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Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

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Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Qui Mar 11, 2010 17:23

Então, ola a todos, queria pedir ajuda em um exercicio, na verdade dois, mais são quase iguais.
vamos lá...
Hoje a professora passou igualdade de números complexos: 2 números complexos são iguais quando suas partes reais e imaginarias forem respectivamente iguais.
a + bi = c + di / a = c / b = d

Ele deu um ex: Determine x e y de modo que (2x + y) + 6i = 5 + (x + 4y)i

2x + y = 5
6 = x + 4y
Então ele passou o jeito 'substituição' para calcular

2x + y = 5 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ y = [5 - 2x] espera
x + 4y = 6 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~y = 5 - 2.2
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~y = 5 - 4 = 1
x + 4y = 6 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~Solução = {2 , 1}
x + 4.(5 - 2x) = 6
x + 20 - 8x = 6
x - 8x = 6 - 20
-7x = -14
x = -14/-7 = 2

Então ela passou 2 exercicios, só que eles tem digamos tem menos letras, ou numeros nao sei e nao estou sabendo como fazer.
1_ Determine o valor de a e b de modo que se tenha a - bi = 5 + 2i.
Eu tentei com o formula do exemplo, mais ficou estranho, e tambem tentei trocar a letras por numeros mais ai seria facil demais

2_ Dados z1= (x+y) + 10i e z2 = 16 + (x - y)i obtenha os valores de x e y para que z1 = z2.
Essa eu nao sei como juntalos de forma correta

Alguem poderia me ajudar a resolvelos?

Obrigado
DonTLie
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor MarceloFantini » Qui Mar 11, 2010 17:55

Boa tarde.

Não tem fórmula nenhuma, o que a sua professora quer dizer é o seguinte: para que um número complexo seja igual a outro, a parte real do primeiro deve ser igual a do segundo, e a parte imaginária idem.

Acredito que a maneira mais fácil de perceber o porque é: quando escrevemos um número complexo z = 1+2i, estamos na verdade definindo um ponto (ou afixo) no plano de Argand-Gauss, cujas coordenadas são (1,2). Portanto, para que você tenha um ponto idêntico a esse, devemos ter as mesmas coordenadas, que significam a parte real e imaginária do complexo.

Assim, no primeiro exercício: se a -bi = 5 +2i, então obrigatoriamente:

a = 5

b = -2

Se você conseguiu entender o conceito, fica fácil resolver o segundo.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Qui Mar 11, 2010 19:43

Obrigado pela ajuda Fantini, eu tinha pensado em fazer dessa forma, pensei que deveria seguir + - o exemplo, agora ficou facil, vlw ae :y:
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Sex Mar 12, 2010 16:37

No exercicio 2, o x e y do z1 tem que ser igual a do z2? se for nao to consiguindo achar os numeros que encaxem
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 12, 2010 17:40

Lembre-se que a parte real é um número sozinho, e a parte imaginária é um número REAL acompanhado da unidade imaginária (i).

No segundo exercício temos:

x+y = 16

x-y = 10

De onde sai que x=16 e x=6.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59