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Regra da Cadeia - Questão Medonha

Regra da Cadeia - Questão Medonha

Mensagempor iarapassos » Qua Out 10, 2012 23:51

Determine a derivada indicada.

f'(0), sendo x.f(8 - x)=f(x² - 9x + 8) + \sqrt[3]{2} e f(0) = -\frac{8}{3}.

Me dêem uma luz, essa questão está na seção de regra da cadeia, mas não sei como aplic´-la para chegar ao resultado.

Desde já grata!
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Re: Regra da Cadeia - Questão Medonha

Mensagempor MarceloFantini » Qui Out 11, 2012 01:20

Note que teremos f(0) quando x=8. Perceba também que podemos fatorar x^2 -9x+8 em (x-8)(x-1).

Derivando dos dois lados, teremos que o lado esquerdo será f(8-x) + x (- f'(8-x) ), e o lado direito f'((x-8)(x-1)) \cdot (2x -9).

Substituindo x=8 segue

f(0) -8f'(0) = 7 f'(0) \leadsto 15 f'(0) = f(0) \leadsto f'(0) = \frac{f(0)}{15} = \frac{-8}{45}.

Para derivar f(8-x) e f(x^2 -9x +8) você tem que observar a seguinte composição de funções: h(x) = 8-x, g(x) = x^2 -9x +8 com f, assim f(8-x) = (f \circ h)(x) = f(h(x)) e f(x^2 -9x+8) = (f \circ g)(x) = f(g(x)).

Aplicando a regra da cadeia, (f \circ h) ' (x) = f'(h(x)) \cdot h'(x) e (f \circ g)'(x) = f'(g(x)) \cdot g'(x).
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Re: Regra da Cadeia - Questão Medonha

Mensagempor TheKyabu » Seg Out 29, 2012 19:31

Ow Marcelo to com uma duvida,por que o sinal de manos nessa etapa?
f(8-x) + x (- f'(8-x) )
Vlw,
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Re: Regra da Cadeia - Questão Medonha

Mensagempor MarceloFantini » Seg Out 29, 2012 22:07

Você não prestou atenção nos cálculo do final. Lembre-se que f(8-x) = f(h(x)), onde h(x) = 8-x. Aplicando a regra da cadeia, você terá

(f(8-x))' = (f(h(x)))' = f'(h(x)) \cdot h'(x) = f'(8-x) \cdot (8-x)' = f'(8-x) \cdot (-1).
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Re: Regra da Cadeia - Questão Medonha

Mensagempor TheKyabu » Seg Out 29, 2012 23:29

Vlw brow,eu dei mole...
abraço
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?