• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

juros compostos

juros compostos

Mensagempor pseytow » Seg Jul 07, 2008 23:03

olá, muito obrigado pela resposta do problema que postei, me ajudou muito!
pois bem... tenho alguns problemas que não estou conseguindo resolver... como são todos do mesmo estilo, vou colocar somente um e acho que já será o suficiente.
1. Encontre a taxa de juros necessária para fazer um investimento de 5000 reais chegar a 7500 (reais) em três anos, com juro composto mensalmente.
as fórmulas que tenho disponíveis são: juros simples A=P(1+rt) ; juros compostos A=P{(1+\frac{r}{m})}^{mt} ; sendo que:
A= montante acumulado
P= principal ou capital inicial
r= taxa de juros nominal anual
m= número de períodos de conversão ao ano
t= prazo (número de anos)
a resposta para o problema é 13,59% ao ano
obs.: vou mostrar o que tentei fazer, não sei se é o caminho certo: 7500=5000{(1+\frac{x}{12})}^{36}1,5={(1+\frac{x}{12})}^{36}
Acho que há uma forma melhor de resolver isso, mas não vejo como... se alguém puder me dar uma ajudinha...
vlw?
pseytow
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 12:22
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciências Econômicas
Andamento: cursando

Re: juros compostos

Mensagempor Molina » Seg Jul 07, 2008 23:55

pseytow escreveu:olá, muito obrigado pela resposta do problema que postei, me ajudou muito!
pois bem... tenho alguns problemas que não estou conseguindo resolver... como são todos do mesmo estilo, vou colocar somente um e acho que já será o suficiente.
1. Encontre a taxa de juros necessária para fazer um investimento de 5000 reais chegar a 7500 (reais) em três anos, com juro composto mensalmente.
as fórmulas que tenho disponíveis são: juros simples A=P(1+rt) ; juros compostos A=P{(1+\frac{r}{m})}^{mt} ; sendo que:
A= montante acumulado
P= principal ou capital inicial
r= taxa de juros nominal anual
m= número de períodos de conversão ao ano
t= prazo (número de anos)
a resposta para o problema é 13,59% ao ano
obs.: vou mostrar o que tentei fazer, não sei se é o caminho certo: 7500=5000{(1+\frac{x}{12})}^{36}1,5={(1+\frac{x}{12})}^{36}
Acho que há uma forma melhor de resolver isso, mas não vejo como... se alguém puder me dar uma ajudinha...
vlw?


Você está no caminho certo.
Agora tira a raiz 36° de ambos os lados. Assim:
\Rightarrow \sqrt[36]{1,5}=\sqrt[36]{{(1+\frac{x}{12})}^{36}} \Rightarrow 1,011326585 = \left(1+\frac{x}{12} \right) \Rightarrow ...
Agora basta isolar o x que você vai encontrar a taxa.

Bom estudo! :)
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado


Voltar para Matemática Financeira

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)