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Última mensagem por Janayna
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por Jhonata » Dom Jun 10, 2012 12:45
Bem, o tópico já sugere o que estou estudando, então, vou direto ao ponto.
Me deparei com a seguinte questão: "Aplique os conceitos de integração para encontrar o volume de um tronco de cone circular reto de altura h, raio da base inferior R e raio de base superior r conforme ilustrado na figura abaixo:
Eu fiz umas relações forçadas, jogando a parte lateral triangular no eixo cartesiano, tentei também arrumar as relações por um trapézio, mas tudo me levou a uma resposta errada. Se alguém puder me ajudar, eu já agradeço a disposição. Toda ajuda é bem vinda.
O gabarito é:
(Bem prevísivel, não? huahua)
Bem, eu voltei a tentar resolver essa questão, encontrei a seguinte relação entre os triângulos semelhantes pelas linhas que puxei dentro do próprio sólido, enfim, empaquei e nem sei se estar certo:
Logo, como a secção transversal é uma circunferência, temos que sua área é:
E o volume do sólido é supostamente a seguinte integral:
Bem, eu tentei resolver essa joça, mas ainda não está de acordo com o gabarito, portanto deixei assim mesmo... Pode ser que a relação esteja errada, mas eu creio que não. :/
Se estiver errado, não sei mais o que posso fazer.
OBS: Treco difícil, viu? (?°?°??? ???
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" A Matemática é a honra do espírito humano - Leibniz "
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Jhonata
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por LuizAquino » Seg Jun 11, 2012 11:35
Jhonata escreveu:Bem, o tópico já sugere o que estou estudando, então, vou direto ao ponto.
Me deparei com a seguinte questão: "Aplique os conceitos de integração para encontrar o volume de um tronco de cone circular reto de altura h, raio da base inferior R e raio de base superior r conforme ilustrado na figura abaixo:
- troncodecone1.jpg (10.17 KiB) Exibido 8673 vezes
Eu fiz umas relações forçadas, jogando a parte lateral triangular no eixo cartesiano, tentei também arrumar as relações por um trapézio, mas tudo me levou a uma resposta errada. Se alguém puder me ajudar, eu já agradeço a disposição. Toda ajuda é bem vinda.
O gabarito é:
(Bem prevísivel, não? huahua)
Bem, eu voltei a tentar resolver essa questão, encontrei a seguinte relação entre os triângulos semelhantes pelas linhas que puxei dentro do próprio sólido, enfim, empaquei e nem sei se estar certo:
Logo, como a secção transversal é uma circunferência, temos que sua área é:
E o volume do sólido é supostamente a seguinte integral:
Bem, eu tentei resolver essa joça, mas ainda não está de acordo com o gabarito, portanto deixei assim mesmo... Pode ser que a relação esteja errada, mas eu creio que não. :/
Se estiver errado, não sei mais o que posso fazer.
Considere a figura abaixo.
- troncodecone2.jpg (14.68 KiB) Exibido 8673 vezes
Por semelhança de triângulos, temos que:
Desse modo, a área de cada seção transversal (paralela a base de raio R) será dada por:
Portanto, o volume do sólido será dado por:
Agora continue o exercício a partir daí.
ObservaçãoVocê inseriu a sua figura através de um servidor externo (no caso, o servidor
http://imageshack.us/).
Ao invés de usar um servidor externo (que periodicamente excluem suas imagens menos usadas), use o nosso próprio servidor para armazenar suas figuras.
Basta usar a seção "Anexar arquivo" que está disponível durante a edição de um tópico. Vide a explicação no tópico abaixo:
[Anexos] Envio de anexosviewtopic.php?f=134&t=7460
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LuizAquino
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por Jhonata » Ter Jun 12, 2012 12:20
LuizAquino escreveu:Jhonata escreveu:Bem, o tópico já sugere o que estou estudando, então, vou direto ao ponto.
Me deparei com a seguinte questão: "Aplique os conceitos de integração para encontrar o volume de um tronco de cone circular reto de altura h, raio da base inferior R e raio de base superior r conforme ilustrado na figura abaixo:
troncodecone1.jpg
Eu fiz umas relações forçadas, jogando a parte lateral triangular no eixo cartesiano, tentei também arrumar as relações por um trapézio, mas tudo me levou a uma resposta errada. Se alguém puder me ajudar, eu já agradeço a disposição. Toda ajuda é bem vinda.
O gabarito é:
(Bem prevísivel, não? huahua)
Bem, eu voltei a tentar resolver essa questão, encontrei a seguinte relação entre os triângulos semelhantes pelas linhas que puxei dentro do próprio sólido, enfim, empaquei e nem sei se estar certo:
Logo, como a secção transversal é uma circunferência, temos que sua área é:
E o volume do sólido é supostamente a seguinte integral:
Bem, eu tentei resolver essa joça, mas ainda não está de acordo com o gabarito, portanto deixei assim mesmo... Pode ser que a relação esteja errada, mas eu creio que não. :/
Se estiver errado, não sei mais o que posso fazer.
Considere a figura abaixo.
troncodecone2.jpg
Por semelhança de triângulos, temos que:
Desse modo, a área de cada seção transversal (paralela a base de raio R) será dada por:
Portanto, o volume do sólido será dado por:
Agora continue o exercício a partir daí.
ObservaçãoVocê inseriu a sua figura através de um servidor externo (no caso, o servidor
http://imageshack.us/).
Ao invés de usar um servidor externo (que periodicamente excluem suas imagens menos usadas), use o nosso próprio servidor para armazenar suas figuras.
Basta usar a seção "Anexar arquivo" que está disponível durante a edição de um tópico. Vide a explicação no tópico abaixo:
[Anexos] Envio de anexosviewtopic.php?f=134&t=7460
Muito obrigado, Luis!! x)
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Jhonata
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Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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