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por Santa Lucci » Dom Mar 13, 2011 16:58
Boa tarde, pessoal, tudo bom?
Estou estudando agora funções de duas variáveis, e vimos curvas de nível na última aula. O problema é que, para algumas funções, é meio difícil (para mim) enxergar o comportamento...
Por exemplo, a função
. Ao fazer as curvas de nível (o método que o Guidorizzi apresenta), teremos várias circunferências; a função, porém, assemelha-se mais a um plano com um bico do que a um paraboloide. Esse é um exemplo simplório, claro, mas me pergunto sobre como irei detectar esse tipo de comportamento?
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Santa Lucci
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por LuizAquino » Dom Mar 13, 2011 18:13
Santa Lucci escreveu:Por exemplo, a função
. Ao fazer as curvas de nível (o método que o Guidorizzi apresenta), teremos várias circunferências; a função, porém, assemelha-se mais a um plano com um bico do que a um paraboloide. Esse é um exemplo simplório, claro, mas me pergunto sobre como irei detectar esse tipo de comportamento?
Não há nada de "plano com um bico" no gráfico dessa função. Vejamos o seu gráfico para
x e
y no intervalo [-4, 4]:
- grafico-funcao.png (13.72 KiB) Exibido 2068 vezes
Como você disse, fazendo cortes paralelos ao eixo
xOy (isto é, fixando
z=r, com
r não nulo e positivo nesse caso) teremos circunferências, já que de
f(x, y) = r obtemos a equação
.
Se
x=0 (isso significa a interseção do gráfico com o plano
yOz), então temos o gráfico da função modular
z=|y|. O mesmo acontece para
y=0 (interseção do gráfico com o plano
xOz), quando teremos
z=|x| . Ambos os gráficos tem o formato da letra "V", com o vértice fixado na origem.
Por outro lado, fazendo cortes paralelos ao plano
yOz (o que significa fixarmos
x=r, com
r não nulo) temos
f(r, y) = z, de onde obtemos hipérboles
(apenas a parte positiva da mesma).
De modo semelhante, fazendo cortes paralelos ao plano
xOz (o que significa fixarmos
y=r, com
r não nulo) temos
f(x, r) = z, de onde obtemos hipérboles
(apenas a parte positiva da mesma).
Veja que não tem jeito: você vai precisar dos conteúdos de Geometria Analítica. Por isso, recomendo que faça uma revisão sobre o assunto.
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LuizAquino
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por Santa Lucci » Dom Mar 13, 2011 21:55
Já tinha conseguido resolvê-lo desse mesmo modo. É que não tinha passado pela minha cabeça de fazer cortes em todos os jeitos (no Guidorizzi também não há nenhum exemplo que o faça), já que, até então, todos os exercícios de construção de gráficos em três dimensões poderiam ser feitos fazendo apenas curvas de nível no eixo z. "Plano com bico" foi o único jeito que consegui expressar, perdão se não foi o modo correto de fazê-lo. Obrigado pela atenção e um ótimo início de semana.
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Santa Lucci
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Funções
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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