por Cris Oliveira » Seg Jun 30, 2008 20:44
Aquisição de hangar para abrigar aviões e áreas de manutenção
Boa Noche
Faço faculdade á distancia e nao estou entendendo nda sobre este exercicio que o professor deu , em sua explicação ele diz que ele quer o valor a vista dos titulos , ou seja , ele quer saber quanto vale o titulo hoje , tem como vcs me ajudarem dizendo qual é a formula que usos nestes problemas, apenas dar uma orientação
[1] A empresa TEREFER Transportes Logísticos, com sede na cidade de Curitiba, Estado do Paraná tem por objetivo social a exploração de transporte aéreo em aviões de pequeno porte. Mantém uma frota de cinco aviões e seu planejamento para o ano de 2009 prevê a compra de mais três aeronaves. Entretanto, o seu atual hangar já está totalmente ocupado com a guarda de sua frota e pela área de manutenção técnica, além das instalações administrativas.
[2] A diretoria decidiu, portanto, adquirir um terreno próximo ao atual para fazer um novo hangar para abrigar os novos aviões. Foi distribuída uma carta-consulta a diversas empresas nacionais e internacionais, com todas as especificações do projeto de construção, o que resultou no recebimento de três propostas de duas empresas brasileiras especializadas em construção aeroviária (Aerotec e Engesky), de uma empresa espanhola (Cielito Lindo) e de um consórcio japonês (Matsunave).
[3] Considerando que o preço à vista proposto pela empresa Aerotec atingiu o valor previsto pela empresa TEREFER e, portanto, foi considerado um preço básico, a comissão encarregada de analisar as propostas teve que efetuar cálculos para chegar à melhor condição ofertada, dentro de uma taxa de juros compostos previamente condicionada em 8,5% ao mês.
[4] Da análise das propostas apresentadas pelas empresas, todas foram consideradas tecnicamente aptas para realizar a construção do hangar dentro do prazo proposto pela TEREFER. Entretanto, apresentaram propostas com diferentes condições de pagamentos. Cabendo à comissão adjudicar o objeto das propostas àquela que apresentar o menor preço, considerada as condições acima.
a) Aerotec – R$ 2.150.000,00 à vista;
b) Engesky – R$ 1.150.000,00 de entrada e mais um pagamento de R$ 1.250.000,00 em 75 dias;
c) Cielito Lindo – R$ 550.000,00 de entrada mais dois pagamentos de R$ 750.000,00 e R$ 1.050.000,00 em 45 dias e 81 dias, respectivamente;
d) Matsunave – Sem entrada, com o valor total dividido em três pagamentos de R$ 800.000,00 cada, respectivamente em 32, 65 e 92 dias.
Para o desenvolvimento desta atividade supervisionada você deverá:
1) Realizar um resumo em Espanhol de no mínimo 10 (dez linhas) para descrever a situação acima, com relação aos parágrafos [1], [2], [3] e [4];
2) Identificar, através do valor, qual é a proposta mais vantajosa apresentada à TEREFER, apresentando todos os cálculos financeiros de todas as propostas para justificar sua escolha;
3) Suponha que a empresa vencedora da concorrência tem uma duplicata para receber no valor de R$ 2.639.218,05 para daqui a seis meses e o banco desconta esta duplicata a 4,5% a.m. Seria vantagem esta empresa descontar o título considerando o valor da licitação? (todos os cálculos deverão ser apresentados).
Desde já muito obrigada
Att Cris
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Cris Oliveira
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por admin » Ter Jul 01, 2008 06:51
Olá, boas-vindas!
Sugestões:
-encontrar a taxa diária de juros equivalente aos 8,5% ao mês;
-com esta taxa diária, calcular o valor líquido de cada parcela, após seus respectivos dias;
-a soma destas parcelas, sem o acréscimo, resulta no valor à vista que seria pago;
-o texto sugere que "a proposta mais vantajosa" é aquela com menor preço à vista correspondente.
Apenas um exemplo de cálculo, determinando uma taxa anual equivalente a 2% ao mês, onde:

: taxa informada

: taxa equivalente

: período
![i_{eq} = \left[ \left( 1 + \frac{i}{100} \right)^n - 1\right] \cdot 100 i_{eq} = \left[ \left( 1 + \frac{i}{100} \right)^n - 1\right] \cdot 100](/latexrender/pictures/caa53e9b82e6535c41017240f058d0e3.png)
![i_{eq} = \left[ \left( 1 + \frac{2}{100} \right)^{12} - 1\right] \cdot 100 i_{eq} = \left[ \left( 1 + \frac{2}{100} \right)^{12} - 1\right] \cdot 100](/latexrender/pictures/99b2c016bd4c53d3e0fafcfc127effd6.png)
![i_{eq} = \left[ \left( 1 + 0,02 \right)^{12} - 1\right] \cdot 100 i_{eq} = \left[ \left( 1 + 0,02 \right)^{12} - 1\right] \cdot 100](/latexrender/pictures/4576bd290c55abb559c9d908faf63900.png)
![i_{eq} = \left[ \left( 1,02 \right)^{12} - 1\right] \cdot 100 i_{eq} = \left[ \left( 1,02 \right)^{12} - 1\right] \cdot 100](/latexrender/pictures/f652ff3e7bec1272432f4fc0ea3a1219.png)



(ao ano)
Bons estudos!
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por Cris Oliveira » Ter Jul 01, 2008 13:06
Bom dia Fabio
Eu usei a formula do desconto composto, mas pq da diferença , quando eu transformo a taxa para dia , ex 8,5/30/100 o problema da um resultado , se eu dividir a o dia em mes da outro , 75/30 , como eu sei qual é o certo
, para ser ultilizado neste problema
obrigado
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Cris Oliveira
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por admin » Ter Jul 01, 2008 17:20
Olá.
Continue na primeira sugestão para encontrar a taxa
equivalente diária.
Como os juros são compostos, não basta dividir por 30.
fabiosousa escreveu:
: taxa informada

: taxa equivalente

: período
![i_{eq} = \left[ \left( 1 + \frac{i}{100} \right)^n - 1\right] \cdot 100 i_{eq} = \left[ \left( 1 + \frac{i}{100} \right)^n - 1\right] \cdot 100](/latexrender/pictures/caa53e9b82e6535c41017240f058d0e3.png)
Considerando o montante

, esta expressão acima foi obtida apenas comparando as taxas, ou seja:
Quando

?
Em palavras, estamos perguntando: qual taxa é equivalente a um único perído àquela correspondente a

periodos?
Daqui, isolamos

na equação:


![\left[ \left(1 + \frac{i}{100} \right)^n - 1 \right]\cdot 100 = i_{eq} \left[ \left(1 + \frac{i}{100} \right)^n - 1 \right]\cdot 100 = i_{eq}](/latexrender/pictures/05542d73c0e58975e72a0bd92c232552.png)
Mas, no caso do seu problema, a taxa equivalente procurada está relacionada a um período inferior, ou seja, temos em mês e queremos em dias.
Então, a pergunta é:
Quando

?
Em palavras: qual taxa é equivalente para um único dia (período) àquela que corresponde a 30 dias?
Extraindo as raízes dos dois membros:
![\sqrt[30]{\left(1 + \frac{i_{eq}}{100} \right)^{30}} = \sqrt[30]{\left(1 + \frac{8,5}{100} \right)^1} \sqrt[30]{\left(1 + \frac{i_{eq}}{100} \right)^{30}} = \sqrt[30]{\left(1 + \frac{8,5}{100} \right)^1}](/latexrender/pictures/11eed423e68228401ac4cb89bc14a645.png)



Utilize uma calculadora científica para o segundo membro da equação.





(ao dia)
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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