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Questão de derivada direcional e gradiente

Questão de derivada direcional e gradiente

Mensagempor Cristiano Tavares » Dom Mai 29, 2011 11:25

Olá a todos,

O problema parece ser simples, mas já tentei resolver várias vezes e não consegui. Segue o mesmo abaixo:

"A função z = f (x,y) tem no ponto (1,2) derivada direcional igual a \sqrt[2]{2}, na direção do vetor v = (2,2), e derivada direcional igual a -1 na direção do vetor u = (0,1). Nessas condições pode-se afirmar:

a) O vetor gradiente, no ponto (1,2), é igual a (3,-1). Verdadeiro ou falso?

b) Na direção do vetor (2,6) não há variação da função. Verdadeiro ou falso?"

Estou com dificuldade para resolver esse problema porque não foi dada a função f(x,y).
Cristiano Tavares
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Re: Questão de derivada direcional e gradiente

Mensagempor LuizAquino » Dom Mai 29, 2011 12:26

Sabemos que a derivada direcional de f na direção do vetor unitário \vec{u} é dada por: D_{\vec{u}}f = \nabla f \cdot \vec{u} .

Note que o vetor que fornece a direção deve ser unitário. Isto é, ||\vec{u}|| = 1 .

Pelos dados do exercício, no ponto (1, 2) e direção \vec{v} = (2,\,2) temos que D_{\frac{\vec{v}}{||\vec{v}||}}f(1,\,2) = \nabla f(1,\,2) \cdot \left(\frac{1}{\sqrt{2}},\,\frac{1}{\sqrt{2}}\right) = \sqrt{2} .

Além disso, no ponto (x, y) e direção \vec{u} = (0, 1) temos que D_{\vec{u}}f(x,\,y) = \nabla f(x,\,y) \cdot \left(0,\,1\right) = -1 .

Na letra a) do exercício precisamos avaliar se é verdade que \nabla f(1,\,2) = (3,\,-1) . Isto é, basta verificar se é válido que (3,\,-1)\cdot \left(\frac{1}{\sqrt{2}},\,\frac{1}{\sqrt{2}}\right) = \sqrt{2} .

Já na letra b), precisamos avaliar se no ponto (x, y) e direção \vec{v} = (2,\,6) é verdade que D_{\frac{\vec{v}}{||\vec{v}||}} f(x,y) = \nabla f(x,\,y) \cdot \left(\frac{1}{\sqrt{10}},\,\frac{3}{\sqrt{10}}\right) = 0 . Para isso, aqui vai uma dica: da segunda informação do exercício, temos que f_y = -1 .
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Re: Questão de derivada direcional e gradiente

Mensagempor Cristiano Tavares » Dom Mai 29, 2011 19:35

Luiz Aquino,

Muito obrigado pela resposta, agora compreendo como a questão deve resolvida.

Um abraço e sucesso!
Cristiano Tavares
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?