• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Divisão Proporcional-Grandeza proporcional e inversamente

Divisão Proporcional-Grandeza proporcional e inversamente

Mensagempor AlexandreLuna » Ter Abr 24, 2012 22:10

2.Certa importância foi distribuída entre quatro pessoas em partes diretamente proporcionais ao número de filhos e inversamente proporcionais ás suas idades. A primeira tem 2 filhos e 42 anos; a segunda , 3 filhos e 50 anos; a terceira 5 filhos e 48 anos e a quarta, 6 filhos e 45 anos. Sabendo-se que a primeira recebeu R$156,00, calcular a importância total e as partes das outras três. Respostas: 1130,61; 196,56; 341,25; 436,80

Este é o tipo de exercício que eu nem sei por onde começar, pois na minha apostila só tem exemplos de exercícios separados em que ou é só proporcional ou é só inversamente proporcional. E não sei qual se faz primeiro se é a idade ou os filhos, e o valor citado da primeira me deixou mais confuso ainda.
AlexandreLuna
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 20:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Divisão Proporcional-Grandeza proporcional e inversament

Mensagempor DanielFerreira » Dom Abr 29, 2012 16:06

AlexandreLuna escreveu:2.Certa importância foi distribuída entre quatro pessoas em partes diretamente proporcionais ao número de filhos e inversamente proporcionais ás suas idades. A primeira tem 2 filhos e 42 anos; a segunda , 3 filhos e 50 anos; a terceira 5 filhos e 48 anos e a quarta, 6 filhos e 45 anos. Sabendo-se que a primeira recebeu R$156,00, calcular a importância total e as partes das outras três. Respostas: 1130,61; 196,56; 341,25; 436,80

Este é o tipo de exercício que eu nem sei por onde começar, pois na minha apostila só tem exemplos de exercícios separados em que ou é só proporcional ou é só inversamente proporcional. E não sei qual se faz primeiro se é a idade ou os filhos, e o valor citado da primeira me deixou mais confuso ainda.

Saiba que:
=> se um número é diretamente proporcional a outro, então multiplique; ex: 4 é diretamente proporcional a x, então: 4x
=> se um número é inversamente proporcional a outro, então divida; ex: 4 é inversamente proporcional a x, então: \frac{x}{4}

Imagine que a importância a ser distribuída é k, então:
\frac{2k}{42} + \frac{3k}{50} + \frac{5k}{48} + \frac{6k}{45} = k

Foi dito que a 1ª recebeu R$ 156,00,
daí,
\frac{2k}{42} = 156

\frac{k}{21} = 156

k = 3276

Alexandre,
agora substitua k em cada uma das frações acima e obterá o respectivo valor de cada uma.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1728
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: Divisão Proporcional-Grandeza proporcional e inversament

Mensagempor jrmatematico » Dom Mai 13, 2012 10:02

Veja essa video aula de proporcionalidade: http://www.youtube.com/watch?v=qtMJR7ncE04
jrmatematico
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 09:56
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: formado


Voltar para Matemática Financeira

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

 



Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Balanar - Seg Ago 09, 2010 04:01

Simplifique a expressão com radicais duplos abaixo:

\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}

Resposta:
Dica:
\sqrt[]{2} (dica : igualar a expressão a x e elevar ao quadrado os dois lados)


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: MarceloFantini - Qua Ago 11, 2010 05:46

É só fazer a dica.


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Soprano - Sex Mar 04, 2016 09:49

Olá,

O resultado é igual a 1, certo?