Claudin escreveu:O que eu discordo é no caso de postar vídeo-aulas e acabar não explicando nada a pessoa, penso da seguinte maneira, se a pessoa chegou a postar no fórum é que ela deseja sanar sua dúvida através da interatividade que o fórum proporciona a todos, ou seja,buscando novas formas de resolver exercícios, ou dicas de como iniciar ou como proceder no exercício, isso sim seria o mais didático. E claro, depois de uma explicação poderia claro,postar vídeo-aulas para o auxílio no entendimento do exercício. Somente a vídeo-aula fica muito "vago", pode passar a impressão também de que a pessoa não quer explicar ou outra coisa qualquer, fica essa dúvida no ar.
Claudin escreveu:O que eu discordo é no caso de postar vídeo-aulas e acabar não explicando nada a pessoa, penso da seguinte maneira, se a pessoa chegou a postar no fórum é que ela deseja sanar sua dúvida através da interatividade que o fórum proporciona a todos, ou seja,buscando novas formas de resolver exercícios, ou dicas de como iniciar ou como proceder no exercício, isso sim seria o mais didático. E claro, depois de uma explicação poderia claro,postar vídeo-aulas para o auxílio no entendimento do exercício. Somente a vídeo-aula fica muito "vago", pode passar a impressão também de que a pessoa não quer explicar ou outra coisa qualquer, fica essa dúvida no ar.
Claudin escreveu:(...) O que eu vejo aqui direto é a "pirraça" de não postar solução, claro, ninguém gosta de postar solução então gente, poste as DICAS, peça que o aluno poste o que ele desenvolveu, mas resolva a dúvida, não fique de enrolação, e se mesmo assim não conseguir poste parte da resolução para que possa tentar solucionar a dúvida. Senão fica difícil, a pessoa busca ajuda, e tem mais burocracia do que ajuda.
Espero que minha opinião seja respeitada.
Claudin escreveu:Luiz Aquino, acho que as vídeo-aulas ajudam, já disse isso mil vezes aqui, porém o que eu digo é que as vídeo-aulas sejam usadas como auxílio após a explicação, ou após ser dada uma dica e tal. E não usar a vídeo-aula só com ctrl c + ctrl v, pois se SOMENTE a vídeo-aula resolvesse o problema, era melhor o fórum fazer um tópico só de vídeo-aula ai assim ningém precisaria de responder nada, só assistir a vídeo-aula, isso é até engraçado. O fórum é tira dúvida, então acho eu que a dúvida deve ser tirada seja ela com DICAS, para facilitar o entendimento do aluno, e caso o mesmo não consiga obter o sucesso, postar uma parte da solução SIM para tentar chegar a sanar a dúvida. O que eu vejo aqui direto é a "pirraça" de não postar solução, claro, ninguém gosta de postar solução então gente, poste as DICAS, peça que o aluno poste o que ele desenvolveu, mas resolva a dúvida, não fique de enrolação, e se mesmo assim não conseguir poste parte da resolução para que possa tentar solucionar a dúvida. Senão fica difícil, a pessoa busca ajuda, e tem mais burocracia do que ajuda.
Espero que minha opinião seja respeitada.
Claudin escreveu:Sem filosofia, por favor. É simples, a pessoa vem aqui posta a dúvida. Recebe as dicas e tenta resolver, caso não consiga ela volta e recebe mais dicas, posta o que ela fez até o momento, e por ai vai, com dicas ela consegue aprender.
A ideia é essa, todo fórum funciona assim com troca de ideias, sem burocracia demais.
Claudin escreveu:Ou seja, o que eu sempre digo aqui, mas a burocracia é mais forte.
Mas ta bom, já deixei minha opinião.
Claudin escreveu:Não seria burocrático o termo correto, me equivoquei, o termo correto seria a aparência "politicamente correto", como por exemplo, uma dúvida é postada, ai a pessoa recebe como resposta um tópico "análogo", que na maioria das vezes pode não ser análogo para quem tem dúvida entende? E por isso, a pessoa fica ai no fórum com a dúvida durante 15 dias ou mais como eu mesmo já fiquei. O tópico fica meio que abandonado, devido ao post de um tópico análogo, ou então de uma vídeo-aula, sendo que a ideia principal para solucionar o problema, com dicas, que é que todo mundo que vem a um fórum busca não consegue no primeiro momento.
nietzsche escreveu:O pessoal está identificando um "problema" quanto as respostas dadas. Quando alguém posta uma dúvida sobre um exercício, creio que a intenção dele com essa ação é obter uma resposta para sua dúvida. Se o autor do post quiser referências, métodos de ensino, vídeo-aulas, artigos, link, discussão, etc, ele deveria colocar isso no corpo da sua pergunta explicitamente.
nietzsche escreveu:Marcelo Fantini,
(...)
Se você for administrador do fórum, poderia pegar umas dicas com um fórum que parece bem organizado e abrangente: http://www.artofproblemsolving.com/Forum/
Quem sabe eles possam trazer mais idéias pra melhorar este fórum aqui cada vez mais.
nietzsche escreveu:Os métodos pedagócios que me referi é essa coisa de um achar que isso é melhor, outro achar outra, outro não achar que se aprende matemática sem esforço, outro achar que tem que se fuder mesmo... Esse tipo de discussão é longa demais e muitas vezes não se chega a um ponto comum. Até porque não existe uma teoria pedagógica que funcione em todos casos. Cada ser tem suas dificuldades individuais, aprende dum jeito, etc etc etc.
Claudin escreveu:Mas é isso ai, parece que quem se manifestou ni tópico tem a mesma ideia, e creio eu que todos os membros que vem aqui perguntar algo, vem com no mínimo intuito da dúvida ser sanada no menor tempo possível.
Alguém escreveu:Olá, acredito que este tópico possa ser de ajuda: [link], o método de resolução é o mesmo.
nietzsche escreveu:"Mas é óbvio que cada participante do fórum tem a sua própria metodologia."
O que estava em questão não era metodologia científica, ou não, de quem responde, eu sugeri que dêem a resposta em primeiro lugar. Isso aqui é um meio virtual de discussão e não de ensino (embora um não exclua o outro). A resposta não precisa ser completa no primeiro momento, mas no mínimo correta. Lembrando que foi uma sugestão. Cada caso é um caso, mas a resposta explicita sempre é bem-vinda aos que estão com dúvida.
nietzsche escreveu:Luiz Aquino,
não estou entrando no mérito técnico do que o site AoPS é. Ele contém um fórum (vulgarmente falando) que responde bem mais perguntas das respondidas neste fórum aqui.
nietzsche escreveu:Eles organizam melhor, na minha opinião, os temas das questões. Cabe ao organizador (sendo dono, ganhando grana ou não, voluntário ou não, professor ou não, mestrando ou não, mendingo ou não, crente ou não, padre ou não, alcólatra ou não, medalha fields ou não, comunista ou não, macaco ou não, o que quer que seja ou não) do fórum, organizar as postagens no local que achar mais adequado. Se criassem mais subdivisões dos tópicos, talvez não gerava tantas perguntas "repetitivas", e ajudaria no caso de uma consulta prévia, antes da postagem.
LuizAquino escreveu:Olá Pessoal,
Eu gostaria de sugerir que a divisão dos fóruns na seção Dúvidas Matemáticas seja reformulada.
Precisamos, por exemplo, criar três novos fóruns: Álgebra Linear; Lógica; Teoria dos Números.
Na verdade, eu acho que seria interessante criar um fórum para cada disciplina da graduação em Matemática. Obviamente, para as disciplinas divididas em várias partes podemos criar apenas um fórum geral (como é o caso por exemplo do fórum de Cálculo que já existe, no qual nós não precisamos criar os fóruns Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e Cálculo IV).
Em relação aos conteúdos de Matemática do nível fundamental e médio, podemos deixar os fóruns que já existem. Mas também precisamos criar novos fóruns: Aritmética; Equações; Inequações.
Eu acho que seria interessante também separar alguns fóruns. O fórum "Álgebra Elementar e Conjuntos" em dois: Álgebra Elementar; Conjuntos. Além disso, o fórum "Estatística, Combinatória e Probabilidade" em três: Estatística; Análise Combinatória; Probabilidade.
Acho também que seria positivo alterar o nome do fórum "Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais" para "Cálculo Diferencial e Integral".
Por fim, acho que o fórum ficaria ainda mais organizado se criarmos três grandes seções: Nível Fundamental; Nível Médio; Nível Superior.
O que vocês acham sobre isso tudo? Eu gostaria de saber a opinião de vocês.
nietzsche escreveu:"Mas é óbvio que cada participante do fórum tem a sua própria metodologia."
O que estava em questão não era metodologia científica, ou não, de quem responde, eu sugeri que dêem a resposta em primeiro lugar. Isso aqui é um meio virtual de discussão e não de ensino (embora um não exclua o outro). A resposta não precisa ser completa no primeiro momento, mas no mínimo correta. Lembrando que foi uma sugestão. Cada caso é um caso, mas a resposta explicita sempre é bem-vinda aos que estão com dúvida.
Claudin escreveu:É claro que todos que estão aqui são voluntários Luiz Aquino, todo mundo sabe, porém um fórum que demorar pra resolver um exercício mais de 15 dias, acho eu que deve existir algum problema.
Voltar para Assuntos Gerais ou OFF-TOPIC
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
zig escreveu: