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Demanda real

Demanda real

Mensagempor meloser » Seg Jan 31, 2011 22:43

boa noite, estamos com um problema e já tentamos alguns cálculos e até falei com um professor, mas não chegamos a uma resolução.

Alugamos uma casa e vamos dividir em salas comerciais. Atribuimos uma pontuação diferenciad?a para cada sala, de acordo com critérios de ventilação, iluminação, banheiros e etc, e chegamos a uma pontuação por sala que ficou da seguinte forma: SL01-8p, SL02-7p, SL03-13p, SL04-12p, SL05-10p e SL06-14p. A metragem de cada sala é: SL01-6,90m²?; SL02-12m²; SL03-9,60m²?; SL04-13,30m?²; SL05-17,50m?² e SL06-17,50m?². O valor total da área útil das salas é R$ 257,40, o valor das áreas comuns foi dividido de forma equanime. O problema é que não estamos sabendo como atribuir a pontuação a cada sala, relacionada com a metragem das mesmas, para chegar ao valor por sala. É possível fazer esse cáclculo?

semelo@gmai?l.com
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Re: Demanda real

Mensagempor LuizAquino » Ter Fev 01, 2011 09:23

meloser escreveu:O problema é que não estamos sabendo como atribuir a pontuação a cada sala, relacionada com a metragem das mesmas ...


Vamos considerar que vocês decidam atribuir a seguinte pontuação:
Maior sala ==> 10 pontos
Menor sala ==> 0 pontos

Como a maior sala tem 17,5 m² e a menor tem 6,9 m², você deseja construir uma função f tal que f(17,5)=10 e f(6,9)=0.

Vamos considerar que vocês escolham uma função que seja do 1º grau, ou seja, que ela tenha o formato f(x)=ax+b. Vocês vão precisar calcular as constantes a e b dessa função. Para isso, basta resolver o sistema:
\begin{cases}
f(17,5) = 10 \\
f(6,9) = 0
\end{cases}
\Rightarrow
\begin{cases}
17,5a + b = 10 \\
6,9a + b = 0
\end{cases}

Resolvendo esse sistema, você encontrará que a=\frac{10}{10,6} e b=-\frac{69}{10,6}. Ou seja, a sua função é f(x) = \frac{10}{10,6}x - \frac{69}{10,6}.

Agora, é só substituir x por cada metragem e calcular a pontuação que vocês darão para cada sala com relação a sua metragem.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?