• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Re: [Lim de 2 variaveis] Quero que alguem corrija estas

Mensagempor ricardosanto » Sex Mai 25, 2012 22:20

Ola, desejo que alguém analise estas resoluções, para eu saber se estou respondendo certo.
resolvi de acordo com exemplos que vi no livro, e nao sei pq ele não usa o método dos dois caminhos para a resolução.
Se estas respostas estiverem corretas, eu posso afirmar que o limite eh este numero que encontrei? (zero, dois e menos um)
O que a negaçao ( (x\neq y)na A e B e (x\neq 1) na C ) pode afetar na resolução?

A) \lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq y)} \frac{x^2-2xy+y^2}{x-y}=\lim_{(x,y)->(1,1)} \frac{(x-y)^2}{x-y}= \lim_{(x,y)->(1,1)} \frac{(x-y)*(x-y)}{x-y}= 

\lim_{(x,y)->(1,1)} (x-y)=\lim_{(x,y)->(1,1)} (1-1) =zero
[tex]
--------------------------------

B) (\lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq y} \frac{x^2-y^2}{x-y} = \lim_{(x,y)->(1,1)} \frac{(x-y)(x+y)}{x-y}= \lim_{(x,y)->(1,1)} {x+y}= 1+1=2

C) \lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} \frac{xy-y-2x+2}{x-1} =  \lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} \frac{y(x-1)-2(x-1)}{x-1}= 

\lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} \frac{(x-1)(y-2)}{x-1} =\lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} (y-2)= 1-2=-1

obrigado a quem responder
Editado pela última vez por ricardosanto em Sáb Mai 26, 2012 13:43, em um total de 1 vez.
ricardosanto
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia civil
Andamento: cursando

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mai 26, 2012 07:25

ricardosanto escreveu:Ola, desejo que alguém analise estas resoluções, para eu saber se estou respondendo certo.

ricardosanto escreveu:A) \lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq y)} \frac{x^2-2xy+y^2}{x-y}=\lim_{(x,y)->(1,1)} \frac{(x-y)^2}{x-y}= \lim_{(x,y)->(1,1)} \frac{(x-y)*(x-y)}{x-y}= 

\lim_{(x,y)->(1,1)} (x-y)=\lim_{(x,y)->(1,1)} (1-1) =zero
[tex]

B) (\lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq y} \frac{x^2-y^2}{x-y} = \lim_{(x,y)->(1,1)} \frac{(x-y)(x+y)}{x-y}= \lim_{(x,y)->(1,1)} {x+y}= 1+1=2

B) \lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} \frac{xy-y-2x+2}{x-1} =  \lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} \frac{y(x-1)-2(x-1)}{x-1}= 

\lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} \frac{(x-1)(y-2)}{x-1} =\lim_{(x,y)->(1,1)(x\neq 1)} (y-2)= 1-2=-1

As suas soluções estão corretas.

ricardosanto escreveu:resolvi de acordo com exemplos que vi no livro, e nao sei pq ele não usa o método dos dois caminhos para a resolução.

Porque nesse caso é como se você já tivesse provado, usando todas aquelas considerações sobre os caminhos, que \lim_{(x,\,y)\to (a,\,b)} kx + my = ka + mb .

Em seguida, você está apenas simplificando todos os limites apresentados para que fiquem nesse formato básico.

ricardosanto escreveu:Se estas respostas estiverem corretas, eu posso afirmar que o limite eh este numero que encontrei? (zero, dois e menos um)

Sim.

ricardosanto escreveu:O que a negaçao ( (x\neq y) na A e B e (x\neq 1) na C ) pode afetar na resolução?

Essas restrições (ou condições de existência) servem para que os limites fiquem bem definidos. No itens A) e B), note que não poderia haver x = y, pois apareceria uma divisão por zero. Já no item c), a divisão por zero apareceria caso x = 1.

Tipicamente, essas restrições não precisam ser ditas de forma explícita no exercício. A pessoa deve ser capaz de olhar para a função dentro do limite e reconhecer essas restrições. Nesse contexto, o método de resolução que você empregou não é afetado por isso.
Editado pela última vez por LuizAquino em Sáb Mai 26, 2012 18:22, em um total de 1 vez.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Mensagempor ricardosanto » Sáb Mai 26, 2012 13:45

Obrigado por responder LuizAquino, vc eh meu mestre. :y: :guy_hug: :girl_hug: