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Limite Continuidade

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Mensagempor Claudin » Sáb Out 01, 2011 11:33

Seja f definida por f(x)= \begin{cases}\frac{(2x+3)(x-1}{(x-1} , {se}&x\neq1 \\
2 ,{se}&x=1\end{cases}

A resolução seria:

f(1)=2

\lim_{x\rightarrow{1}}f(x)=\lim_{x\rightarrow{1}} \frac{(2x+3)(x-1)}{(x-1)} = 2.1+3=5

A função é descontínua no ponto x=1, porque em x\neq1, o resultado teria que ser também 2, como em x=1, correto?
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Out 01, 2011 15:27

Boa tarde Claudin, tudo em paz ??

Seguinte, a função será contínua se os limites laterais forem iguais, mas não necessariamente igual ao valor de x na função (a imagem de x). Para isso, faça o limite da função quando x tende a 1 pela esquerda e pela direita, se esses limites forem iguais, aí sim a função é contínua...

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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Claudin » Sáb Out 01, 2011 20:06

Tanto pela esquerda e pela direita o valor seria 5, o que difere de 2, que no caso quando x=1.
Ou seja, a função nao e continua, para ser continua o valor correto para os limites laterais deveria ser 2, correto?
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Renato_RJ » Dom Out 02, 2011 00:14

Cuidado, o limite de uma função quando x tende a um valor não é, necessariamente, igual a imagem desse valor na função, isto é, se x = 1 implica em f(x) = 2, então o limite de f(x) quando x tende a 1 não é, necessariamente, 2...

Se os limites laterais são iguais (mesmo sendo diferente da imagem da função no ponto), então a função é contínua..

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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Claudin » Dom Out 02, 2011 10:13

Não compreendi Renato
a definição de função continua nao seria \lim_{x\rightarrow{p}}f(x)= f(p)

Portanto para a função ser continua os limites laterais teriam que ser iguais e o \lim_{x\rightarrow{1}}f(x)= f(1)

correto?
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Renato_RJ » Dom Out 02, 2011 14:34

A função é dita contínua em um ponto quando seus limites laterais são iguais, isto é:

\lim_{x \rightarrow a^+} f(x) = L = \lim_{x \rightarrow a^-} f(x)

O seu argumento está correto, mas lembre-se do domínio onde a sua função está definida, um exemplo, use a definição de \lim_{x \rightarrow a} f(x) = f(a) na função f(x) = \frac{1}{x-1} no ponto 1.. Você verá que ela é contínua em todo o domínio menos no ponto 1, pois seus limites laterais são diferentes...

Mas no seu exercício, quando x = 1 a f(x) = 2, mas quando x \neq 1 a sua função apresenta outra "cara", logo, para verificar se ela é contínua você teria que fazer o teste dos limites laterais, assim você poderá dizer se a função é contínua em todo o seu domínio (mesmo que a f(1) seja diferente do valor encontrado no limite).

Para melhor compreensão do que ocorre no limite, aconselho a ler sobre limites em algum livro de cálculo, tipo Stewart ou Apostol, lá verá que f(x) é diferente do limite em x, pois o limite expressa a ideia de "movimento na curva", tipo "o quão próximo estou de um valor L quando x \rightarrow a"..
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Claudin » Dom Out 02, 2011 14:54

Então a função é continua ou não?

No meu entendimento ela só seria contínua se a função no caso de x diferente de 1, tivesse a imagem 2, como no ponto x=1, a imagem é 2, ai sim seria contínua.

Deixe mais claro para mim.
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor MarceloFantini » Dom Out 02, 2011 15:23

A função é descontínua. Você está errando Renato. É verdade que não necessariamente o limite é o valor da função no ponto (pois ela pode nem estar definida), mas ela será contínua se e somente se o limite for igual ao valor da função no ponto, ou seja, sempre que \lim_{x \to p} f(x) = f(p).
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Claudin » Dom Out 02, 2011 16:38

:y:
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Renato_RJ » Seg Out 03, 2011 02:25

MarceloFantini escreveu:A função é descontínua. Você está errando Renato. É verdade que não necessariamente o limite é o valor da função no ponto (pois ela pode nem estar definida), mas ela será contínua se e somente se o limite for igual ao valor da função no ponto, ou seja, sempre que \lim_{x \to p} f(x) = f(p).


Opa, muito obrigado pela correção Marcelo...

Mil perdões Claudin...

[ ]'s
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Re: Limite Continuidade

Mensagempor Claudin » Seg Out 03, 2011 10:37

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?