fórum (livre). Note que o objetivo principal dessa empresa não é o fórum! Em resumo, AoPS não é um fórum!

Nesse contexto, já temos uma grande diferença em relação ao nosso Ajuda Matemática (que é de fato um fórum). Ele não é administrado/mantido por uma empresa. Há apenas o trabalho voluntário de várias pessoas. Nós também não oferecemos serviços e produtos como livros, cursos on-line, videoaulas, jogo, etc.

Esquecendo por um momento que AoPS é uma empresa, vamos nos concentrar apenas no fórum mantido por eles. Se observarmos os tópicos nesse fórum, veremos que uma grande parte das postagens são como as nossas: a pessoa envia apenas o enunciado do exercício, sem dizer quais foram suas tentativas ou dificuldades. E quanto as repostas, elas também são como as nossas: há repostas no formato de dicas; há repostas indicando outros materiais; há repostas que são soluções completas. Nesse sentido, o nosso fórum e o deles já são análogos!

Agora, se a ideia é o Ajuda Matemática deixar de ser um fórum para se tornar uma empresa que administra um fórum e oferece produtos e serviços, aí muita coisa precisaria mudar.

nietzsche escreveu:Os métodos pedagócios que me referi é essa coisa de um achar que isso é melhor, outro achar outra, outro não achar que se aprende matemática sem esforço, outro achar que tem que se fuder mesmo... Esse tipo de discussão é longa demais e muitas vezes não se chega a um ponto comum. Até porque não existe uma teoria pedagógica que funcione em todos casos. Cada ser tem suas dificuldades individuais, aprende dum jeito, etc etc etc.


De fato, existem diversas estratégias/teorias pedagógicas. Cada pessoa irá defender aquela que acha mais apropriada.

Mas eu gostaria de frisar que aqui no fórum os participantes são livres para escolher qual estratégia usar. Nós não excluímos mensagens que apresentam a solução inteira. Como também não excluímos mensagens que dão apenas dicas. E também não excluímos mensagens que apenas indicam um outro material. Nós não obrigamos participante algum a usar esta ou aquela estratégia! Mas é óbvio que cada participante do fórum tem a sua própria metodologia.

Claudin escreveu:Mas é isso ai, parece que quem se manifestou ni tópico tem a mesma ideia, e creio eu que todos os membros que vem aqui perguntar algo, vem com no mínimo intuito da dúvida ser sanada no menor tempo possível.


Aproveitando que você falou sobre "tempo", eu gostaria de destacar algo.

Devemos sempre lembrar que todos os participantes do fórum são voluntários. Nesse contexto, um tópico pode demorar a ser respondido. Inclusive, vale lembrar que um tópico mais recente pode até ser respondido antes de um mais antigo. Afinal de contas, cada participante tem a liberdade de escolher qual tópico irá responder. Não há qualquer controle sobre isso.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor nietzsche » Qui Jul 12, 2012 20:43

Luiz Aquino,
não estou entrando no mérito técnico do que o site AoPS é. Ele contém um fórum (vulgarmente falando) que responde bem mais perguntas das respondidas neste fórum aqui. Eles organizam melhor, na minha opinião, os temas das questões. Cabe ao organizador (sendo dono, ganhando grana ou não, voluntário ou não, professor ou não, mestrando ou não, mendingo ou não, crente ou não, padre ou não, alcólatra ou não, medalha fields ou não, comunista ou não, macaco ou não, o que quer que seja ou não) do fórum, organizar as postagens no local que achar mais adequado. Se criassem mais subdivisões dos tópicos, talvez não gerava tantas perguntas "repetitivas", e ajudaria no caso de uma consulta prévia, antes da postagem.

"Mas é óbvio que cada participante do fórum tem a sua própria metodologia."
O que estava em questão não era metodologia científica, ou não, de quem responde, eu sugeri que dêem a resposta em primeiro lugar. Isso aqui é um meio virtual de discussão e não de ensino (embora um não exclua o outro). A resposta não precisa ser completa no primeiro momento, mas no mínimo correta. Lembrando que foi uma sugestão. Cada caso é um caso, mas a resposta explicita sempre é bem-vinda aos que estão com dúvida.
nietzsche
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 14:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jul 12, 2012 21:20

Que diferença o número de subdivisões faz com respeito ao conteúdo repetitivo postado? Se tivéssemos uma seção apenas para equações exponenciais provavelmente não diminuiria a quantidade de pessoas que colocam questões com exatamente o mesmo método de resolução. A grande maioria não faz uma consulta prévia usando o sistema de busca do fórum, muitas nem ao menos consultam quando indicamos tópicos parecidos.

Ainda não compreendo como uma resposta do tipo
Alguém escreveu:Olá, acredito que este tópico possa ser de ajuda: [link], o método de resolução é o mesmo.

não seja explícita ou de menos ajuda. Não há discussão quando a solução completa do exercício é feita ou uma dica é apresentada e a pessoa permanece dizendo que não sabe fazer nada, isto quando responde. Infelizmente, nem todos estão dispostos a argumentar até que sejam capazes de encontrar o caminho.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Sex Jul 13, 2012 01:45

nietzsche escreveu:"Mas é óbvio que cada participante do fórum tem a sua própria metodologia."
O que estava em questão não era metodologia científica, ou não, de quem responde, eu sugeri que dêem a resposta em primeiro lugar. Isso aqui é um meio virtual de discussão e não de ensino (embora um não exclua o outro). A resposta não precisa ser completa no primeiro momento, mas no mínimo correta. Lembrando que foi uma sugestão. Cada caso é um caso, mas a resposta explicita sempre é bem-vinda aos que estão com dúvida.


Novamente Nietzsche, ótima colocação, a maioria das pessoas que vem aqui, já cansei de falar, vem pra tirar dúvidas. Ou seja, sem blá blá blá dimais, o correto e resolver dentro do possível e no menor tempo possível. É claro que todos que estão aqui são voluntários Luiz Aquino, todo mundo sabe, porém um fórum que demorar pra resolver um exercício mais de 15 dias, acho eu que deve existir algum problema. É simples, viu que as dicas não funcionaram posta um pedaço da resolução, mas tentem fazer que a pessoa entenda o exercício, esse era pra ser o objetivo do fórum.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 13, 2012 11:04

nietzsche escreveu:Luiz Aquino,
não estou entrando no mérito técnico do que o site AoPS é. Ele contém um fórum (vulgarmente falando) que responde bem mais perguntas das respondidas neste fórum aqui.


De fato, há mais perguntas respondidas nesse outro fórum. Mas precisamos lembrar que, no momento, ele possui 105.893 membros, enquanto que nós possuímos 7.508. Ele é mais do que 14 vezes maior do que a gente! Nesse sentido, a probabilidade de um tópico ser respondido é bem maior do que aqui. Afinal de contas, há mais pessoas para ajudar.

nietzsche escreveu:Eles organizam melhor, na minha opinião, os temas das questões. Cabe ao organizador (sendo dono, ganhando grana ou não, voluntário ou não, professor ou não, mestrando ou não, mendingo ou não, crente ou não, padre ou não, alcólatra ou não, medalha fields ou não, comunista ou não, macaco ou não, o que quer que seja ou não) do fórum, organizar as postagens no local que achar mais adequado. Se criassem mais subdivisões dos tópicos, talvez não gerava tantas perguntas "repetitivas", e ajudaria no caso de uma consulta prévia, antes da postagem.


Primeiro, eu gostaria de pedir para mantermos o nível de educação apropriado na discussão. Eu achei agressiva (ou desnecessariamente sarcástica) essa parte de sua resposta: "(...) Cabe ao organizador (sendo dono, ganhando grana ou não, voluntário ou não, professor ou não, mestrando ou não, mendingo ou não, crente ou não, padre ou não, alcólatra ou não, medalha fields ou não, comunista ou não, macaco ou não, o que quer que seja ou não) do fórum (...)".

Dito isso, vamos analisar a organização da seção "Matemática" do outro fórum, que seria equivalente a nossa seção "Dúvidas Matemáticas". A seção deles é dividida por série, sendo que dentro de cada série não há divisão por conteúdo. Já aqui na nossa seção nós dividimos apenas por conteúdo e não por série. Esta é basicamente a diferença.

Você (e nem os demais participantes do fórum) não sabe disso, mas já houve antes (em março deste ano) uma discussão entre os Colaboradores Oficiais sobre a organização do fórum. Essa discussão foi realizada na "Sala Fechada", que é exatamente uma seção reservada do fórum para os administradores e colaboradores oficiais discutirem questões internas. Eu gostaria de copiar aqui exatamente o que eu escrevi naquela discussão.

LuizAquino escreveu:Olá Pessoal,

Eu gostaria de sugerir que a divisão dos fóruns na seção Dúvidas Matemáticas seja reformulada.

Precisamos, por exemplo, criar três novos fóruns: Álgebra Linear; Lógica; Teoria dos Números.

Na verdade, eu acho que seria interessante criar um fórum para cada disciplina da graduação em Matemática. Obviamente, para as disciplinas divididas em várias partes podemos criar apenas um fórum geral (como é o caso por exemplo do fórum de Cálculo que já existe, no qual nós não precisamos criar os fóruns Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e Cálculo IV).

Em relação aos conteúdos de Matemática do nível fundamental e médio, podemos deixar os fóruns que já existem. Mas também precisamos criar novos fóruns: Aritmética; Equações; Inequações.

Eu acho que seria interessante também separar alguns fóruns. O fórum "Álgebra Elementar e Conjuntos" em dois: Álgebra Elementar; Conjuntos. Além disso, o fórum "Estatística, Combinatória e Probabilidade" em três: Estatística; Análise Combinatória; Probabilidade.

Acho também que seria positivo alterar o nome do fórum "Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais" para "Cálculo Diferencial e Integral".

Por fim, acho que o fórum ficaria ainda mais organizado se criarmos três grandes seções: Nível Fundamental; Nível Médio; Nível Superior.

O que vocês acham sobre isso tudo? Eu gostaria de saber a opinião de vocês.


Em resumo, eu concordo que precisamos repensar a organização do fórum. Entretanto, assim como disse o colega MarceloFantini, eu não acredito que isso irá reduzir o número de questões repetidas. Basta analisar da forma como já funciona hoje. Por exemplo, na seção Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais há milhares de tópicos repetidos. Aqui "repetido" significa: exercícios idênticos; exercícios análogos.

A grande realidade é que a imensa maioria das pessoas não usa a barra de busca do fórum e nem navega nos tópicos antigos antes de criar um tópico.

Indo mais além, muitas pessoas sequer fazem uma pesquisa usando páginas externas de busca (como o Google por exemplo). Eu já vi tópicos aqui perguntando coisas do tipo: "qual é a fórmula do volume da esfera?". Sejamos sinceros, uma rápida pesquisa no Google e facilmente essa reposta seria encontrada!

nietzsche escreveu:"Mas é óbvio que cada participante do fórum tem a sua própria metodologia."
O que estava em questão não era metodologia científica, ou não, de quem responde, eu sugeri que dêem a resposta em primeiro lugar. Isso aqui é um meio virtual de discussão e não de ensino (embora um não exclua o outro). A resposta não precisa ser completa no primeiro momento, mas no mínimo correta. Lembrando que foi uma sugestão. Cada caso é um caso, mas a resposta explicita sempre é bem-vinda aos que estão com dúvida.


Desculpe-me, mas aqui eu discordo.

Eu acredito que o diferencial deste fórum é ser um meio virtual de ensino, dentro do qual podem (e devem) haver discussões.

De qualquer modo, como eu já disse antes, cada participante do fórum é livre para escolher qual estratégia usar. Se alguém quer dar a resposta explícita, então que dê. Se alguém quer dar apenas dicas, então que dê. Se alguém quer indicar outros materiais, então que indique. Nós não excluímos esta ou aquela mensagem por causa disso.

Claudin escreveu:É claro que todos que estão aqui são voluntários Luiz Aquino, todo mundo sabe, porém um fórum que demorar pra resolver um exercício mais de 15 dias, acho eu que deve existir algum problema.


Nesse contexto, na sua opinião, o que deve acontecer para não ocorrer tópicos com 15 dias sem resposta?
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor joaofonseca » Sex Jul 13, 2012 13:34

Eu nunca pensei que a minha mensagem desse origem a uma conversa tão calorosa. Até porque passados 7 dias de postar a mensagem ainda não existia qualquer reação.

O objectivo da minha mensagem foi de consciêncializar quem sem esforço pretende resultados na Matemática. Portugal é um bom exemplo disso, onde a média do exame nacional da disciplina ficou-se pelos 87 pontos.

Eu não frequento a escola, sou um auto-didata que aprendi o programa de Matemática do 12º ano recorrendo à internet, a livros e a muitas horas de estudo. Não sou um génio! Por isso se eu fui capaz outros (em condições mais vantajosas) também o serão.

Quando olho para um pedido de ajuda, verifico também quantas mensagens o utilizador tem no forum e com que grau de formação se registou. Houve algumas dúvidas que simplesmente me recusei a responder, por não evidenciarem esforço de quem as colocou.

Sobre a arquitetura do forum, não tenho nada a opinar.
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor nietzsche » Sex Jul 13, 2012 14:30

Nem todos sabem realizar uma busca de modo eficiente. Buscar algum tópico e ter como resposta um milhão de links não é obter uma resposta, e não ajuda muito. Ninguém vai conseguir verificar os milhares de links e saber que possivelmente em alguns deles estará a resposta da sua dúvida.
As subdivisões poderiam ajudar a pessoa a se orientar, a buscar, a perceber que a dúvida dela está respondida no fórum. Por exemplo, naquele fórum citado, eles têm uma seção de dúvidas já respondidas e organizadas dentro dos tópicos. Eu acho esse tipo de orgnaização eficaz.

Concordo, com o Claudin, que seria interessante resolver (dar uma resposta, mesmo que simplificada) as dúvidas no menor tempo possível.

Discordo do Luiz Aquino, quando diz sobre meio virtual de ensino. Imagino que você deve ter experiências boas com o ensino de forma geral. Eu, particularmente, vejo muitos pontos precarários nas universidades públicas em geral (no Brasil). Mesmo assim, existem infinitas exeções. Agora, quanto ao Ensino Virtual, você deve estar confundindo Ensino com ser "treinado a fazer contas e, além disso, acreditar que suas contas estão certas". Acreditar num ensino virtual no Brasil, pra mim, é assumir o fracasso do ensino, é movimentar a indústria dos computadores e afundar ainda mais nosso país na absoluta ignorância. Essa discussão envolve muitos pontos. Melhor seria pessoalmente, ou em outro tópico, em outro momento, falar por falar é bobagem.
Continuando, Luiz Aquino, se você, por um lado, acha sarcástico, sem educação, o parágrafo que disse isso ou aquilo, eu acho uma total falta de respeito vocês realizarem uma reunião reservada sem divulgar aos participantes do fórum. Soa como um clube do bolinha e não como o que você estava falando de ser voluntário ou não. De qualquer forma, as subdivisões que eu falava do outro fórum é a idéia que você propôs na "reunião". Você devia postar o que decidiram, quem sabe ajuda a melhorar problemas como "o que deve acontecer para não ocorrer tópicos com 15 dias sem resposta?" Além disso, já tive mensagens minhas excluídas sem ao menos receber um email notificando que seria excluída. Se o fórum tem um manual de boas condutas, se existe um regimento de forma a coibir atitudes subversas, as coisas estão piores do que eu pensava.
nietzsche
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 14:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais ou OFF-TOPIC

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?