Regras do fórum
- Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por joaofonseca » Sex Nov 11, 2011 10:53
Cheguei à parte das indeterminações, no que diz respeito aos limites.Pelo que li nos livros de Matemática do ensino secundario(pré-univertário), só são abordadas 4 tipos de indeterminações, apesar de existirem mais.Para além disso não encontrei nenhuma referencia a regra de L'Hospital nos livros escolares.
Alguém me pode confirmar que até ao 12º ano(Portugal) só são estudadas 4 tipos de indeterminações, cuja resolução é feita por metedos algébricos.
As 4 indeterminações são:
Obrigado
Editado pela última vez por
joaofonseca em Sex Nov 11, 2011 18:02, em um total de 1 vez.
-
joaofonseca
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 196
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
- Localização: Lisboa
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por Neperiano » Sex Nov 11, 2011 15:09
Ola
L'hopital seria uma forma de resolver o limite quando o numerador e o denominador derem iguais ou a 0 ou a infinito, então no caso, as duas de baixo, você pode derivar a equação que deu essas emcima e embaixo. Ex:
Lim = 5x/5x^2
x-0
Resolvendo
0/0
Aplicando l'hopital derivamos emcima e embaixo:
5/10x
Logo:
Lim=5/10x
x-0
Resolvendo:
Lim=5/0 = Infinito
Para infinito sobre infinito, vale a mesma regra
Para os casos acima, você não pode sair usando l'hopital, tenque achar uma forma diferente deles, ou seja reescrevendo eles de uma forma que de em l'hopital ou em outro tipo que de para resolver.
Não sei se deu para entender
Bons estudos
Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
Voltar para Educação Matemática
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Computação] Programa em Pascal
por Pessoa Estranha » Sex Nov 22, 2013 22:51
- 0 Respostas
- 19542 Exibições
- Última mensagem por Pessoa Estranha

Sex Nov 22, 2013 22:51
Computação
-
- [Interpolacao polinomial] - Programa em C
por rrusso » Qua Mar 14, 2018 09:50
- 1 Respostas
- 1857 Exibições
- Última mensagem por Baltuilhe

Qua Abr 25, 2018 01:22
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Computação] Programa em Pascal - Ajuda
por Pessoa Estranha » Qua Out 23, 2013 17:57
- 0 Respostas
- 24005 Exibições
- Última mensagem por Pessoa Estranha

Qua Out 23, 2013 17:57
Computação
-
- QUal a probabilidade?
por Burnys » Ter Jun 30, 2009 22:29
- 1 Respostas
- 4029 Exibições
- Última mensagem por Felipe Schucman

Ter Jul 28, 2009 23:01
Estatística
-
- Qual é a fórmula?
por thales7l » Qua Nov 04, 2009 18:02
- 1 Respostas
- 2252 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Dom Set 18, 2011 13:53
Estatística
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.