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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por armando » Qua Fev 24, 2016 01:00
Uma caixa rectangular, com tampa,possui um
volume de
. Encontre as dimensões que produzem a caixa de menor menor custo, se o material utilizado nas laterais custa metade do utilizado no fundo e na tampa.
Dúvida:
O enunciado desse problema está correcto ? É possível, tal como está, chegar a qualquer resolução ?
Se sim, como ?
É que acho o enunciado confuso.
O que se pretende saber?
Apenas as dimensões e uma caixa rectangular de
volume igual a
que possa ser construída com o menor material possível ?
Parece-me que não, porque o enunciado pede para encontrar
as dimensões que produzem a caixa
de menor custo se o material utilizado nas laterais custa metade do utilizado no fundo e na tampa. Assim sendo, não deveriam ser dados pelo menos um dos preços dos materiais ? Da lateral ou do fundo/tampa ?
Abaixo seguem três links de vidios sobre questões idênticas, que talvez possam ajudar a esclarecer a minha dúvida.
https://www.youtube.com/watch?v=oCR4vvtjGMw(Neste caso é uma caixa, só que reforçada em 4 camadas no fundo, 1 na tampa, e 2 dos lados. Como ficaria a resolução se todos os lados fossem simples ?)
https://www.youtube.com/watch?v=32a1Kg0SicU (Neste caso é um cilindro com materiais com preços diferentes para a lateral e (base + tampa). No caso de serem dados preços no enunciado que postei,tal como os que são dados neste vídeo, como ficaria a resolução em relação à caixa ?)
https://www.youtube.com/watch?v=Gp2OQaVOTNY( Ver Exemplo 3 aos 32:36 m. Este problema é por meio de derivada, mas a a caixa tem base quadrada ou seja: x = y)
Ou seja:
Eu desejava que alguém me indicasse o método ou equação mais adequada para as duas situações.
Para encontrar as dimensões, e só as dimensões, da caixa, sem preços incorporados na equação.
Ou, se houver um modo de equacionar o problema onde se possa incorporar os preços logo na resolução, tal como no caso do vídeo do cilindro, com os preços já incorporados.
Ou talvez não seja necessária esta última versão, visto que, ao se obter as dimensões da caixa, acham-se a área dos lados, somam-se dois a dois e multiplicam-se pelo respectivos preços; ou sua metade, ou seu o dobro, consoante o preço que for dado, ou o das laterais ou o da tampa/fundo, somam-se e obtém-se o custo. Isto evidentemente, supondo que eram dados preços no enunciado.
Grato pela atenção
Armando
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armando
- Usuário Dedicado
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por Taisa » Sex Nov 12, 2010 13:53
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- Última mensagem por MarceloFantini
Sex Nov 12, 2010 14:36
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por AlbertoAM » Sáb Mai 14, 2011 21:36
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Dom Mai 15, 2011 19:23
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por elbert005 » Ter Mai 31, 2011 15:41
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por andersoneng » Qua Jun 27, 2012 12:26
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por Jhonata » Seg Fev 25, 2013 19:24
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- Última mensagem por Russman
Seg Fev 25, 2013 20:28
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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