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Limites

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Mensagempor cortesfsa » Sex Dez 18, 2009 22:30

Dúvida: usando a definição de limites, se formos demonstrar que \lim_{x\to 1}(3x+2)=5, podemos proceder da seguinte forma:

Devemos mostrar que
\forall \varepsilon > 0,\exists \delta > 0\mid 0< |x-1|<\delta \Longrightarrow |(3x+2)-5|<\varepsilon
Nota-se que
|(3x+2)-5|<\varepsilon \Leftrightarrow |x-1|<\frac{\varepsilon }{3}
Assim, se escolhermos \delta =\frac{\varepsilon }{3}, teremos
\forall \varepsilon > 0,\exists \delta=\frac{\varepsilon }{3} > 0\mid 0< |x-1|<\delta \Longrightarrow |(3x+2)-5|<\varepsilon
De fato, se
0<|x-1|< \delta=\frac{\varepsilon }{3}\Rightarrow 3|x-1|<\varepsilon \Rightarrow |(3x+2)-5|<\varepsilon

Agora, como faço para demonstrar, usando a definição, que \lim_{x\to 1}(3x+2)=6 é falso?
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Re: Limites

Mensagempor Molina » Sáb Dez 19, 2009 15:15

Boa tarde.

Note que suponde que o resultado desse limite seja 6 você não conseguirá chegar que |x-1|<k \varepsilon. Com isso não conseguirá escolher um \delta e dar continuidade a demonstração.

Acredito que esse critério já é suficiente para mostrar que o limite não é 6.

Abraços, :y:
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Re: Limites

Mensagempor cortesfsa » Sáb Dez 19, 2009 19:22

Olá molina,
Ainda não me dei por satisfeito :-D

E se eu proseguir da seguinte forma:
\[\LARGE\\ |(3x+2)-6|<\varepsilon \\ |3x-4|<\varepsilon \\ -\varepsilon <3x-4<\varepsilon  \\ \frac{4-\varepsilon }{3}<x<\frac{4+\varepsilon }{3} \\ \frac{1-\varepsilon }{3}<x-1<\frac{1+\varepsilon }{3}\]
Isso significa que se \delta estiver dentro desse intervalo a condição estará satisfeita? Eu sei que, pelo conceito de limite isso é absurdo, mas eu só estou tentando entender a definição.

Outra dúvida: como chegar em |x-1|<k\varepsilon demonstrando \lim_{x\to 1}x^2=1?


Agradeço a atenção :y:
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Re: Limites

Mensagempor Molina » Sáb Dez 19, 2009 19:54

cortesfsa escreveu:Outra dúvida: como chegar em |x-1|<k\varepsilon demonstrando \lim_{x\to 1}x^2=1?


Vamos lá:

|x^2-1|<\varepsilon \Leftrightarrow |(x-1)(x+1)|<\varepsilon

Mas, |x-1|<|(x-1)(x+1)|<\varepsilon \Rightarrow |x-1|<\varepsilon

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?