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O que fazer com essas informações?

O que fazer com essas informações?

Mensagempor Caroline Oliveyra » Dom Ago 14, 2011 16:33

Oi!

Eu to aqui boiando num exercício porque não sei o que fazer com as informações dadas e não tenho nenhum exercício resolvido p comparar... =/

O exercício me deu as seguintes informações:

1) A equação da reta tangente ao gráfico de f no ponto (1,3) é y = 6x - 3

2)f"(x) = 36x - 16

O exercício pede para eu achar a função, mas eu não sei como usar essas informações pra isso.

Entendi que a derivada da função quando x = 1 é 6x - 3 e que a segunda derivada da função é 36x - 16. Não precisa resolver, só me dá uma luz de como utilizar essas informações por favor!

Muito obrigada desde já a quem puder me ajudar ;)

Beijinhos!
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Neperiano » Dom Ago 14, 2011 17:08

Ola

Eu integraria duas vezes f'' e acharia a função f

Atenciosamente
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Caroline Oliveyra » Dom Ago 14, 2011 17:23

Oi!!

Eu ainda não dei a parte de integrais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda estou nas derivadas!! tem um jeitinho que não precise de integrais?

Brigadãão, beijo!! :-D
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Neperiano » Dom Ago 14, 2011 19:03

Ola

A verdade é que eu ou não sei como resolver ou não me lembro, só sei que integrando a resposta vai dar

f(x)=6x^3-8x^2+c(qualquer número)

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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor Caroline Oliveyra » Dom Ago 14, 2011 20:13

É, isso não me ajudou muito não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acho que meu professor não ia aceitar essa resposta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mesmo assim obrigada!!!

Se alguém sabe como resolver isso por derivada por favor me ajude!! Obrigada desde já!!

BJO!
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Re: O que fazer com essas informações?

Mensagempor LuizAquino » Seg Ago 15, 2011 16:45

Caroline Oliveyra escreveu:Se alguém sabe como resolver isso por derivada por favor me ajude!!


Mesmo que até o momento você só tenha estudado o conceito de derivada, você pode responder a seguinte pergunta:

Qual é o polinômio F(x) que ao ser derivado resulta em F^\prime(x) = 36x - 16?

Ora, do conhecimento sobre derivada de polinômios você deve concluir que F(x) = 18x^2 - 16x + c, sendo c uma constante.

Desse modo, da informação 2), como f^{\prime\prime}(x) = 36x - 16, temos que f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + c .

Por outro lado, sabemos que a reta tangente ao gráfico de f no ponto (1, 3) deve ser y - 3 = f^\prime(1)(x - 1) . Mas, da informação 1) temos que essa reta é y = 6x - 3. Comparando essas duas equações, obtemos que f^\prime(1) = 6 .

Voltando a f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + c, se calculamos f'(1) = 6 ficamos com a equação:

18\cdot 1^2 - 16\cdot 1 + c = 6

Disso obtemos que c = 4 . Isso significa que f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + 4 .

Agora, responda a pergunta:
Qual é o polinômio f(x) que ao ser derivado resulta em f^\prime(x) = 18x^2 - 16x + 4 ?

Ora, do conhecimento sobre derivada de polinômios você deve concluir que f(x) = 6x^3 - 8x^2 + 4x + d, sendo d uma constante.

Ainda da informação 1), sabemos que (1, 3) é um ponto de f. Isto é, f(1) = 3. Disso obtemos a equação:

6\cdot 1^3 - 8\cdot 1^2 + 4\cdot 1 + d = 3

Ou seja, d = 1 .

Portanto, no final obtemos que:
f(x) = 6x^3 - 8x^2 + 4x + 1

Observação
Esse exercício pode tranquilamente ser proposto para uma pessoa que já estudou derivadas de polinômios. Não é necessário que ela já tenha estudado o conceito de integrais para resolvê-lo.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.