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MAT e Racioc. Logico - PELO AMOR DE DEUS!!!

Em geral, apenas enunciados de exercícios.
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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

MAT e Racioc. Logico - PELO AMOR DE DEUS!!!

Mensagempor rodrigorsa » Sex Mar 19, 2010 17:58

Boa tarde pessoal,
.
Fiz uma prova de Matemática+Raciocínio Lógico e não concordei com o gabarito de algumas questões...
.
POR FAVOR! PELO AMOR DE DEUS! Alguém aí que seja fera, poderia me ajudar na solução destas questões abaixo? Tenho até terça para entrar com recurso...
.
QUESTÃO 1:
Dadas as afirmativas a seguir:
I. ÂNGULO é a região formada por duas semi-retas de mesma origem.
II. Um cone é dito EQUILÁTERO quando a geratriz é igual ao diâmetro da base.
III. O lugar geométrico dos pontos M do plano, tais que a soma das distâncias a dois pontos fixos F e F’ é constante é denominado
ELIPSE.
IV. Um poliedro é dito CIRCUNSCRITO a uma esfera quando todas as suas faces são tangentes a essa esfera.
V. Todos os triângulos que tem bases congruentes e alturas congruentes são equivalentes, ou seja, possuem a mesma área.
Pode-se afirmar que
A) Apenas a I é correta.
B) São corretas I e II.
C) São corretas I, II e V.
D) A afirmativa III é incorreta.
E) Todas as afirmativas estão corretas.
.
QUESTÃO 2:
Um terreno de 25 hectares foi dividido em três lotes, com dois desses tendo as seguintes dimensões, em metros:
Lote 1: 200 m X 300 m
Lote 2: 300 m X 500 m
O lote restante foi vendido a R$ 20000,00 (vinte mil reais) o hectare.
Qual o montante recebido na venda do terreno se a taxa aplicada foi de 5% ao ano para um financiamento de 120 meses a juro simples?
Dado: 1 are = 100 m2
A) R$ 20 000,00
B) R$ 40 000,00
C) R$ 80 000,00
D) R$ 120 000,00
E) R$ 200 000,00
.
QUESTÃO 4:
Calcule a soma da série infinita e assinale a opção correspondente.
2 – 1 + 1/2 - 1/4 + 1/8 - ....
A) 0
B) -1
C) 1
D) 3/4
E) 4/3
.
QUESTÃO 5:
De quantos modos podem-se pintar as FACES de uma pirâmide pentagonal regular, usando seis cores diferentes, sendo cada FACE de
uma cor?
A) 24
B) 36
C) 72
D) 144
E) 720
.
QUESTÃO 7:
Estima-se que uma equipe com 6 pedreiros constroem 45 metros de muro em 3 dias. Quantos metros de muro serão construídos
diariamente, acrescentando-se 2 pedreiros à equipe, com a mesma eficiência dos profissionais já contratados?
A) 2
B) 5
C) 6
D) 8
E) 15
.
QUESTÃO 8:
Em uma empresa foram levantados os seguintes dados sobre os 80 funcionários:
- Existem funcionários solteiros e funcionários casados;
- Existem 25 funcionários que possuem filhos;
- Dentre os solteiros, 20 funcionários não possuem filhos.
Diante desses dados, qual a probabilidade de se selecionar um funcionário ao acaso que pertença ao grupo de casados?
A) Inferior a 25%
B) 25 %
C) Superior a 25 e inferior a 50%
D) 50%
E) Superior a 50 %
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Re: MAT e Racioc. Logico - PELO AMOR DE DEUS!!!

Mensagempor rodrigorsa » Sex Mar 19, 2010 18:02

Na questão 1, eu respondi a letra E.
Na questão 2, eu respondi a letra D.
Na questão 4, eu respondi a letra E.
Na questão 5, eu respondi a letra D.
Na questão 7, eu respondi a letra C.
Na questão 8, eu respondi a letra E.

Muito obrigado a quem puder me ajudar! Deus o(s) abençoe!
rodrigorsa
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?