• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Taxas relacionadas] Derivadas

[Taxas relacionadas] Derivadas

Mensagempor rzarour » Seg Fev 29, 2016 15:05

Prezados(as), resolvi uma questão de taxas relacionadas sem, no entanto, saber a resposta através de gabarito ou outro meio. Segue enunciado abaixo:

Um homem numa doca atira uma corda para um homem num barco; este amarra a corda ao barco. O homem da doca puxa então o barco em sua direção. Se as mãos do homem estiverem 8 pés acima da água e se ele puxar a corda à razão de 2 pés/seg, determinar a velocidade a que o barco se aproxima da base da doca quando ainda existir 10 pés de corda sobrando para serem puxados.

O que chamei de 'solução' iniciou-se com um triângulo retângulo formado pela corda jogada da doca para o barco (lado C do triângulo), a distância entre as mãos do homem da doca e a água (lado A do triângulo) e, através de Pitágoras, a distância entre o barco e a doca (lado B):

B = \sqrt[]{{C}^{2} - {A}^{2}} = 6 pés

Considerando ainda o Teorema, reescrevi a relação e em seguida derivei cada membro:

{C}^{2} = {A}^{2} + {B}^{2}

\frac{d({C}^{2})}{dt} = \frac{d({A}^{2})}{dt} + \frac{d({B}^{2})}{dt}

2C\frac{d(C)}{dt} = 2A\frac{d(A)}{dt} + 2B\frac{d(B)}{dt}

Substituindo pelos dados fornecidos no enunciado cheguei ao seguinte resultado:

20 * 2 = 16 * 0 + 12\frac{d(B)}{dt}

\frac{d(B)}{dt} = \frac{10}{3} pés/seg

Seria esta a resposta correta ou cometi erro(s) durante a interpretação e resolução do problema?

Grato!
rzarour
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 02:05
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Técnico em Eletrotécnica
Andamento: formado

Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 58 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)