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analise de investimento

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Mensagempor nhrd » Qui Dez 11, 2008 23:35

A ratoeiras Pelo Rabo desenvolveu uma ratoeira. Ela pode iniciar a produção com um investimento em equipamento de $6 milhões. O equipamento será depreciado em 20% ao ano por 5 anos para um valor residual de zero. O equipamento pode ser vendido após 5 anos por $50.000. O capital de giro deve ser mantido em um nível de 10% das previsões de vendas do ano seguinte. A empresa estima custos de produção iguais a $1,50 por ratoeira e acredita que elas possam ser vendidas por $4 cada. As previsões de vendas são apresentadas a seguir. A vida econômica do projeto é de 5 anos. A faixa tributária da empresa é de 35% e o retorno requerido é de 12%. Qual o VAL do projeto?

ANO 0 1 2 3 4 5
Vendas de
Ratoeiras (MM) 0,5 0,6 1,0 1,0 0,6

FLUXO DE CAIXA -RATOEIRA PELO RABO

ANO 0 ANO 1 ANO 2 ANO 3 ANO 4 ANO 5
RECEITA R$ 2.000.000,00 R$ 2.400.000,00 R$ 4.000.000,00 R$ 4.000.000,00 R$ 2.400.000,00
CUSTO R$ 750.000,00 R$ 900.000,00 R$ 1.500.000,00 R$ 1.500.000,00 R$ 900.000,00
DEPRECIAÇÃO R$ 1.200.000,00 R$ 1.200.000,00 R$ 1.200.000,00 R$ 1.200.000,00 R$ 1.200.000,00
VENDA DO EQUIPAMENTO R$ 50.000,00
LUCRO ANTES DOS IMPOSTOS (LAIR) R$ 50.000,00 R$ 300.000,00 R$ 1.300.000,00 R$ 1.300.000,00 R$ 350.000,00
I.R. (35%) R$ 17.500,00 R$ 105.000,00 R$ 455.000,00 R$ 455.000,00 R$ 122.500,00
LUCRO APÓS O I.R. R$ 32.500,00 R$ 195.000,00 R$ 845.000,00 R$ 845.000,00 R$ 227.500,00

INVESTIMENTO R$ 6.000.000,00
CAPITAL DE GIRO R$ 200.000,00 R$ 40.000,00 R$ 160.000,00 R$ 0,00 -R$ 160.000,00 -R$ 40.000,00
FLUXO DE CAIXA R$ 72.500,00 R$ 355.000,00 R$ 845.000,00 R$ 685.000,00 R$ 187.500,00

TMA=12%

Calculo do VAL = -6.200.000 + 72.500/(1 + 0,12) + 355.000/(1 + 0,12)2 + 845.000/(1 + 0,12)3 + 645.000/(1 + 0,12)4 + 187.000/(1 + 0,12)5

pela hp 6.200.000 CHS g Cf0 72.500 g Cfj 350.000 g Cfj 845.000 g Cfj 685.000 g Cfj 187.500 g Cfj 12 i f NPV = -R$ 4.713.073,27

VAL < 0
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?