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Dúvida em exercício de PAG!

Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Fernanda » Qui Jul 03, 2008 18:20

Eu gostaria de saber como faz o exercício de PAG a seguir!

''Considere uma sequencia de primas regulares tais que suas bases possuam areas formando uma PG de razao 1/2 e suas alturas uma PA de razao 1. Calcule a soma dos volumes dos 20 primeiros prismas, sabendo que o primeiro é:''
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Neperiano » Qui Jul 03, 2008 18:36

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7: 25
de tres em tres
Editado pela última vez por Neperiano em Qui Jul 03, 2008 18:39, em um total de 1 vez.
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Neperiano » Qui Jul 03, 2008 18:37

dai agora eh soh soma os 20.
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Fernanda » Qui Jul 03, 2008 18:38

mas o volume de um prisma é calculado por 'area da base*altura', nao somando os dois como voce fez...
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Neperiano » Qui Jul 03, 2008 18:40

vou refazer espere

1: 12
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Fernanda » Qui Jul 03, 2008 18:41

tranquilo...
mas pq 18 se a razao da PG é 1/2?
nao deveria ser 8?
Editado pela última vez por Fernanda em Qui Jul 03, 2008 21:35, em um total de 1 vez.
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Neperiano » Qui Jul 03, 2008 20:48

Cara eu não sei calcular isso porque não aprendi mas, o que tu tenque calcular eh o seguinte:
Calcula o primeiro prisma. Depois, a altura do primeiro prisma tu faz mais 1.
E a area do primeiro prisma tu faz vezes 1/2.
Dai tu soma essas duas e vai ser o valor do segundo prisma.
Para o terceiro:

Pega a area do segundo prisma e faz vezes 1/2.
Pegue a altura do segundo prisma e faz mais 1.

E assim por diante
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Molina » Qui Jul 03, 2008 20:56

Fernanda escreveu:Eu gostaria de saber como faz o exercício de PAG a seguir!

''Considere uma sequencia de primas regulares tais que suas bases possuam areas formando uma PG de razao 1/2 e suas alturas uma PA de razao 1. Calcule a soma dos volumes dos 20 primeiros prismas, sabendo que o primeiro é:''


Note que a razão da PG é > 0 e < 1, ou seja, a base dos próximos prismas estão sempre "diminuindo" (sendo dividido por 2). A razão da PA é positiva, logo, está sempre "aumentando" uma unidade na altura.

Como o primeiro prisma tem as dimensões: 2 * 2 * 3
Área da base: 4
Altura: 3
Área do Prisma 1 = 4 * 3 = 12

O segundo prisma tem dimensões formados pelas informações do enunciado.
Área da base: [ÁREADABASE1] * 1/2 = 4 * 1/2 = 2
Altura: [ALTURA1] + 1 = 3 + 1 = 4
Área do Prisma 2 = 2 * 4 = 8

.
.
.
e assim sucessivamente.
acredito que vai ter uma sequencia lógica entre os primeiros que vai ser identificado e nao seja necessário fazer todos esses procedimentos que foram feitos.

espero que seja isso ;)

bom estudo!
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Fernanda » Qui Jul 03, 2008 21:34

molina escreveu:
Fernanda escreveu:Eu gostaria de saber como faz o exercício de PAG a seguir!

''Considere uma sequencia de primas regulares tais que suas bases possuam areas formando uma PG de razao 1/2 e suas alturas uma PA de razao 1. Calcule a soma dos volumes dos 20 primeiros prismas, sabendo que o primeiro é:''


Note que a razão da PG é > 0 e < 1, ou seja, a base dos próximos prismas estão sempre "diminuindo" (sendo dividido por 2). A razão da PA é positiva, logo, está sempre "aumentando" uma unidade na altura.

Como o primeiro prisma tem as dimensões: 2 * 2 * 3
Área da base: 4
Altura: 3
Área do Prisma 1 = 4 * 3 = 12

O segundo prisma tem dimensões formados pelas informações do enunciado.
Área da base: [ÁREADABASE1] * 1/2 = 4 * 1/2 = 2
Altura: [ALTURA1] + 1 = 3 + 1 = 4
Área do Prisma 2 = 2 * 4 = 8

.
.
.
e assim sucessivamente.
acredito que vai ter uma sequencia lógica entre os primeiros que vai ser identificado e nao seja necessário fazer todos esses procedimentos que foram feitos.

espero que seja isso ;)

bom estudo!

até ai eu consegui fazer, mas eu nao queria calcular um por um, entende, pois até chegar no 20º prisma vai ter (1/2) elevado a quase 20, entao fica muito dificil; alem do mais, tem um jeito mais facil pra calcular isso, com uso de formulas e tal, só que o problema é que eu nao sei como faz por esse metodo.
Enfim, obrigada molina!
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Neperiano » Qui Jul 03, 2008 22:20

esqueçe
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor Neperiano » Qui Jul 03, 2008 22:29

Essa eh a formula.
n
sn=a1.(q -1)
q - 1

Sn= soma dos termos
A1= primeiro termo
q= razão( divide a2 por a1) 8 dividido por 12 = o,6667
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Re: Dúvida em exercício de PAG!

Mensagempor admin » Sex Jul 04, 2008 05:01

Olá Fernanda, seja bem-vinda!
Olá Maligno e Molina!

Permitam meus comentários na discussão.
Como o Maligno escreveu, bastaria calcular os volumes, um a um, e somar.
Mas, com razão, a Fernanda não quer ter este trabalho todo, fazendo as contas somando base X altura.
O Molina bem sugere que deve haver algo a mais na seqüência!

Pois bem, em primeiro lugar devo dizer que esta preocupação, em geral excessiva, com "fórmulas" é prejudicial no entendimento dos problemas.
Em muitos casos aplicamos sim fórmulas, mas antes precisamos entender a resolução. Muitas vezes, em vários exercícios, percebo que os alunos "sabem" alguma fórmula relacionada ao assunto, mas não sabem resolver o problema!
Neste exemplo, é evidente que há uma progressão aritmética e uma geométrica relacionadas. Mas também é fácil perceber que não basta saber as "fórmulas" da soma de termos de cada uma. Utilizaremos as tais fórmulas para facilitar? Talvez, vamos ver! Mas, somente após entendermos como esta seqüência se comporta. Vamos discutir esta idéia!

Embora estejamos procurando a soma dos volumes, no momento não são importantes os "resultados" dos volumes, mas sim, as operações que estão sendo feitas.
Para visualizarmos, vamos considerar alguns termos - os volumes:

V_1 = 4 \cdot 3

Como eu disse, não nos interessa aqui que V_1 é igual a 12.
Vamos ao próximo termo!

V_2 = 4\cdot \frac12 \cdot (3 + 1)

Mais um:
V_3 = 4 \cdot \frac12 \cdot \frac12 \cdot (3+1+1)

Outro:
V_4 = 4 \cdot \frac12 \cdot \frac12 \cdot \frac12 \cdot (3+1+1+1)

E outro:
V_5 = 4 \cdot \frac12 \cdot \frac12 \cdot \frac12  \cdot \frac12 \cdot (3+1+1+1+1)

Acho que já podemos "generalizar" o volume, ou seja, encontrar o termo geral, vejam:

V_5 = 4 \cdot \underbrace{\frac12 \cdot \frac12 \cdot \frac12 \cdot \frac12}_{\text{4 vezes}} \cdot (3+\underbrace{1+1+1+1}_{\text{4 vezes}})

Ou seja:

V_n = 4 \cdot \left( \frac12  \right)^{n-1} \cdot (3+n-1})


Simplificando ainda mais o termo geral, temos:

V_n = \frac{4}{2^{n-1}} \cdot (n+2})

Este resultado deve ser provado por indução, mas acredito que não seja o foco deste exercício.


Mais simplificações:

V_n = \frac{4(n+2)}{2^{n-1}}

V_n = \frac{4(n+2) \div 4}{\left(2^{n-1}\right) \div 2^2}

V_n = \frac{n+2}{2^{n-1-2}}

V_n = \frac{n+2}{2^{n-3}}

Assim, o termo geral para o volume está bem simplificado.
Como estamos interessados na soma, chamemos de S_{20} e vamos representá-la através do símbolo somatório:

S_{20} = \sum_{n=1}^{20} V_n = V_1 + V_2 + \cdots + V_{20}

S_{20} = \frac{3}{2^{-2}} + \frac{4}{2^{-1}} + \frac{5}{2^{0}} + \frac{6}{2^{1}} + \frac{7}{2^{2}} + \cdots + \frac{22}{2^{17}}

Reparem que olhando para os numeradores e denominadores, isoladamente, temos uma PA e uma PG, respectivamente.
Mas, por ser uma soma de frações com denominadores diferentes, não podemos somar diretamente os numeradores, ou os denominadores, então, não podemos utilizar as tais fórmulas de soma de termos, exceto se algo ainda esteja ausente nesta minha tentativa.
Pelo menos assim fica mais "prático" obter a soma dos 20 volumes:

S_{20} = 3 \cdot 4 + 4\cdot 2 + \frac{5}{1} + \frac{6}{2} + \frac{7}{4} + \frac{8}{8} + \frac{9}{16} +\cdots + \frac{22}{2^{17}}

S_{20} = 12 + 8 + 5 + 3 + \frac74 + 1 + \frac{9}{16} + \cdots + \frac{22}{2^{17}}

Reparem que os volumes ficam cada vez menores, pois há um aumento exponencial dos denominadores.
Pensando assim, já poderíamos obter um volume bem aproximado, sem somarmos todos os 20 termos da seqüência, apenas somando alguns iniciais.

Mas, vejamos agora os valores obtidos de forma prática com o termo geral:

S_{1} = 12

S_{2} = 12+8 = 20

S_{3} = 20+5 = 25

S_{4} = 25+3 = 28

Como temos potências de 2, nesta resolução seria conveniente utilizar uma calculadora científica, pois os denominadores ficam maiores.

S_{5} = 28 + \frac74 = 29,75

S_{6} = 29,75 + 1 = 30,75

S_{7} = 30,75 + \frac{9}{16} = 31,3125

S_{8} = 31,3125 + \frac{10}{32} = 31,625

S_{9} = 31,625 + \frac{11}{64} = 31,796875

S_{10} = 31,796875 + \frac{12}{128} = 31,890625

Vejam que este volume que estamos somando é bem pequeno e a soma já pouco aumenta.
Ao fazer na calculadora, é mais prático utilizar em cada soma o valor anterior retornado:

S_{11} = S_{10} + \frac{13}{256}

S_{12} = S_{11} + \frac{14}{512}

S_{13} = S_{12} + \frac{15}{1024}

S_{14} = S_{13} + \frac{16}{2048}

S_{15} = S_{14} + \frac{17}{4096}

S_{16} = S_{15} + \frac{18}{8192}

S_{17} = S_{16} + \frac{19}{2^{14}}

S_{18} = S_{17} + \frac{20}{2^{15}}

S_{19} = S_{18} + \frac{21}{2^{16}}

S_{20} = S_{19} + \frac{22}{2^{17}} \approx 32

Dizemos que a soma dos volumes "converge" para 32.

Bons estudos para todos!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?