• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[diferenciais] diferença de significados

[diferenciais] diferença de significados

Mensagempor Jhenrique » Seg Set 10, 2012 00:03

Saudações Pessoal!

Corrigam-me se eu estiver errado...
na definição de DERIVADA, as seguintes afirmações são válidas:

?x=dx : ?x
?y=dy : f(x+?x)-f(x)


mas em APROXIMAÇÃO DIFERENCIAL, as seguintes afirmações são válidas:

?x=dx : ?x
?y : f(x+?x)-f(x)
dy : t(x+?x)-t(x)


sendo:
f: função
t: reta tangente

Certo ou não?

Obg,

José
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado

Re: [diferenciais] diferença de significados

Mensagempor MarceloFantini » Seg Set 10, 2012 00:13

Henrique, não consigo entender o que você quer dizer. Poderia elaborar mais?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [diferenciais] diferença de significados

Mensagempor Jhenrique » Qui Set 13, 2012 03:26

Claro! Então... minha dúvida surgiu quando eu assisti a video aula 17 do Luiz Aquino, "Aproximação Linear e Diferencial". Nela, como na anterior ("Derivada de Ordem Superior"), ele manipula os diferenciais x e y normalmente, como se fossem variáveis quaisquer, e eu achei isso muitíssimo estranho, porque na video aula 13 dele, Regra da Cadeia, ele enfatiza claramente que não podemos simplificar um diferencial de um denominador com um diferencial do numerador seguinte. Mas como eu disse, em aulas futuras, ele os manipula normalmente, e isso eu não entendi muito bem... outra coisa também que não ficou muito claro é pq no exemplo 2 da video aula 17, o valor do dy é diferente do valor do ?y. Ele derivou a expressão do exemplo e calculou o valor de dy usando os mesmos dados do problema usados para calcular o valor de ?y, os valores são diferentes, não entendi porque... o que eu cheguei mais próximo de entender foi uma parte da resposta particular dele para mim que eu postei abrindo este tópico.

O Luiz me afirmou que o dy é da reta tangente "r", enquanto que o ?y é duma função qualquer "f"... rapidamente eu pensei que na aproximação diferencial, o dy pode ser diferente de ?y por essa razão, mas na definição de derivada imaginei que dy e ?y são idênticos.
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado

Re: [diferenciais] diferença de significados

Mensagempor LuizAquino » Qui Set 13, 2012 17:58

Jhenrique escreveu:Claro! Então... minha dúvida surgiu quando eu assisti a video aula 17 do Luiz Aquino, "Aproximação Linear e Diferencial". Nela, como na anterior ("Derivada de Ordem Superior"), ele manipula os diferenciais x e y normalmente, como se fossem variáveis quaisquer, e eu achei isso muitíssimo estranho, porque na video aula 13 dele, Regra da Cadeia, ele enfatiza claramente que não podemos simplificar um diferencial de um denominador com um diferencial do numerador seguinte. Mas como eu disse, em aulas futuras, ele os manipula normalmente, e isso eu não entendi muito bem... outra coisa também que não ficou muito claro é pq no exemplo 2 da video aula 17, o valor do dy é diferente do valor do ?y. Ele derivou a expressão do exemplo e calculou o valor de dy usando os mesmos dados do problema usados para calcular o valor de ?y, os valores são diferentes, não entendi porque... o que eu cheguei mais próximo de entender foi uma parte da resposta particular dele para mim que eu postei abrindo este tópico.

O Luiz me afirmou que o dy é da reta tangente "r", enquanto que o ?y é duma função qualquer "f"... rapidamente eu pensei que na aproximação diferencial, o dy pode ser diferente de ?y por essa razão, mas na definição de derivada imaginei que dy e ?y são idênticos.


Para que os outros participantes do fórum saibam de que aulas você está falando, você se refere as videoaulas do curso de Cálculo I que estão disponíveis no meu canal:

http://www.youtube.com/LCMAquino

Em relação a sua dúvida, você está confundindo a notação de Leibniz "dy/dx", que serve para representar a derivada de uma função, com um quociente "dy/dx" que usamos em aproximação diferencial. Na notação de Leibniz, não estamos enxergando dy/dx como uma "mera" divisão entre os números dy e dx. Na verdade, dy/dx representa um limite nessa notação. Já na aproximação diferencial queremos dar um significado para a divisão entre os números dy e dx. Ou seja, um significado para dy/dx que não seja simplesmente uma notação. Considere então a figura abaixo.

figura.png
figura.png (10.9 KiB) Exibido 3207 vezes


Suponha que T seja a reta tangente a função f no ponto (x, f(x)). Façamos as seguintes definições:

(i) vamos chamar de \Delta x a variação da grandeza x. Por exemplo, se x variou de x_0 até x_1, então \Delta x = x_1 - x_0 . No nosso caso, como x variou de x até x + dx, teremos que \Delta x = dx;

(ii) vamos chamar de \Delta y a variação da grandeza y (lembrando que y é uma função de x) quando houve uma variação na grandeza x. Por exemplo, se x variou de x_0 até x_1, então \Delta y = f(x_1) - f(x_0) . No nosso caso, como x variou de x até x + dx, teremos que \Delta y = f(x+dx) - f(x);

(iii) vamos chamar de dy a variação da grandeza T quando houve uma variação na grandeza x. Por exemplo, se x variou de x_0 até x_1, então dy = T(x_1) - T(x_0) . No nosso caso, como x variou de x até x + dx, teremos que dy = T(x+dx) - T(x).

Analisando essas definições, perceba que teremos \Delta y \neq dy . Mas note que dy servirá como uma aproximação para \Delta y .

Considere agora o ângulo alfa, formado pela reta tangente T e o eixo x. Da definição de derivada, sabemos que f^\prime(x) = \textrm{tg}\,\alpha . Mas por outro lado, analisando o triângulo retângulo que tem hipotenusa em T e catetos medindo dx e dy, temos que \textrm{tg}\,\alpha = \dfrac{dy}{dx} . Concluímos então nesse caso que f^\prime(x) = \dfrac{dy}{dx}. Aqui estamos enxergando "dy/dx" como um quociente entre os números dy e dx que definimos anteriormente. Não estamos enxergando "dy/dx" como uma "mera" notação para representar a derivada de uma função. Sendo assim, como "dy/dx" é um quociente nesse caso, podemos escrever dy = f'(x)dx. Isso nos fornece uma forma de calcular dy sendo dados f'(x) e dx.

Agora faça um exemplo. Considere a função f(x) = x^3. Suponha que x variou de 5 até 5,2, ou seja, dx = 0,2. Agora calcule \Delta y = f(5,2) - f(5) e dy = f^\prime(5)dx . Compare os valores de \Delta y e dy. Faça também um esboço do gráfico de f e interprete esses dois valores.

Observação

Com base em toda essa discussão, note como a notação de Leibniz é bem conveniente. A expressão "dy/dx" usada apenas como uma "mera" notação (uma "escrita"), também pode ter uma interpretação como um quociente entre os números dy e dx, desde que esses números sejam definidos de forma adequada.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [diferenciais] diferença de significados

Mensagempor Jhenrique » Qui Set 20, 2012 01:15

Já entendi o que eu não estava entendendo... eu estava pensando que a função derivada duma função quadrática era a equação da própria reta tangente... e não é. A função derivar é uma coisa e a reta tangente é outra... as duas usam delta y e x nas suas fórmulas mas são conceitos diferentes.

Obg,

José
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes

 



Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59