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Bons estudos!
por Neperiano » Qua Fev 11, 2009 18:32
Ola
Como prometi vou postar aqui algumas questões do Vestibular 2008 da UFRGS, terceiro melhor do Brasil, cuja prova de Matemática é considerada a mais Dificel.
Ai vai:
1 - O custo de uma embalagem é diretamente proporcional à superfície do sólido que se deseja embalar. Se o custo para embalar um cubo de 40 cm de aresta é R$10,00, a embalagem de um cubo de 80 cm de aresta custa, em reais,
(A) 15.
(B) 20.
(C) 25.
(D) 40.
(E) 80.
2 - Em março de 2007, o menor preço oferecido por uma companhia telefônica para uma ligação do Brasil para os Estados Unidos era de R$0,95 o minuto. O mesmo serviço pela internet custava R$0,05 o minuto e mais R$0,10 da taxa de conexão da chamada. Em ambas as situações, o preço por segundo correspondia a do preço por minuto.
Nessas condições, para que uma ligação telefônica, do Brasil para os Estados Unidos, tivesse um custo menor via companhia telefônica do que via internet, a duração dessa ligação deveria ser, em número inteiro de segundos, no máximo, de
(A) 6.
(B) 7.
(C) 8.
(D) 9.
(E) 10.
3 - Um hexágono regular tem lado de comprimento 1. A soma dos quadrados de todas as suas diagonais é
(A) 6.
(B) 12.
(C) 18.
(D) 24.
(E) 30.
4 - Numa seqüência de quadrados, o primeiro tem lado igual a 1, e o lado de cada um dos seguintes é igual à diagonal do quadrado anterior.
A soma das áreas dos dez primeiros quadrados dessa seqüência é
(A) 1023.
(B) 1024.
(C) 2047.
(D) 2048.
(E) 4096.
5 - O polinômio p(x)=

tem
(A) apenas duas raízes reais distintas.
(B) apenas duas raízes positivas.
(C) todas as raízes positivas.
(D) quatro raízes iguais.
(E) quatro raízes distintas.
6 - Traçando-se os gráficos das funções definidas por f(x) = 2 sen x e g(x) = 16 -

e num mesmo sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, pode-se verificar que o número de soluções da equação f(x) = g(x)é
(A) 0.
(B) 1.
(C) 2.
(D) 3.
(E) 4.
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por Molina » Sáb Fev 14, 2009 05:11
Boa noite, Maligno.
Como o pessoal aqui não anda com muito tempo para resolver essas questões, vou postar a solução (de todas que eu conseguir resolver):
1) Essa questão te induz a pensar que duplicando a aresta do cubo a área da superfície duplicará também. Isto não é verdade. Neste caso um cubo de 40cm de aresta tem superfície de 9600cm² (custando R$ 10,00) e um cubo de 80cm de aresta tem superfície de 38400cm², que é o quádruplo de 9600cm², ou seja, o valor deve ser multiplicado por 4 também. Com isso concluimos que custará
R$ 40,00.
2) Verificar quanto é o gasto por segundo dos dois modos de comunicação:
Telefone = 1,58333 centavos por minuto
Internet = 0,08333 centavos por minuto (porém pága-se 10 centavos da taxa)
Ou seja, utilizando 1 segundo o telefone eu gastaria apenas 1,58333 centavos e utilizando 1 segundo a internet eu gastaria 10,08333. O maior número que posso multiplicar 1,58333 para ser menor que 10,08333 é
6:
1,58333 *
6 = 9,49998 < 10,08333
1,58333 * 7 = 11,08331 > 10,08333
3) Um hexágono regular possui 3 diagonais. A diagonal de um hexágono regular é 2 vezes o tamanho do raio de um circulo circunscrito nesse polígono. O lado de um hexágono regular é igual ao raio de um circulo circunscrito nesse hexágono: LADO = RAIO (formando 6 triângulos equiláteros dentro do hexágono).
Lado = 1

Raio = 1

Diagonal = 2

2² + 2² + 2² =
124) Primeiramente quando li achei que seria o problema mais difícil dessa lista. Mas não, é bem simples: Começando pelo primeiro quadrado de lado 1, tem-se área igual a 1 também. Lembre-se da fórmula da diagonal do quadrado, dada por
![D = \ell\:\sqrt[]{2} D = \ell\:\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/777e9f39975a29b503809d772846b527.png)
. Logo você percebe que a área do segundo quadrado é 2, do terceiro é 4, do quarto é 8, ... , caindo numa PG de razão 2. Usando a fórmula da soma de uma PG finita chega-se ao resultado de
1023.
5)
6) Construi o gráfico das duas, e se não errei na contrução deles eles terão apenas
2 pontos onde f(x) = g(x).
Abraços!

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por FilipeCaceres » Sex Mai 13, 2011 01:24
Considerando que

seja

então é fácil perceber que:

Portanto,as quatro raízes iguais.
Resposta:

.
Abraço.
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por rcompany » Qui Fev 21, 2019 23:21
1 - O custo de uma embalagem é diretamente proporcional à superfície do sólido que se deseja embalar. Se o custo para embalar um cubo de 40 cm de aresta é R$10,00, a embalagem de um cubo de 80 cm de aresta custa, em reais,
(A) 15.
(B) 20.
(C) 25.
(D) 40.
(E) 80.


2 - Em março de 2007, o menor preço oferecido por uma companhia telefônica para uma ligação do Brasil para os Estados Unidos era de R$0,95 o minuto. O mesmo serviço pela internet custava R$0,05 o minuto e mais R$0,10 da taxa de conexão da chamada. Em ambas as situações, o preço por segundo correspondia a do preço por minuto.
Nessas condições, para que uma ligação telefônica, do Brasil para os Estados Unidos, tivesse um custo menor via companhia telefônica do que via internet, a duração dessa ligação deveria ser, em número inteiro de segundos, no máximo, de
(A) 6.
(B) 7.
(C) 8.
(D) 9.
(E) 10.


3 - Um hexágono regular tem lado de comprimento 1. A soma dos quadrados de todas as suas diagonais é
(A) 6.
(B) 12.
(C) 18.
(D) 24.
(E) 30.


4 - Numa seqüência de quadrados, o primeiro tem lado igual a 1, e o lado de cada um dos seguintes é igual à diagonal do quadrado anterior.
A soma das áreas dos dez primeiros quadrados dessa seqüência é
(A) 1023.
(B) 1024.
(C) 2047.
(D) 2048.
(E) 4096.





5 - O polinômio p(x)=

tem
(A) apenas duas raízes reais distintas.
(B) apenas duas raízes positivas.
(C) todas as raízes positivas.
(D) quatro raízes iguais.
(E) quatro raízes distintas.



Mas achei o texto original e aí fica mais fácil ainda:


6 - Traçando-se os gráficos das funções definidas por

e

e num mesmo sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, pode-se verificar que o número de soluções da equação f(x) = g(x)é
(A) 0.
(B) 1.
(C) 2.
(D) 3.
(E) 4.
![\phi(x)=x^2+2\sin{x}-16\\
\phi'(x)=2x+2\cos{x}\\
\phi''(x)=2-2\sin{x} \Rightarrow \forall x \in \mathbb{R},\;\phi''(x)\geq 0 \; \Rightarrow \phi' \text{ \'e crescente}\\
\left\!\!\!\!\begin{array}{r}\phi'\text{estr.crescente, continua sobre }[-\frac{\pi}{2};0]\\ \phi'(-\frac{\pi}{2})=-\pi\\ \phi'(0)=2 \end{array}\!\!\!\right\}\!\!\!\Rightarrow \!\!\exists\alpha\!\!\in ]\frac{-\pi}{2};0[\text{\'unico tal que }\phi'(\alpha)=0 \\
\phi \text{ decrescente em }]-\infty;\alpha]\text{ e crescente em }[\alpha;+\infty[\\
\phi'(\alpha)=0\Rightarrow \alpha=-\cos{\alpha}\Rightarrow \phi(\alpha)=\cos^2{\alpha}+2\sin{\alpha}-16=-\sin^2{\alpha}+2\sin{\alpha}-15\\
\text{Seja }t=\sin{\alpha}\text{ vemos que }-t^2+2t-15=0 \text{ n\~ao tem ra\'izes e } -t^2+2t-15<0\\
\text{ou seja }\phi(\alpha)<0 \phi(x)=x^2+2\sin{x}-16\\
\phi'(x)=2x+2\cos{x}\\
\phi''(x)=2-2\sin{x} \Rightarrow \forall x \in \mathbb{R},\;\phi''(x)\geq 0 \; \Rightarrow \phi' \text{ \'e crescente}\\
\left\!\!\!\!\begin{array}{r}\phi'\text{estr.crescente, continua sobre }[-\frac{\pi}{2};0]\\ \phi'(-\frac{\pi}{2})=-\pi\\ \phi'(0)=2 \end{array}\!\!\!\right\}\!\!\!\Rightarrow \!\!\exists\alpha\!\!\in ]\frac{-\pi}{2};0[\text{\'unico tal que }\phi'(\alpha)=0 \\
\phi \text{ decrescente em }]-\infty;\alpha]\text{ e crescente em }[\alpha;+\infty[\\
\phi'(\alpha)=0\Rightarrow \alpha=-\cos{\alpha}\Rightarrow \phi(\alpha)=\cos^2{\alpha}+2\sin{\alpha}-16=-\sin^2{\alpha}+2\sin{\alpha}-15\\
\text{Seja }t=\sin{\alpha}\text{ vemos que }-t^2+2t-15=0 \text{ n\~ao tem ra\'izes e } -t^2+2t-15<0\\
\text{ou seja }\phi(\alpha)<0](/latexrender/pictures/56cd4f5842222ffa3cf56bea01e2a9e4.png)
![\left \begin{array}{r}\phi\text{ continua sobre }\mathbb{R}\\
\phi\text{ estritamente decrescente sobre }]-\infty;\alpha[\\
\phi\text{ estritamente crescente sobre }]\alpha;+\infty[\\
\phi(-2\pi)>0 ,\phi(\alpha)<0,\phi(2\pi)>0 \end{array}\right \} \Rightarrow\left \{ \begin{array}{l}\exists x_1 \text{\'unico } \in ]-2\pi;\alpha[ \text{ tal que } \phi(x_1)=0\\
\exists x_2 \text{\'unico } \in ]-2\pi;\alpha[ \text{ tal que } \phi(x_2)=0\\
\forall x < -2\pi \text{ ou }x>2\pi,\;\phi(x)>0 \end{array}\right \left \begin{array}{r}\phi\text{ continua sobre }\mathbb{R}\\
\phi\text{ estritamente decrescente sobre }]-\infty;\alpha[\\
\phi\text{ estritamente crescente sobre }]\alpha;+\infty[\\
\phi(-2\pi)>0 ,\phi(\alpha)<0,\phi(2\pi)>0 \end{array}\right \} \Rightarrow\left \{ \begin{array}{l}\exists x_1 \text{\'unico } \in ]-2\pi;\alpha[ \text{ tal que } \phi(x_1)=0\\
\exists x_2 \text{\'unico } \in ]-2\pi;\alpha[ \text{ tal que } \phi(x_2)=0\\
\forall x < -2\pi \text{ ou }x>2\pi,\;\phi(x)>0 \end{array}\right](/latexrender/pictures/e541cc339277324141018ac2a21491d7.png)

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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