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Última mensagem por Janayna
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por dinhufischer » Qua Jan 26, 2011 23:09
Uma financiadora oferece empréstimos, por
um período de 4 meses, sob as seguintes
condições:
1ª ) taxa de 11,4% ao mês, a juros simples;
2ª ) taxa de 10% ao mês, a juros compostos.
Uma pessoa fez um empréstimo de R$ 10.000,00,
optando pela 1ª condição. Em quantos
reais os juros cobrados pela 1ª condição serão
menores do que os cobrados pela 2ª ?
Minha resposta deu 81 reais... mas tem um blog com esse exercicio, nesse endereço
http://blog.educacional.com.br/tatidadd ... nceira.pdf lá da 840... queria saber quem está errado.
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dinhufischer
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por Neperiano » Qui Jan 27, 2011 22:04
Ola
Voce esta errado, realmente a resposta da pra la de 800 reais, sugiro q voce verifique se voce levou em conta q na opção 2 eh juros compostos, ou seja os juros acumulam e na 1 não, é sempre o mesmo valor de juro.
Atenciosamente
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"Platão"
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por dinhufischer » Seg Jan 31, 2011 14:15
Pois é man, foi isso que também achei, um valor muito grande para uma diferença de mes muito pequena.
Agradeço sua atenção e valeu a ajuda.
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dinhufischer
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por Rogerio Murcila » Seg Jan 31, 2011 14:35
Já encontrei o erro da apostila
Por acaso eu refiz as contas do 2ª) taxa de 10% ao mês, a juros compostos, só que usando os juros iguais ao citado na primeira condição que é 11,4% e o resultado foi:
VF = 15.400,71
Se agora fizer a conta fica:
15.400,71 - 14.641 = 840,71
Resumo alguém digitou errado o segundo item (juros compostos), pois era para ter mantido a taxa de juros em 11,4%.
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por dinhufischer » Seg Jan 31, 2011 14:47
Realmente man,
Agora, sabe o que me deixa triste? Não dá pra confiar em canto nenhum, nem em um documento desse de exercicios, e ainda te digo que essas apostilas e livros que vendem para concurso nas bancas e livrarias, também vem muitos erros, como então sabermos se realmente acertamos ou não?
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por Rogerio Murcila » Seg Jan 31, 2011 15:23
Concordo contigo, porem o que mais me incomoda são os cursos e apostilas mal feitos sendo que muitos deles são pagos (bem pagos) e com pouco conteúdo apenas mostra o uso das teclas da HP-12C por exemplo, o que espero são exemplos de situações reais com a solução dos problemas usando a matemática (HP-12C) como ferramenta, por outro lado, se tiver conteúdo mesmo que tenha um erro no resultado não chega a me incomodar tanto, uma vez que se realmente aprendermos seremos capazes de enxergar o erro, como foi o caso.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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