• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Calculo Juros

Calculo Juros

Mensagempor Edson Hidalgo Junior » Dom Mai 21, 2017 15:34

Uma empresa de material eletrônico possui um título de R$ 1.500.000,00. O gestor da empresa, observando o mercado financeiro, percebeu uma oportunidade de investimento em longo prazo, pois o preço do material eletrônico iria apresentar um aumento significativo por vários anos devido ao boom da informática. Para a operação de desconto o gestor escolheu um banco, que cobra 0,55% como taxa de despesa administrativa. O título foi descontado 20 meses antes do seu vencimento e a taxa corrente em desconto composto é de 1,67% a.m. Calcule o valor líquido recebido pelo gestor.

Depois da operação de desconto, esse gestor fez um investimento. Para conseguir melhores taxas, ele planeja fazer investimento de longo prazo (cinco anos). Considerando essa situação o banco ofereceu para o gestor três alternativas de investimento que permitiriam obter uma boa remuneração. As aplicações são:

1) Aplicação com taxa de juro fixa de 19,8 %a.a. ,

2) Aplicação em títulos do governo com taxa de juro fixa de 21,3% a.a.

3) Aplicação em ações com taxa de juro média de 25,4% a.a.

Calcule qual foi o rendimento nessas operações de investimento, supondo que se é usada a capitalização composta, e considerando que o valor líquido obtido pelo desconto do título de R$ 1.500.000,00 foi dividido igualmente pelas três alternativas de aplicação.

Determine também qual foi o valor de resgate após cinco anos de investimento.
Edson Hidalgo Junior
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mai 21, 2017 13:22
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Departamento Pessoal
Andamento: cursando

Voltar para Matemática Financeira

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.