por Maykids » Qua Jun 22, 2011 13:50
Boa Tarde pessoal, então eu estava dano uma estudada aqui em casa e fiz algumas integrais aqui, será que voces poderiam dar uma olhada e ver se esta correto?

=

=

=

Maycon Carlete
-
Maykids
- Usuário Dedicado

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de computação
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Jun 22, 2011 15:37
Maykids escreveu:(...) será que vocês poderiam dar uma olhada e ver se esta correto?
(...) eu já fiz todos as integrais da lista mais tarde eu coloco o resto, peço que voce me ajudam e corrigam ai pra mim se estiver alguma errada por favor me alertar sobre os possiveis erros...
Por que ao invés disso você não aprende a usar um Sistema Computacional Algébrico? Por exemplo o
SAGE,
Maple ou
Mathematica. Você pode usar esses programas para conferir as suas respostas.
Inclusive, alguns desses programas possuem versões que funcionam on-line. Por exemplo, viste:
http://www.sagenb.org/http://www.wolframalpha.com/
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Maykids » Qua Jun 22, 2011 16:53
eu até tentei usar o wolfram mais ele tem hora que modifica tudo, ln por log, que muda o jeito de fazer, pelo menos eu nao achei a mesma coisa, agora para integral simples essessites são bons msm...
mais eu nao quero saber se realmente acertei, quero saber se estou fazendo algum passo errado , o que estou fazendo qe posso fazer de um modo mais facil, ou simplificado. esses sites so mostram se esta certo ou errado.
att,
Maycon Carlete
-
Maykids
- Usuário Dedicado

-
- Área/Curso: Engenharia de computação
por LuizAquino » Qua Jun 22, 2011 17:17
Maykids escreveu:eu até tentei usar o wolfram mais ele tem hora que modifica tudo, ln por log (...)
É apenas uma questão de notação. Ele usa "log" para representar o logaritmo natural (ou seja, na base "e"). Em resumo, nessa página (e em muitas outras de língua inglesa) temos que "log" representa "ln".
Maykids escreveu:(...) mais eu nao quero saber se realmente acertei, quero saber se estou fazendo algum passo errado , o que estou fazendo qe posso fazer de um modo mais facil, ou simplificado. esses sites so mostram se esta certo ou errado. (...)
Em particular, na página do Wolfram existe a opção "Show steps", que como o próprio nome já diz exibe o passo-a-passo da resolução. Esse passo-a-passo tipicamente já é o mais simplificado.
Por exemplo, digamos que você quer conferir a sua resolução para

.
Primeiro, insira na página o comando:
- Código: Selecionar todos
integrate[x^3 - 3*x^2 + 1, x]
Isso calculará a integral indefinida. Próximo ao resultado aparece o botão "Show steps". Clicando nele você pode acompanhar a resolução.
Em seguida, para verificar se o valor final da integral definida está correto, use o comando:
- Código: Selecionar todos
integrate[x^3 - 3*x^2 + 1, {x, 0, 2}]
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Fabio Cabral » Sex Jun 24, 2011 00:19
Só adicionando uma informação. O Wolfram, também reconhece comandos em português. Por exemplo: Limite, Integral, etc.
" A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. " - Albert Einstein
-
Fabio Cabral
- Colaborador Voluntário

-
- Área/Curso: Ciência da computação
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Esta minha resolucao está correta?
por SsEstevesS » Dom Nov 27, 2011 10:29
- 0 Respostas
- 2618 Exibições
- Última mensagem por SsEstevesS

Dom Nov 27, 2011 10:29
Geometria Plana
-
- [limite] Está correta a resolução?
por Fabio Wanderley » Qui Nov 29, 2012 11:47
- 4 Respostas
- 3433 Exibições
- Última mensagem por Fabio Wanderley

Sex Nov 30, 2012 09:36
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [altura do prédio] A resposta esta correta ?
por Pre-Universitario » Sex Ago 05, 2011 18:09
- 6 Respostas
- 5442 Exibições
- Última mensagem por Pre-Universitario

Sex Ago 05, 2011 19:09
Trigonometria
-
- [limites no infinito] a resolução está correta?
por Fabio Wanderley » Dom Abr 01, 2012 03:20
- 2 Respostas
- 1747 Exibições
- Última mensagem por Fabio Wanderley

Dom Abr 01, 2012 15:31
-
- Será que está correta a resolução e o resultado
por Douglas16 » Dom Mar 10, 2013 16:55
- 3 Respostas
- 4443 Exibições
- Última mensagem por Douglas16

Dom Mar 10, 2013 23:37
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?