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por joaofonseca » Qui Fev 23, 2012 22:41
Ao ler repedidamente alguns tópicos, colocados supostamente por alunos do ensino superior(Engenharias ou Economia) e acreditando na informação dos perfis,fico estranhamente admirado pelas questão tão básicas, ao nível do ensino médio.
Falo assim porque em Portugal (onde as coisas não são perfeitas) os alunos têm que fazer um exame especifico da disciplina exigida pelo curso superior e pelo estabelecimento de ensino.De referir que a esmagadora maioria dos estabelecimentos de ensino superior em Portugal são estatais. A entrada na universidade é feita por concurso, pois o nº de vagas em cada curso não chega para todos os candidatos.
Por isso estar entre os primeiros exige ter a melhor nota possivel no exame de ingresso. O reverso de não estar entre os primeiros é não entrar na universidade ou entrar num curso que não se desejava.No concurso pode-se escolher até 6 opções. Para dar dois exemplos, um aluno colocou como primeira opção Engenharia Aeroespacial, não entrou, mas foi colocado em Engenharia Biomédica.Ou o aluno que não entrou em Medicina, mas foi para Farmácia.
Como são as coisas no Brasil?
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por MarceloFantini » Sex Fev 24, 2012 12:58
Não acredite nas informações do perfil sempre. No Brasil os vestibulares não exigem conhecimentos específicos mas sim gerais, o que gera (na minha opinião) absurdos como gente entrando em matemática e não sabendo o básico como funções, trigonometria, etc.
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MarceloFantini
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por LuizAquino » Sex Fev 24, 2012 19:33
joaofonseca escreveu:Ao ler repedidamente alguns tópicos, colocados supostamente por alunos do ensino superior (Engenharias ou Economia) e acreditando na informação dos perfis,fico estranhamente admirado pelas questão tão básicas, ao nível do ensino médio.
Considerando o seu histórico aqui no fórum, eu presumo que você esteja se referindo as questões de Cálculo Diferencial e Integral.
No ensino médio brasileiro,
não faz parte dos conteúdos oficiais os conceitos básicos de Cálculo Diferencial e Integral. Apenas poucas escolas do país ensinam esses conceitos. Eles
não são cobrados na maioria esmagadora das provas de vestibular. Lembrando que o vestibular no Brasil é uma espécie de concurso, no qual a aprovação determina o ingresso em uma instituição de ensino superior.
Dessa forma, as questões básicas de Cálculo Diferencial e Integral que são abordadas no ensino médio português, apenas começam a serem abordadas nos primeiros semestres dos cursos superiores no Brasil.
O curioso é que em duas épocas, em 1891 e 1961, os conteúdos básicos de Cálculo Diferencial e Integral faziam parte do currículo oficial de Matemática do ensino médio brasileiro. Mas após 1970, eles foram removidos.
joaofonseca escreveu:Falo assim porque em Portugal (onde as coisas não são perfeitas) os alunos têm que fazer um exame especifico da disciplina exigida pelo curso superior e pelo estabelecimento de ensino. De referir que a esmagadora maioria dos estabelecimentos de ensino superior em Portugal são estatais. A entrada na universidade é feita por concurso, pois o nº de vagas em cada curso não chega para todos os candidatos.
O mesmo acontece no Brasil. Como disse anteriormente, há um vestibular para selecionar quem entrará no ensino superior. Aqui também há muitas instituições públicas de ensino superior. Elas são as mais concorridas. Além disso, o número de vagas não é o suficiente.
joaofonseca escreveu:Por isso estar entre os primeiros exige ter a melhor nota possivel no exame de ingresso. O reverso de não estar entre os primeiros é não entrar na universidade ou entrar num curso que não se desejava. No concurso pode-se escolher até 6 opções. Para dar dois exemplos, um aluno colocou como primeira opção Engenharia Aeroespacial, não entrou, mas foi colocado em Engenharia Biomédica. Ou o aluno que não entrou em Medicina, mas foi para Farmácia.
Aqui também acontece tudo isso, exceto a parte das 6 opções.
A maioria das instituições de ensino superior do Brasil usam a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte do seu processo de seleção. A responsabilidade pela organização do ENEM é do governo federal. Já a outra parte do processo seletivo, consiste de um outro conjunto de provas organizadas pela própria instituição (sendo que elas são livres para contratar uma empresa que elabore as provas com base nos requisitos que elas definem).
Existem também algumas instituições que usam apenas as notas do ENEM como processo de seleção.
Há ainda o SiSU (Sistema de Seleção Unificado), no qual você escolhe até 2 opções de curso. A sua nota do ENEM será utilizado pelo SiSU para determinar a sua aprovação. Assim como acontece em Portugal, nesse sistema um aluno pode escolher como primeira opção Medicina, mas só obter pontos para ser aprovado em Farmácia, por exemplo.
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por fraol » Sex Fev 24, 2012 21:27
Além do que já foi dito, gostaria de complementar salientando que, devido às dimensões continentais e à grande população e sua diversidade, o governo brasileiro optou, num primeiro momento por universalizar o ensino básico. Isso tem deixado a qualidade do ensino em segundo plano até agora.
Pelos mesmos motivos, embora não tenhamos um currículo bem definido, há uma parametrização curricular que, no intuito de abranger a grande maioria dos estudantes acaba, como disse LuizAquino referindo-se ao cálculo, por eliminar alguns itens do programa do ensino básico, além de apenas tocar superficialmente em outros.
Como exemplo dessa involução temos os livros didáticos. Seus conteúdos, abrangentes e aprofundados outrora, estão cada vez mais reduzidos e superficiais atualmente.
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Assunto:
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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