por plugpc » Qua Mai 13, 2009 19:21
Para construir uma caixa em forma de paralelepípedo reto será usada uma folha de chumbo em forma retangular 28cm de comprimento por 24cm de largura. Um quadrado de lado xcm, será cortado em cada canto da folha e a parte tracejada será dobrada formando uma caixa. Com base nesses dados pode-se afirmar que o valor de x para que se tenha a máxima área lateral da caixa, deve ser igual a
a) 4,5
b) 5,5
c) 6,5
d) 7,5
e) 8,5
Tentei resolver esse problema mas só consegui encontrar a fórmula do volume que essa explícita aqui.
v(x) = (28-2x)(24-2x)x
e ainda faltou como descobrir a área. Se existir uma maneira mais fácil de resolver esse tipo de problema gostaria de uma bem básica pois há vários outros que eu ainda não consigo resolver.
Profº já mandei esse problema pra vários outros amigos aqui na internet e ainda nenhum me respondeu se possível o responda por favor. Detalhadamente pois pretendo aprender esse tipo de problema o senhor me ajudará muito...
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plugpc
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por admin » Qui Mai 14, 2009 19:17
Olá
plugpc!
Este é um problema de otimização.
Mas, no primeiro passo, não pense em derivada.
Siga os passos da construção como deve ter feito para concluir sobre a expressão do volume.
Embora, não utilizaremos o volume: concentre-se na área.
Se você obteve a expressão do volume é porque já conseguiu identificar as medidas das arestas e montar a figura, isso é bom.
Note que o problema cita
área lateral. Não confunda com área total da superfície.
Como você já possui as medidas das arestas, escreva
a expressão da
área lateral.
Repare que a
área lateral também é uma função de

.
Agora, para entender a resolução deste problema e outros semelhantes de otimização, pergunte-se:
Qual o "tipo" desta função? Qual a sua "família"? Consigo esboçar o gráfico dela?
É importante que você reflita sobre estas perguntas e encontre respostas!
Você deverá obter que a
área lateral é representada por:

Pois bem: você verá que a
função área lateral está representada por uma expressão de segundo grau, cujo gráfico é de uma parábola!
Também podemos escrevê-la assim:

Ou ainda:

O segundo passo é refazer a pergunta do problema, olhando para o gráfico!
Pergunte-se: quando esta área é máxima? Para qual valor de

?
A pergunta é bem pertinente, uma vez que a parábola é côncava para baixo e possui um valor máximo!
O terceiro passo é, somente agora, se preocupar com o conceito de derivada.
Pensar em derivada como o
coeficiente angular da reta tangente à curva!
Acredite, você precisa "enxergar" as infinitas retas tangentes, "navegando", tangenciando a curva: a parábola!
Ao mesmo tempo em que pensa no coeficiente angular, o ângulo de inclinação de cada reta tangente!
Pois bem, pergunto:
Qual a inclinação da reta tangente no ponto máximo da parábola?
Resposta: ela é paralela ao eixo

, portanto, inclinação zero.
Novamente, conceito de derivada: derivada é o coeficiente angular da reta tangente no ponto!
É daqui que concluímos então que: quando a derivada da
função área lateral for nula, teremos o ponto máximo procurado.
Após entendidas estas etapas, o término do problema é simples.
Calculamos a derivada:

E apenas escrevemos a pergunta: quando a derivada é nula?
Qual o valor de

quando

?




Espero ter ajudado no entendimento.
Bons estudos!
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admin
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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