Gostaria de uma ajuda pra fazer uma montagem de preço. exemplo: tenho custo 100 reais de um produto. preco aplicar a ele 20% de taxa de comissao. se eu fizer o calculo de 100,00+20% daria o resultado de 120 reais. entretanto, quando eu fosse fazer o calculo tirando de 20% de 120, é claro que nao daria mais os 120 e sim 96 reais. nesse caso iria comer dentro do custo.
queria saber se existe uma formula em que eu possa aplicar sobre o valor de custo em que no final eu possa descontar o percentual de comissao e nesse nao reduza o valor de custo do produto, sem que pra isso eu de tanta volta de calculo.
fazendo aqui por estimativa, achei o calculo de somar ao custo o percentual de 25% para no final do valor de venda poder descontar os 20% e encontrar o valor final do custo e assim fechar as contas. exemplo: 100,00 +25% = 125,00(preço de venda) fazendo o desconto reverso.... 125,00 -20%(taxa que preciso tirar no final)= 100,00 preco final de custo original.
mas percebo q este calculo nao e uma formula e sim uma saida que podera em alguns casos nao dar certo. por isso preciso de uma formula logica pra fazer essa conta e aplicar sobre o custo para chegar a um valor de venda final de forma que quando eu for descontar percentual de comissão eu tenha no final o valor final de custo original.
podem me ajudar?