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[Derivada - Regra de Cadeia]

[Derivada - Regra de Cadeia]

Mensagempor anner » Sex Jul 04, 2014 00:14

Boa noite, pessoal. Tô com uma certa dificuldade numa derivada aqui, já quebrei a cabeça aqui e não consigo chegar a resposta do gabarito.
a questão é a seguinte:
f(x)=[sen(x)]^{[2x^x-x+3]}

comecei levando em consideração, primeiramente, a derivação de u^v
tendo como v=[2x^x-x+3], e posteriormente a de "v". Entretanto, o problema, acredito, esta realmente na derivação de u^v. Pois o expoente da expressão, no gabarito, está bem diferente o meu.
Eis a resposta que encontrei e a do gabarito, respectivamente:
(2x^x-x+3){[sen(x)]^{[2x^x-x+2]}}cos(x)+{[sen(x)]^{[2x^x-x+3]}}ln[sen(x)](2x^x)[1+ln(x)]-{[sen(x)]^{[2x^x-x+3]}}ln(sen(x))

e



{[sen(x)]^{[2x^x-x+3]}}{[2x^x]-x+3}cotg(x)+ln[sen(x)][2x^x(ln(x)+1)-1]}

Alguém poderia me ajudar? Mto Obrigada ;)
anner
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Re: [Derivada - Regra de Cadeia]

Mensagempor e8group » Sex Jul 04, 2014 01:17

Como derivar expressões da forma f(x)^{g(x)} ?

A dica é escrever f(x)^{g(x)} na base e , para tal, note que

f(x)^{g(x)} = epx(ln\left(f(x)^{g(x)}\right) \right) ( Aqui usamos que epx composta com ln dá a aplicação identidade e vice-versa ) .

Utilizando propriedades de logaritmo , segue-se que

f(x)^{g(x)} = epx(g(x) \cdot ln(f(x)) .

Observe que estamos avaliando exp(x) =e^x em g(x) \cdot ln(f(x)) .Agora é possível derivar f(x)^{g(x)} pois conhecemos a derivada de exp(x) , ln(x) e temos a regra da cadeia e produto .

Aplicando a regra da cadeia e regra do produto obterá

(f(x)^{g(x)})' = (epx(g(x) \cdot ln(f(x)) )' =epx'(g(x) \cdot ln(f(x))  \cdot (g(x) \cdot ln(f(x)) '  = \boxed{epx(g(x) \cdot ln(f(x))  \cdot  \left(g'(x) \cdot ln(f(x)) +  \frac{g(x)}{f(x)} f'(x) \right) }

Ou se preferir

\boxed{(f(x)^{g(x)})'  =f(x)^{g(x)} \left(g'(x) \cdot ln(f(x)) +  \frac{g(x)}{f(x)} f'(x) \right) }  }

Recomendo que tente fazer o exercício seguindo o mesmo raciocínio .
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TAXAS RELACIONADAS

Mensagempor Daniela[ » Sáb Jul 05, 2014 14:40

Boa Tarde!

Estou com dúvida em duas resoluções de problemas envolvendo taxas relacionadas, gostaria de um auxílio!

1- O ar está sendo bombeado para dentro de um balão esférico á taxa de 4,5 polegadas cúbicas por minuto. Ache a taxa de variação do raio quando este é de 2 polegadas. Lembrando que o volume da esfera é dado por V= 4pir³/3.


2- Uma pedra cai livremente em um lago parado. Ondas circulares se espalham e o raio da região afetada aumenta a uma taxa de 16cm/s. Qual a taxa de variação da área em relação ao tempo, quando o raio da região for de 4cm? (A=pir²)


NO AGUARDO!
OBRIGADA
Daniela[
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?