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Duvida no exercícios de calculo II

Duvida no exercícios de calculo II

Mensagempor 1marcus » Dom Abr 26, 2020 16:32

Alo, então estou tendo dificuldade com estes exercícios, se poderem me ajuda agradeço,

1)qual é o valor da area total da região compreendida pelo grafico da função f(x)=sen(2x) e o eixo no intervalo [0,3?]?



2)qual é o area da região entre os gráficos de f(x)=\sqrt{x+7} e g(x)=0,5(x+7)?


3)em algumas aplicações na engenharia precisamos determinar a area de placas finas descritas por uma regiao no plano. Qual é a area da placa fina que cobre a região no primeiro quadrante pelo circilos x^{2}+y^{2}=a^{2}
1marcus
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Re: Duvida no exercícios de calculo II

Mensagempor adauto martins » Sex Mai 01, 2020 18:55

1)

A=\int_{0}^{3\pi}sen(2x)dx

fazendo-se

u=2x\Rightarrow du=2dx

A=(1/2)\int_{u(0)}^{u(3\pi)}sen(u) du

A=(1/2).(-cosu)[0,6\pi]...

termine-o...

2)

aqui achar os pontos de intersecçao das curvas(pontos comuns)

\sqrt[]{(x+7)}=(1/2)(x+7)\Rightarrow
        x+7=(1/4)(x+7)^{2}

achando os valores de x,determina-se o intervalo de integraçao

A=\int_{{x}_{1}}^{{x}_{2}}(1/2)(x+7)-\sqrt[]{(x+7)}dx

onde

{x}_{2}\succ {x}_{1}

termine-o...

3)

aqui usaremos coordenadas polares

x=rcos\theta

y=rsen\theta

{x}^{2}+{y}^{2}={(rcos\theta)}^{2}+{(rsen\theta)}^{2}={a}^{2}\Rightarrow

{r}^{2}({cos\theta}^{2}+{sen\theta}^{2})={a}^{2}\Rightarrow

r=a
pois,
{cos\theta}^{2}+{sen\theta}^{2}=1





A=\int_{0}^{\pi/2}({(acos\theta)}^{2}+{(asen\theta)}^{2})a.(-sen\theta) d\theta

pois,
x=acos\theta \Rightarrow dx=a(-sen\theta)d\theta

termine-o...
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Re: Duvida no exercícios de calculo II

Mensagempor adauto martins » Sáb Mai 02, 2020 14:57

uma correçao no iem 3)

A=\int_{0}^{a}y dx=\int_{0}^{\pi/2}a.sen\theta.(-acos\theta)d\theta


A=-{a}^{2}\int_{0}^{\pi/2}sen\theta.cos\theta d\theta


A={a}^{2}\int_{\pi/2}^{0}sen\theta.cos\theta d\theta

aqui usaremos a identidade trigonometrica

cosx.senx=cos(2x)/2

logo

A=({a}^{2}/2)\int_{\pi/2}^{0}cos(2\theta)d\theta

faz-se

u=2\theta\Rightarrow du=2d\theta

A=({a}^{2}/4)\int_{\pi/2}^{0}cos(u)du...

termine-o...obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?