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[Sequencias] Calculo do limite da sequencia

[Sequencias] Calculo do limite da sequencia

Mensagempor Larissa28 » Qua Ago 05, 2015 01:09

Calcule o limite, se existir, (se não, justifique) da sequencia de termo geral

an = \sqrt[n]{{2}^{1+3n}}
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Re: [Sequencias] Calculo do limite da sequencia

Mensagempor nakagumahissao » Qua Ago 05, 2015 16:32

{a}_{n} = \sqrt[n]{{2}^{1+3n}}

{a}_{2} = \sqrt[2]{{2}^{7}} = \sqrt[2]{{2}^{6} \times 2} = 2^{3} \sqrt[2]{2} = 8\sqrt[2]{2}

{a}_{3} = \sqrt[3]{{2}^{10}} = \sqrt[3]{{2}^{9} \times 2} = 2^{3} \sqrt[3]{2} = 8\sqrt[3]{2}

{a}_{4} = \sqrt[4]{{2}^{13}} = \sqrt[4]{{2}^{12} \times 2} = 2^{3} \sqrt[4]{2} = 8\sqrt[4]{2}

e assim sucessivamente. Para n = n, teremos:

{a}_{n} = 8\sqrt[n]{2}

Assim:

{a}_{n} = \sqrt[n]{{2}^{1+3n}} = 8\sqrt[n]{2}

Vejamos alguns valores para:

Seja {b}_{n} = \sqrt[n]{2}

n = 2 \Rightarrow {b}_{2} = \sqrt[2]{2} = 1,4142
n = 3 \Rightarrow {b}_{3} = \sqrt[3]{2} = 1,2599
n = 4 \Rightarrow {b}_{4} = \sqrt[4]{2} = 1,1892
n = 5 \Rightarrow {b}_{5} = \sqrt[5]{2} = 1,1486

Ou seja, {b}_{n} é decrescente e portanto {a}_{n} também é decrescente.

Sendo decrescente e positiva, suspeitamos agora que a sequêcia seja limitada inferiormente, pois {b}_{n} parece convergir para 1 e {a}_{n} parece estar convergindo para 8. Então:

\lim_{n \rightarrow \infty }  8\sqrt[n]{2} = \lim_{n \rightarrow \infty }  8 \cdot 2^{\frac{1}{n}} = \lim_{n \rightarrow \infty }  8 * \lim_{n \rightarrow \infty }  {2}^{\frac{1}{n}} = 8 \times 1 = 8

Pois, à medida que n "tende" ao infinito, n se torna um número "grande" e 1 dividido por esse número cada vez "maior", vai se aproximando de zero e 2 elevado à zero vai se tornar 1 e 1 vezes 8 dá 8.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: [Sequencias] Calculo do limite da sequencia

Mensagempor gshickluvx » Ter Nov 03, 2015 01:54

I understand you to say that I have experienced.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?